SkyscraperCity banner

1 - 20 of 486 Posts

·
Registered
52,552 Posts

Mértola é uma vila portuguesa do distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 3100 habitantes.

A vila encontra-se situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana, imediatamente a montante da confluência da ribeira de Oeiras.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1279,40 km² de área e 8712 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Beja e de Serpa, a leste pela Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e por Castro Verde.

Esta pequena vila Alentejana, cujo nome actual esta próximo do nome que os Mouros lhe deram após a conquista no séc. VIII, foi, segundo a lenda, fundada por mercadores fugidos de Tyro na antiga Fenicia com o nome de Myrtilis e de facto o nome soa a um nome de origem semítica, quando os Romanos chegaram a estas bandas atribuíram-lhe o nome de Myrtilis Julia e assim ficou ate a chegada dos Mouros que terão construído o castelo sobre as antigas muralhas e ruínas da cidade, hoje é uma pacata vila com um património arquitectónico riquíssimo que vai desde a ocupação na remota antiguidade ate aos dias de hoje, entre os monumentos salientam-se o castelo e as muralhas em redor dele onde tem sido postas a descoberto ruínas da antiga Myrtilis, a igreja matriz, outro monumento importante é a antiga mesquita, actual matriz, alterada no séc. XVI mas que ainda mantém o mirabh virado para Meca e uma porta Islâmica original alem de alguns capiteis visigóticos e islâmicos.

Ortofotos:

não deixavam tirar fotos dentro da igreja:eek:hno:

a alcáçova

Ibn Qasi

apertadinho!

o contraste!

:eek:

:wave: =')

tenho a agradecer a esta mertolenga pura que me acompanhou na visita

(...)

:lol:

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #3 ·
e trabalha num excelente lugar, esta vila é um paraiso para os arqueologos :yes:

·
Indiegente
4,475 Posts
Arpels said:
:uh: k havera de novo em Lagos? :sly:
Não sei bem do que se trata.. mas acho que não é nada de relevante.. a ultima vez que falei cm ele.. disse me que aquilo tava parado e k andavam a escavar em terrenos antes de começarem a construir alguma coisa..

1 - 20 of 486 Posts