SkyscraperCity Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Registered
Joined
·
18,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O arquiteto Domingos Brito desenhou, por encomenda da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) - localizada no porto de Itaqui, em São Luís - dois edifícios.

O primeiro deles destina-se à sede administrativa da companhia; o outro é a entrada do setor portuário, e abriga, entre diversos espaços, salas para a Polícia Federal, Secretaria da Receita Federal, alfândega, órgão de vigilância sanitária e agência bancária.

O volume retangular da sede administrativa da Emap está dividido em dois pavimentos e um posto de observação. A ligação entre os andares ocorre pelo vazio central, que tem cobertura de vidro laminado transparente e estrutura metálica.

A entrada de funcionários fica no subsolo, destinado a serviços de apoio; o acesso principal está no térreo, onde se localizam os setores administrativos. Já o mirante, com dois andares, abriga no primeiro pavimento a sala de estar para visitantes e no segundo, a área de monitoramento e segurança do porto.

Nos ambientes internos, a delimitação de espaços é feita por divisórias de vidro piso-teto, que têm persianas de alumínio na cor natural. Todo o prédio tem fechamento em esquadrias do tipo pele de vidro, protegidas pelo balanço da laje de concreto. Uma marquise, também de concreto, projeta-se na entrada principal.

No outro edifício, que serve de acesso ao setor portuário e abriga uma série de órgãos que prestam serviços relacionados à atividade, a cobertura metálica de estrutura espacial é solta do corpo principal.

A fim de padronizar um modelo para futuras edificações no porto, o partido arquitetônico adotado em ambos é o mesmo.



 
1 - 12 of 12 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top