SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 173 Posts

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Olá, pessoal! :hi:

É com grande satisfação que eu fiz esse trabalho. O Méier é um bairro muito especial para mim, pois trabalhei de 1988 a 1997; além disso, fiz meu curso de inglês no bairro. Como o bairro não é minúsculo decidi fazer como eu sempre faço, ou seja, vou fotografando através da “espinha dorsal” (via principal do bairro, no caso Rua Dias da Cruz). Como todo bairro que tem via férrea, fotografei também do outro lado onde fica o Jardim do Méier.

JARDIM DO MÉIER E CERCANIAS​

01 – Tenho um carinho todo especial pelo Méier, pois há coisas que não se consegue explicar. Achei o bairro um pouco mal cuidado em relação aquele Méier que deixei em 1997. Vou iniciar fotografando o “lado norte do Méier”.

02 – Hospital Municipal Salgado Filho

03 - Idem

04 – Ao lado do Salgado Filho está localizado o Jardim do Méier.

05

06 – Este coreto é bem tradicional.

07

08

09

10

11 – O Fórum do bairro.

12

13 – Corpo de Bombeiros do bairro.

14 – Ao fundo a Igreja Coração de Maria, a mais tradicional.

15 – Aliás, a igreja está precisando de um UP.

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28 – Podem acreditar, mas trabalhei nessa agência do Bradesco. :D

29 – Em frente a agência, a delegacia policial

30

31

32

33 – Um pequeno Terminal Rodoviário Urbano.

34

35

36

RUA DIAS DA CRUZ E CERCANIAS​

37 – Essa parte do bairro é mais valorizada do que a outra. A Rua Dias da Cruz é a “espinha dorsal”.

38

39

40 – O bairro é bem servido de todos os serviços necessários, ou seja, o Méier é um bairro independente.

41

42

43 – O Sport Club Mackenzie está simplesmente “largado”... Uma pena. :eek:hno:

44

45 – Uma rua transversal

46

47

48 – Residencial Novittá

49

50

51

52

53 – Essa Casa do Bacalhau é famosa no bairro.

54

55

56

57

58

59

60

61

62 – Ao fundo as “torres gêmeas” do bairro...rs

63 – Shopping do Méier (1963)

64

65

66

67 – Uma vila de casas em plena Dias da Cruz.

68

69

70

71 – Galeria...

72

73

74 – Rua Hermengarda...

75

76

77

78

79

80

81 – Chegamos a Estação ferroviária do Méier.

82

Espero que tenham curtido.

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Bom o bairro, mas fiquei com a impressão de que carece um pouco de novos empreendimentos. Talvez o bairro já não dispõe mais de muitos terrenos destinados a isso. Correto?.
O bairro até tem novos investimentos, mas como o espaço é reduzido fica dificil. :eek:kay:

E achei a igreja muito bonita. Lastimável apenas o vandalismo praticado contra ela.
Nem me fale em vandalismo no Rio... :eek:hno:

·
Registered
1,319 Posts
Grande Emanuel, qdo vc fizer essas incurssões por aqui me avise que talvez façamos juntos!

Eu estou desde q entrei aqui para fazer um thread do Méier e nunca fiz. Aqui no trabalho não consigo ver as fotos mas assim q chegar em casa farei.

Eu sou suspeito para falar desse bairro, pois representa mto para mim tb. Infelizmente o morador do Méier hj sofre na Dias da Cruz, mas o bairro em si é ótimo. Independente, forte, vibrante. Uma jóia da zona norte. Praticamente não existe mais onde construir no Méier. Existe um único terreno na Dias da Cruz ( esquina com Maranhão ou Fábio da Luz, não me recordo agora) que tem potencial construtivo. No mais ou retrofit ou colocam abaixo e fazem outro. Ano passado inauguraram um novo empreendimento na Dias da Cruz, no penúltimo terreno vazio e que foi mostrado no fórum dos projetos. Para a região do baixo Méier, na Silva Rabelo, estão construindo um comercial, ali tem outros tb, mas nada mto novo não, creio q a maioria deva ser dos anos 90.

O bairro tem várias opções de restaurantes, bares, conta com 4 grandes padarias, um pequeno shopping - q dizem ser o 1º da américa latina e tb dizem q americanos compraram para construir mais 4 ou 5 andares e aumentá-lo, 1 clube social forte, comércio de rua forte, bancos e tudo q um grande bairro precisa.

Enfim, adoro o Méier. Perceberam, né?

Parabéns pela escolha do bairro Emanuel, mais tarde comento as fotos e me comprometo a mostrar a parte do bairro que vc não mostrou. hehehehe

·
Nascido na Guanabara
4,736 Posts
Passei mais de 30 anos da minha vida frequentando o Méier. É um bairro muito bom.
Gostei do detalhe do "corretor do zoo" na foto 19, na calçada da Casa do Bacalhau. Cena típica da ZN carioca.

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Grande Emanuel, qdo vc fizer essas incurssões por aqui me avise que talvez façamos juntos!

Eu estou desde q entrei aqui para fazer um thread do Méier e nunca fiz. Aqui no trabalho não consigo ver as fotos mas assim q chegar em casa farei.

Eu sou suspeito para falar desse bairro, pois representa mto para mim tb. Infelizmente o morador do Méier hj sofre na Dias da Cruz, mas o bairro em si é ótimo. Independente, forte, vibrante. Uma jóia da zona norte. Praticamente não existe mais onde construir no Méier. Existe um único terreno na Dias da Cruz ( esquina com Maranhão ou Fábio da Luz, não me recordo agora) que tem potencial construtivo. No mais ou retrofit ou colocam abaixo e fazem outro. Ano passado inauguraram um novo empreendimento na Dias da Cruz, no penúltimo terreno vazio e que foi mostrado no fórum dos projetos. Para a região do baixo Méier, na Silva Rabelo, estão construindo um comercial, ali tem outros tb, mas nada mto novo não, creio q a maioria deva ser dos anos 90.

O bairro tem várias opções de restaurantes, bares, conta com 4 grandes padarias, um pequeno shopping - q dizem ser o 1º da américa latina e tb dizem q americanos compraram para construir mais 4 ou 5 andares e aumentá-lo, 1 clube social forte, comércio de rua forte, bancos e tudo q um grande bairro precisa.

Enfim, adoro o Méier. Perceberam, né?

Parabéns pela escolha do bairro Emanuel, mais tarde comento as fotos e me comprometo a mostrar a parte do bairro que vc não mostrou. hehehehe

Ottaviano, eu sabia que vc morava perto do Engenhão, mas não sabia que era no Méier. Aliás, estou desde o ano passado para registrar o bairro e nada. Esse ano tomei vergonha na cara, joguei a preguiça de lado eu fui conferir de perto...hehehe

Eu tbm adoro o Méier, sempre gostei. Mas, percebi que o bairro do outro lado está um pouco "largado" sabia? Especialmente na Rua Santa Fé e cercanias.

Bom, da próxima vez vamos fazer um thread juntos por ai perto. Que tal Cachambi????

Abração irmão,

:cheers:

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Passei mais de 30 anos da minha vida frequentando o Méier. É um bairro muito bom.
Gostei do detalhe do "corretor do zoo" na foto 19, na calçada da Casa do Bacalhau. Cena típica da ZN carioca.
Hum, mais um ex-frequentador do bairro...rs

Penso que na Zona Norte o Méier é um dos melhores, e, também, o Norte Shopping fica mais ou menos perto no Cachambi.

Abração Weber,

·
Registered
33,710 Posts
Muito bom ver a ZN por aqui, o Méier é completo, tem comércio diversificado e ruas residenciais bem tranquilas, é um ótimo bairro. Excelente thread, Emanuel, valeu por compartilhar com a gente. :cheers:

PS: Espero que esse seja o primeiro de uma série da ZN. :colgate:

·
Nascido na Guanabara
4,736 Posts
Hum, mais um ex-frequentador do bairro...rs

Penso que na Zona Norte o Méier é um dos melhores, e, também, o Norte Shopping fica mais ou menos perto no Cachambi.

Abração Weber,

Assíduo frequentador, Emanuel. :lol:

Voltei no tempo com as suas fotos. Destaque para a 41 (Hermengarda com Jacinto), onde cursei francês por muitos anos na AF. Tenho saudades daquela casa. Hoje há um prédio lá.

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Muito bom ver a ZN por aqui, o Méier é completo, tem comércio diversificado e ruas residenciais bem tranquilas, é um ótimo bairro. Excelente thread, Emanuel, valeu por compartilhar com a gente. :cheers:
Obrigado por comentar. O Méier é isso ai mesmo...hehehe

PS: Espero que esse seja o primeiro de uma série da ZN. :colgate:
Hoje eu estava em dúvida em fazer um thread do Méier, Madureira e Praça Seca. Optei pelo Méier porque tinha muito mais a mostrar do que os outros. Mas, quem sabe a Zona Norte não apareça mais aqui...rss

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Assíduo frequentador, Emanuel. :lol:

Voltei no tempo com as suas fotos. Destaque para a 41 (Hermengarda com Jacinto), onde cursei francês por muitos anos na AF. Tenho saudades daquela casa. Hoje há um prédio lá.

Assíduo? :eek: :lol:

Eu trabalhei no Bradesco Jardim do Méier e estudei no IBEU. Por isso, tenho um carinho especial pelo bairro. Tenho muitas saudades daquele tempo também :yes:

·
Digital Impressions
6,598 Posts
E achei a igreja muito bonita. Lastimável apenas o vandalismo praticado contra ela.

SOBRE PICHAÇÕES

Bom vc ter tocado nesse assunto.

Devia haver uma campanha contra pichadores, deviam mostrar nas novelas algum personagem que se dá mal e o que o povo realmente pensa de pessoas que praticam esse crime. Uma camapanha como existe contra o fumo. Não existe nada mais absurdo do que um cidadão destruir a própria cidade. Onde está a Gobo e o potencial de informação dela nessa hora ???

Dito isto, parece que a população do Rio se acostumou a ver tantos "rabiscos" nas paredes que muitos nem percebem que estão alí, ou simplesmente não dão bola.
Como turista, sempre viajo com amigos Americanos ao Brasil e gostaria de ressaltar que as favelas não incomodam à eles (na verdade acham até interessante), mas o descaso ao patrimônio público através de pichações deixa todo mundo intrigado, para não dizer embasbacado.
É realmente vergonhoso. Pichadores deveriam ter punições severas e honestamente acredito que pessoas que praticam esse tipo de crime têem tendências a praticar outros ainda mais sérios no futuro.

Agora.... nada justifica no meu ponto de vista que uma vez pichado que se deixe assim para sempre com a desculpa de que irão fazer de novo. Não é possível que uma igreja não possa arrecadar fundos ou pedir algum tipo de ajuda para comprar um removedor ou o auxílio de algum reparador, restaurador ou o que for e dar um jeito na situação.

A verdade é que se começa com a pichação, mas o descaso público dos donos do imóvel, da prefeitura, do governo, da mídia e da população também é revoltante.

O Rio teria uma aparência muito melhor se isso pudesse ser resolvido.

Em tempo... Obrigado e parabéns ao forista Emanual pelo novo Thread e a possibilidade que tive de ver esse bairro do Rio que pra mim era totalmente desconhecido.

·
Registered
1,319 Posts
Ottaviano, eu sabia que vc morava perto do Engenhão, mas não sabia que era no Méier. Aliás, estou desde o ano passado para registrar o bairro e nada. Esse ano tomei vergonha na cara, joguei a preguiça de lado eu fui conferir de perto...hehehe

Eu tbm adoro o Méier, sempre gostei. Mas, percebi que o bairro do outro lado está um pouco "largado" sabia? Especialmente na Rua Santa Fé e cercanias.

Bom, da próxima vez vamos fazer um thread juntos por ai perto. Que tal Cachambi????

Abração irmão,

Ah tá, maneiro! Pelo menos vc fez e eu não. hahahahahaha

O outro lado tem impressão mesmo de largado. Embora ali tenha começado o bairro e tenha o fórum - novíssimo por sinal, BPM e Corpo de bombeiros, está mto abaixo do lado da Dias da Cruz. E olha q ali tb tem um bom comércio de rua. Lembra qdo as Lojas Americanas eram daquele lado? Há tempos ela foi para o Shopping do Méier e agora tem outra lá na Dias pros lados do Engenho de Dentro. Mesmo assim, quem vem do Caxambi e pega a Atristides Caire por exemplo tem uma boa referência da boa época daquele lado de lá. Eu acho o conjunto de prédios da rua bem legal e o Colégio Imaculado Coração de Maria é uma bela construção. Por ali tem várias ruazinhas legais, com bons condomínios e boas casas. E isso vai até o Cachambi, que tb guarda bons lugares.

O dia que quiser voltar ao bairro me avisa q a gente faz algo novo ( de preferência fds). Tem o Cachambi tb, algumas ruas internas do Méier, a parte da Praça Amanbaí. Mto lugar legal para o pessoal conhecer.

abs

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #19 ·
SOBRE PICHAÇÕES

Bom vc ter tocado nesse assunto.

Devia haver uma campanha contra pichadores, deviam mostrar nas novelas algum personagem que se dá mal e o que o povo realmente pensa de pessoas que praticam esse crime. Uma camapanha como existe contra o fumo. Não existe nada mais absurdo do que um cidadão destruir a própria cidade. Onde está a Gobo e o potencial de informação dela nessa hora ???

Dito isto, parece que a população do Rio se acostumou a ver tantos "rabiscos" nas paredes que muitos nem percebem que estão alí, ou simplesmente não dão bola.
Como turista, sempre viajo com amigos Americanos ao Brasil e gostaria de ressaltar que as favelas não incomodam à eles (na verdade acham até interessante), mas o descaso ao patrimônio público através de pichações deixa todo mundo intrigado, para não dizer embasbacado.
É realmente vergonhoso. Pichadores deveriam ter punições severas e honestamente acredito que pessoas que praticam esse tipo de crime têem tendências a praticar outros ainda mais sérios no futuro.

Agora.... nada justifica no meu ponto de vista que uma vez pichado que se deixe assim para sempre com a desculpa de que irão fazer de novo. Não é possível que uma igreja não possa arrecadar fundos ou pedir algum tipo de ajuda para comprar um removedor ou o auxílio de algum reparador, restaurador ou o que for e dar um jeito na situação.

A verdade é que se começa com a pichação, mas o descaso público dos donos do imóvel, da prefeitura, do governo, da mídia e da população também é revoltante.

O Rio teria uma aparência muito melhor se isso pudesse ser resolvido.
Penso que o problema de pixação é algo non-sense. Há uns 7 anos atrás vi em IPANEMA dois rapazes de bike passeando pelas cercanias da Pça Gal. Osório, quando de repente, pararam, olharam para os lados, sacaram o spray e picharam rapidamente um prédio de mármore branco. Fiquei surpreso e indignado, pois os rapazes não aparentavam ser de baixa-renda, muito pelo contrário. Quando eles me viram, evandiram do local. :devil:

Como conter isso? Colocando pessoas 24h para tomar conta? comofas? :bash:

Em tempo... Obrigado e parabéns ao forista Emanual pelo novo Thread e a possibilidade que tive de ver esse bairro do Rio que pra mim era totalmente desconhecido.
Obrigado por comentar o meu novo trabalhinho. :eek:kay:
Aos poucos eu, o Osmar e outros foristas iremos dissecando toda a cidade para que o povo veja as belezas e mazelas do Rio...rs

·
Rio de Janeiro
31,579 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Ah tá, maneiro! Pelo menos vc fez e eu não. hahahahahaha

O outro lado tem impressão mesmo de largado. Embora ali tenha começado o bairro e tenha o fórum - novíssimo por sinal, BPM e Corpo de bombeiros, está mto abaixo do lado da Dias da Cruz. E olha q ali tb tem um bom comércio de rua. Lembra qdo as Lojas Americanas eram daquele lado? Há tempos ela foi para o Shopping do Méier e agora tem outra lá na Dias pros lados do Engenho de Dentro. Mesmo assim, quem vem do Caxambi e pega a Atristides Caire por exemplo tem uma boa referência da boa época daquele lado de lá. Eu acho o conjunto de prédios da rua bem legal e o Colégio Imaculado Coração de Maria é uma bela construção. Por ali tem várias ruazinhas legais, com bons condomínios e boas casas. E isso vai até o Cachambi, que tb guarda bons lugares.

O dia que quiser voltar ao bairro me avisa q a gente faz algo novo ( de preferência fds). Tem o Cachambi tb, algumas ruas internas do Méier, a parte da Praça Amanbaí. Mto lugar legal para o pessoal conhecer.

abs

Ottaviano, eu conheço o Méier mas não TODO O BAIRRO (rs...). Assim sendo, creio que você como morador saberá indicar as ruas melhores para serem fotografadas, podemos fazer isso juntos, que tal? :cheers:

^^ Outra coisa, o que houve com o nosso querido Sport Club Mackenzie? Faliu???

1 - 20 of 173 Posts