Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 64 Posts

·
Banned
1,705 Posts
Adorei esse prédio, sou apaixonado por neos, dependendo de como esse estilo é empregado, qualquer empreendimento fica um luxo.

·
Banned
1,705 Posts
Achei estranho a implantação do prédio, parte do setor social dos apartamentos está voltado para o sol da tarde e a outra para o nascente, incluindo cozinha e área de serviço!

·
...
44,086 Posts
^^^^^^^

kkkkk

não te estressa com Flick, é só a opinião dele!!

Em São Luís tem limite de altura Marco?

comum o projeto...

ps: acho que estarei ai em agosto :D :cheers:

·
Banned
1,705 Posts
^^^^^^^

kkkkk

não te estressa com Flick, é só a opinião dele!!

Em São Luís tem limite de altura Marco?

comum o projeto...

ps: acho que estarei ai em agosto :D :cheers:
^^^^^^Tem sim, a cidade é dividida em zonas, algumas com até 03 pavimentos como a orla, outras até 05, 10, 12, e 15 pavimentos tipo, mas pode ser incluso mais 03 pavimentos garagem, ficando assim com 18 pavimentos em algumas regiões. Já ouvi boatos que a região do araçagi, onde está sendo construido o alphaville, a prefeitura irá liberar para até 30 pavimentos. Ah se vieres, seja bem-vindo a ilha do amor!

·
...
44,086 Posts
^^

gosto do skyline de SLZ visto do centro histótico e da lagoa do Jansen! Poderia ser um pouco mais alto, mas não deixa de ser imponente :cheers:

·
Registered
18,986 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
Achei estranho a implantação do prédio, parte do setor social dos apartamentos está voltado para o sol da tarde e a outra para o nascente, incluindo cozinha e área de serviço!
De fato a posição do prédio é estranha. Mas a Mota Machado deve ter bons motivos para isso. Pensando por alto, se a torre fosse virada para o lado esquerdo (Norte) ela teria a nascente porém a vista pobre para vários fundos de prédios. Do modo como está o prédio (virado para o sul) NÃO ESTÁ VIRADO PARA O POENTE, e sim de lado para ele. A vista é melhor, no caso, da foz do Rio Anil, da Baía de São Marcos e do Centro Histórico.

Pensando assim não parece tão errado né? hehehe

·
Registered
18,986 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Ah, eu nem preciso falar que eu achei o projeto FABULOSO né? Adoro neoclássicos também! :yes:

Embora este não seja o projeto neoclássico mais bonito da cidade.

No folder diz: "O projeto arquitetônico é neoclássico, uma tendência que faz sucesso nas principais cidades do Brasil."

Se a Mota Machado está falando, quem somos nós pra duvidar que é tendência e faz sucesso né? :|

hehehe

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Ah, eu nem preciso falar que eu achei o projeto FABULOSO né? Adoro neoclássicos também! :yes:

Embora este não seja o projeto neoclássico mais bonito da cidade.

No folder diz: "O projeto arquitetônico é neoclássico, uma tendência que faz sucesso nas principais cidades do Brasil."

Se a Mota Machado está falando, quem somos nós pra duvidar que é tendência e faz sucesso né? :|

hehehe
Ah, sim o que os empresários falam é a mais pura verdade! Com certeza! Estes dias comprei maçãs de um produtor somente porque na embalagem dizia que eram as melhores. O gosto não era tão bom, mas se ele, produtor, comerciante, sabia mais do que eu, por que então duvidar? :angel:

Inocência tem limite, peloamor! :D

·
Registered
18,986 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Ah, sim o que os empresários falam é a mais pura verdade! Com certeza! Estes dias comprei maçãs de um produtor somente porque na embalagem dizia que eram as melhores. O gosto não era tão bom, mas se ele, produtor, comerciante, sabia mais do que eu, por que então duvidar?

Inocência tem limite, peloamor!
Se não fosse sucesso porque será que esse estilo se expandiu tanto no nosso país? :|

As construtoras não projetariam tantos neoclassicos assim se não tivesse uma venda fabulosa, concorda?

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Se não fosse sucesso porque será que esse estilo se expandiu tanto no nosso país? :|

As construtoras não projetariam tantos neoclassicos assim se não tivesse uma venda fabulosa, concorda?
Como resposta, vou dar um Ctrl+C, Ctrl+V em uma resposta minha ao Bent:

"[...]

Bent, como exemplo, eu. Se a cultura não fosse válida, se o estudo da história da arte e da arquitetura não fosse crucial, estaria ainda prezando pelo conceito vulgar de beleza. Este mesmo que tu citaste. Eu amava tanto os "clássicos contemporâneos", que os achava o maior expoente do luxo. Hoje a minha opinião não é mais esta. E estudei para formar esta minha nova concepção. Ela não surgiu do nada. E todo o meu conhecimento sobre o modernismo era baseado em estereótipos, injustiças e ignorâncias.

Engraçado é ver neste mesmo forum eu defendendo os neos, coisa que fiz bastante. Não dá, então, para desprezar o conhecimento enquanto relevante formador de gosto. Isto é, o gosto deriva diretamente da nossa cultura, sabemos. O que agregamos modifica o nosso gosto. Simples.

[...]

É muito complexo e difícil discutir a relevância que o gosto vulgar têm em arte e arquitetura. Admitindo que as pessoas pouco sabem sobre a história da arte e da arquitetura, e que elas formaram algo chamado MERCADO, e que este em nosso país é que dita as regras, como acadêmicos vão enxergar a arte: como sendo algo ditado pela falta de cultura já citada, ou como sendo uma ciência que desde o Renascimento é reconhecida?

Quando eu falo em falta de cultura, não cito o pobre operário, mas sim praticamente toda a população. Isto é, médicos, físicos, administradores, empregadas domésticas e donas de casa, entre outros. As pessoas hoje, devido à Revolução Industrial e à maior escolaridade, reduzem o papel do arquiteto como sendo aquele que responde em técnica de desenho as suas futilidades. Isto é, o arquiteto não projeta para as pessoas a partir de seus conhecimentos acadêmicos, mas sim projeta o que as pessoas querem. Todo o papel de pesquisa, da busca de novas soluções, tudo é negado para o arquiteto. Muitas vezes ele nem ao menos resolve a planta, mas a adéqua seguindo as vulgares normas de proporção. Ou decora as fachadas seguindo pífios estudos de caso.

O papel do arquiteto e do artista em geral é muito subestimado. Isso é o mais puro e inadmissível fato, que para mim é mais relevante que todas as outras discussões.

Como em um contexto como este, eu, acadêmico, vou defender que a arquitetura deve ser aquilo que responde ao mercado, sabendo que ela [arquitetura] é muito mais do que isto, é a expressão da vida humana em propósito e não meramente em imagem?

Rafael Moneo disse em uma entrevista a uma revista espanhola que não nos devemos nos limitar às exigências do mercado. Mas podemos tirar proveito dele, pois o mercado muitas vezes nos sugere a busca de novas alternativas e soluções compositivas.

Então devemos temer o mercado, nos mostrar superiores a ele, ou seguir seus padrões e seus modismos sem nenhum teor ideológico? Não sei. Na verdade, acho que sei... Como futuro arquiteto, vejo o mercado como expressão empreendedora e econômica do mundo. E não como formador e difusor de arte. Entre a arte e o mercado há um alto muro. Basta nós, arquitetos e futuros arquitetos, procurar buracos neste muro onde possamos enxergar e integrar visualmente mercado e arte. Fazer, talvez, como fez Artacho Jurado...

Arquitetos, por mais que pareça arrogante esta minha afirmação, entendem mais sobre arte e arquitetura do que os leigos. A população deveria confiar e valorizar mais esta profissão. Mas falamos de Brasil... Arquitetura aqui é Casa Cláudia, decoração, "frescura". "Brincar de casinha"."

1 - 20 of 64 Posts