SkyscraperCity Forum banner

Lula diz que Amazônia não pode ser santuário da humanidade

1371 Views 10 Replies 6 Participants Last post by  BR 364
Lula diz que Amazônia não pode ser santuário da humanidade
Agência EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje sua tese de que a vasta porção brasileira da Amazônia não pode escapar do "progresso", pois seus habitantes também querem ter carros, estradas e ferrovias.

"Não podemos pensar na Amazônia como se fosse um santuário da humanidade", disse Lula em discurso em Manaus.

O presidente rejeitou categoricamente o que qualificou como uma intromissão internacional sobre o destino dessa região.

"Você chega em qualquer lugar do mundo, o cidadão não sabe nem onde fica o Brasil, mas está dando palpite sobre a Amazônia", disse o presidente.

Lula lançou em Manaus um pacote de investimentos sociais e de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ele acrescentou que é necessário afirmar dentro e fora do Brasil a necessidade de cuidar de forma responsável das águas e selvas, mas disse que "é necessário lembrar que nessa região vivem pessoas que querem ter direito à água, aos carros, às estradas e às ferrovias".

Também criticou os "países carecas que não têm mais uma árvore plantada porque desmataram tudo" e agora pedem ao Brasil que deixe intacta a Amazônia.

"Quando quisermos conselhos a gente pede", disse Lula ao afirmar que o país sabe andar com suas próprias pernas e não precisa de que lhe digam o que tem que fazer.
Shopping
See less See more
1 - 11 of 11 Posts
Bom, não sou muito fã do Lula, mas devo reconhecer que o que ele disse resume o meu pensamento. Parece que ele já entendeu que a Amazônia também faz parte do Brasil. Pelo menos o discurso dele demonstra isso. Agora vamos ver como será na prática.
^^ Verdade...
Tbm pq duvido que o governo(seja ele ql for) vai abrir mão da industrialização de Manaus, Belem, RO e outras cidades, do potencial hidreletrico(e energetico em geral) da região, das reservas minerais, do grande potencial agropecuario e da agroindustria, das areas com pentencial pro comercio e zonas francas... entre outras... a perda seria enorme para o país...

Me parece tbm, que pelo menos isso deixaram bem claro pro Lula falar em seus discursos(mesmo pq ,não me parecem palavras da cabeça do presidente, pra ser bem sincero!)

Agora so faltam os investimentos e cuidados da forma mais racional e sustentavel possivel da região...
See less See more
Realmente faz sentido o seu pensamento, Br. Mas podemos hoje conciliar esses desenvolvimento desmatando o mínimo possível!!!
Só não desmatem nada, pelo amor de Deus ! Mas, por favor, construam logo os Metrôs e VLT'S nas cidades de Manaus, Belém, Porto Velho e Macapá, para que o povo ande menos de carro, que a cidade tenha menos ônibus e assim todo mundo vai poluir menos.
^^
:lol:
Vc é pior do que eu, quando o assunto é preservação!!!
Realmente faz sentido o seu pensamento, Br. Mas podemos hoje conciliar esses desenvolvimento desmatando o mínimo possível!!!
Sem a menor sombra de dúvida. :)

Só não desmatem nada, pelo amor de Deus ! Mas, por favor, construam logo os Metrôs e VLT'S nas cidades de Manaus, Belém, Porto Velho e Macapá, para que o povo ande menos de carro, que a cidade tenha menos ônibus e assim todo mundo vai poluir menos.
"Nada" é meio complicado. Mas "o mínimo possível", como o Alexandre disse, eu acredito que seja razoável e torço pra que assim seja. Em se tratando de Rondônia, se for seguido o Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico eu me dou por satisfeito.

Os Metrôs e VLT's nas nossas capitais seria algo fantástico. Mas considerando que outras metrópoles bem maiores e mais ricas que as nossas capitais ainda não conseguiram fazer isso, acredito que isso ainda demore um bocado. :(
See less See more
Quem falou em desmatar homi??
Desenvolvimento Sustentavel sempre ;)

O resto do mundo e do país tbm poderia dar uma forcinha tbm neh :D

Só as capitais do norte não fazem mt diferença qnto a isso...

Mas, eu dou todo o meu apoio, pros VLT's, Metrôs, Aeromoveis, Monotrilhos... seja oq for :cheers:
See less See more
Sem a menor sombra de dúvida. :)

"Nada" é meio complicado. Mas "o mínimo possível", como o Alexandre disse, eu acredito que seja razoável e torço pra que assim seja. Em se tratando de Rondônia, se for seguido o Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico eu me dou por satisfeito.

Os Metrôs e VLT's nas nossas capitais seria algo fantástico. Mas considerando que outras metrópoles bem maiores e mais ricas que as nossas capitais ainda não conseguiram fazer isso, acredito que isso ainda demore um bocado. :(
Manaus e Belém não tem por falta de força política ( tenho dúvidas entre vontade e robalheira), Porto Velho e Macapá devem pegar carona na questão de ter transportes públicos não poluentes por estarem em regiões extremaentes ecológicas.
See less See more
^^ Acredito que uma mudança significativa será observada quando os centros urbanos mais relevantes do Brasil passarem a adotar formas inteligentes de transporte em massa

Quem seriam esses centros urbanos de relevância: as capitais e cidades de interior que necessitam de transporte coletivo urbano
See less See more
Manaus e Belém não tem por falta de força política ( tenho dúvidas entre vontade e robalheira), Porto Velho e Macapá devem pegar carona na questão de ter transportes públicos não poluentes por estarem em regiões extremaentes ecológicas.
Não existe essa de região ecológica. Todas as regiões do país e do mundo tem responsabilidades ambientais e não podem simplesmente se esquivar dessas responsabilidades, jogando-as em cima das costas do Norte do Brasil. A Amazônia não tem obrigação nenhuma de carregar o planeta nas costas sozinha.
Aliás, eu não entendo isso, a região mais preservada do planeta é justamente a mais cobrada em relação ao meio-ambiente, quando deveria ser o contrário. :dunno:
See less See more
1 - 11 of 11 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.