SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 17 of 17 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A musicalidade regional pernambucana está em destaque no mercado nacional, principalmente no que oferta premiações que credenciam seus representantes como os destaques do ano em sua categoria. Em sua sexta edição, o Prêmio TIM de Música, que acontece hoje, no Rio de Janeiro, faz reverências à terra do frevo e do forró através de uma homenagem mais que justa.

Este ano, o Prêmio TIM faz tributo a Dominguinhos. Outros dois pernambucanos concorrem com grandes chances de trazer prêmios para casa. O cantor e compositor Josildo Sá disputa para melhor cantor nas categorias regional e voto popular. O disco é o Samba de Latada (Rob Digital), trabalho no qual apimentou o forró, ao lado do clarinete de Paulo Moura, com temperos de gafieira e ritmos de salão.

Siba Veloso, o inventor da Fuloresta do Samba, trabalho baseado sobretudo na ciranda e no maracatu rural da Zona da Mata, foi indicado em quatro categorias, para sua surpresa. Siba está no páreo com o CD Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar (Ambulante Discos). Concorre com este álbum a melhor cantor nas categorias regional e voto popular, melhor disco regional, e melhor projeto visual, destacando neste caso o trabalho do coletivo Os gêmeos e Luciana Facchini. Outro pernambucano no Prêmio TIM é o CD de frevos, cantados e instrumentais, É de perder os sapatos, realizado pela Prefeitura do Recife e lançado pela Biscoito Fino, com produção de Carlos Fernando. O CD está no páreo para melhor disco da categoria Projeto Especial. Os rivais são as produções cariocas Lanny duos (Barraventos Artes), e Sassaricando e o Rio, da Biscoito Fino.

O homenageado deste ano do Prêmio TIM, José Domingos de Moraes, antes de ser o Dominguinhos, foi o Nenê. O primeiro apelido ganhou em sua cidade natal, Garanhuns, onde nasceu em 1941 e começou a tocar quando ainda era bem menino. Apresentava-se ao lado dos irmãos, com os quais formava o grupo Os Três Pingüins. Eram figurinhas fáceis em feiras e portas de hotéis. Quando tinha 8 anos, Nenê foi ouvido pela primeira vez por seu padrinho musical: Luiz Gonzaga. Dentre as promessas de premiações, uma é certa: a de Paulinho da Viola, que na categoria Canção Popular é o compositor das três canções indicadas: Vai dizer ao vento, Bela manhã e Talismã. Será só correr pro abraço.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM, com informações do Diario de Pernambuco

·
Amável, charmoso e mortal
9,704 Posts
Música de qualidade e original!

É a cultura nordestina bombando!!!!

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Parece que ninguém daqui foi premiado, acho que ficamos como hors concours... :D

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^ O que é o melhor prêmio...

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Confira a lista completa dos vencedores do Prêmio Tim:

CATEGORIA VOTO POPULAR
Melhor cantor: Vitor Ramil

Melhor cantora: Ivete Sangalo

CATEGORIA POP/ROCK
Melhor grupo: Nação Zumbi – “Fome de tudo”
Melhor cantor: Jorge Benjor – “Recuerdos de Asunción 443”
Melhor cantora: Vanessa da Mata – “Sim”
Melhor disco: “Ao vivo no estúdio” – Arnaldo Antunes

CATEGORIA MPB
Melhor grupo: Boca Livre – “Boca Livre ao Vivo”
Melhor disco: Emílio Santiago - “De um jeito diferente”
Melhor cantor: Emílio Santiago - “De um jeito diferente”
Melhor cantora: Nana Caymmi – “Quem inventou o amor”

CATEGORIA POPULAR
Melhor dupla: Sandy & Júnior – “Acústico MTV”
Melhor disco: Fafá de Belém – “Ao vivo”
Melhor grupo: Orquestra Popular Céu na Terra – “Bonde folia”
Melhor cantor: Martinho da Vila – “Do Brasil e do mundo”
Melhor cantora: Fafá de Belém – “Ao vivo”

CATEGORIA REGIONAL
Melhor cantor: Rodrigo Maranhão – “Bordado”
Melhor cantora: Ivete Sangalo – “Ao vivo no Maracanã”
Melhor disco: “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar” – Siba
Melhor dupla: César Oliveira e Rogério Melo – “O campo”
Melhor grupo: Meninas de Sinhá (Ta caindo Fulo)

CATEGORIA SAMBA
Melhor disco: Paulinho da Viola – “Acústico MTV”
Melhor grupo: Fundo de Quintal – “O quintal do samba”
Melhor cantor: Paulinho da Viola – “Acústico MTV”
Melhor cantora: Alcione – “De tudo que eu gosto”

CATEGORIA ESPECIAL
Melhor DVD: Maria Bethânia – “Pedrinha de Aruanda” (Andrucha Waddington) e “Bethânia bem de perto” (Julio Bressane e Eduardo Escorel)
Melhor disco eletrônico: “Social” - Marcelinho da Lua
Melhor disco de língua estrangeira: “Fake standards” – Rodrigo Rodrigues
Melhor disco erudito: “Beethoven – Abertura a consagração da casa sinfonia n6” – OESP Melhor disco infantil: “Por quê?” – Rita Rameh e Luiz Waack
Melhor projeto especial: “100 anos de frevo” (vários artistas)

CATEGORIA REVELAÇÃO
Rodrigo Maranhão

CATEGORIA FULL TRACK (downloads)
Vítor e Leo – “Amigo apaixonado”

CATEGORIA INSTRUMENTAL
Melhor disco: Yamandú Costa e Dominguinhos - “Yamandú + Dominguinhos”
Melhor solista: Baden Powell – “Baden plays Vinicius”
Melhor grupo: Zimbo Trio – “Ao vivo”

CATEGORIA ARRANJADOR
Melhor arranjador: Cristóvão Bastos (“Acústico MTV” – Paulinho da Viola)

CATEGORIA CANÇÃO
Melhor canção: “Vai dizer ao vento” – Paulinho da Viola

CATEGORIA PROJETO VISUAL
Melhor artista: Siba e a Fuloresta – “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar” – Luciana Facchini e os gêmeos

Aeeeeeee. Dois maranhenses arrebentaram. Rodrigo Maranhão e Alcione. Sendo que Alcione ganhou em todas as edições do evento. Brigado Marrom e a todo esse povo festeiro de Pernambuco.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^ Eita! Teve pernambucanos também!!! :banana:

Zeca, tu sabias que outro Zeca do Maranhão, o Baleiro, "manda" aqui em Recife?

·
Registered
5,466 Posts
Não gostei duma reportagem na tv que falou que DOMINGUINHOS entrou com paletó e chapéu de CANGACEIRO.Pôxa usei chapéu de CANGACEIRO na infância e não sabia. Quando vão falar CHAPÉU DE VAQUEIRO NORDESTINO!!!!!!

·
4,445 Posts
Alfenim

^^ Eita! Teve pernambucanos também!!! :banana:

Zeca, tu sabias que outro Zeca do Maranhão, o Baleiro, "manda" aqui em Recife?

Eu sei que ele é bastante querido pelo Brasil afora, mas não tenho a idéia exata de como é o sucesso dele em cada estado. No caso de Alcione no prêmio Tim foi do Pernambuco e do Rio de Janeiro que sairam a maioria dos votos para ela. Não sei se pq o povo daí já gosta dela mesmo, afinal o segundo maior fã clube dela no Brasil é o de Pernambuco, ou se é pq ela gravou nesse último cd a Música Maria da Penha em homenagem aquela pernambucana que era maltratada pelo marido e que deu origem a lei Maria da Penha.
De qualquer maneira ela tb tem um grande carinho pelo estado e está lutando para convencer a gravadora Indie Record a deixá-la gravar um cd só com frevo, que foi pedido do pai dela antes de morrer. Infelizmente a gravadora está relutando achando que é arriscado alegando se tratar de um disco regional, como se o frevo não tivesse a importância nacional que tem. Eu tenho certeza que se ela conseguir lançar esse disco, vai ser sucesso no Brasil inteiro. Tá tudo prontinho, faltando só entrar em estúdio. Eu tô aqui na torcida, aguardando ansiosamente que esse impasse se resolva.

·
Viva o Frevo
30,387 Posts
Alcione poderia gravar um cd de frevo. Tem uns frevos mais lentinhos que ficariam legais na voz dela.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Eu sei que ele é bastante querido pelo Brasil afora, mas não tenho a idéia exata de como é o sucesso dele em cada estado...
Aqui ele é figurinha carimbada em todos os carnavais. Os shows de Zeca Baleiro são sempre dos mais concorridos, eu mesmo saio "catando" aonde será o próximo e sempre chego cedo para ficar perto do palco... :cheers: O cara é demais mesmo, para mim é a VOZ BRASILEIRA atual.

·
4,445 Posts
Alfenim

Aqui ele é figurinha carimbada em todos os carnavais. Os shows de Zeca Baleiro são sempre dos mais concorridos, eu mesmo saio "catando" aonde será o próximo e sempre chego cedo para ficar perto do palco... :cheers: O cara é demais mesmo, para mim é a VOZ BRASILEIRA atual.

Bacana isso que vc falou. Pouca gente acreditava nele. Fomos criados na rua 1 no bairro do Sao Francisco em SL. Ele cantava nos barzinhos (músicas dos outros) pois quando ele ia cantar as músicas dele, a gente achava todas elas estranhas. Ninguém naquela época achava que ele ia fazer sucesso com aquelas músicas estranhas. Tu não podes imaginar a minha surpresa ao ver Gal Costa lançando ele naquele especial. Eu olhei assim e perguntei pra meu irmão: é o Zeca Baleiro mesmo, o filho do seu Tonico? Aí todo mundo lá em casa correu pra frente da tv, ninguém parecia acreditar. Foi muito engraçado. Hoje em dia eu fico vendo a comunidade dele no orkut tem gente de todo o Brasil e todos apaixonados por ele, até o povo do PI que tem uma certa rixa com os artistas maranhenses. Mas eu nao vejo o Zeca pessoalmente ha mais de 20 anos. A última vez que o vi foi num lual na praia do Calhau quando estavam reunidos vários artistas da terra, atores e músicos.

Bom demais.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^ Antes dele fazer esse sucesso todo, morou em Recife pois temos uma cena musical bem aberta para novos talentos. Não sei se ele demorou muito por aqui, só sei que tanto ele gosta de Recife como os recifenses são fascinados por ele.

1 - 17 of 17 Posts
Status
Not open for further replies.