adoraria que saísse do papel 2
Eu já penso o contrário.mto bom... tb gostei bastante do acesso... se tivéssemos mais predios assim teríamos cidades menos opressivas, com mais áreas comuns, masi verde... infelizmente quase sempre há um grande muro, um grande caixote de estacionamentos ou um hall com pé direito altíssimo invadindo a rua e oprimindo a cidade...
entendo... mas realmente temos opiniões opostas...Eu já penso o contrário.
Sou contra o urbanismo modernista, que simplesmente IGNORA o contexto, deixando os prédios destacados, individuais, únicos e independentes.
Uma cidade é composta por bairros; bairros são compostos por quadras; em quadras há prédios; em prédios temos cômodos. É tudo ligado, tudo encaixado, isto forma a universalidade do meio urbano. Prédios comuns devem estar coerentes entre si, seja ligados ou não. Devem "conversar", haver um contexto. Sou contra enormes recuos que destacam prédios comuns, típicos da arquitetura modernista que privilegia o uso de carro e não a qualidade de passeio para quem anda a pé. Isto não significa que prefiro prédios sobre a rua, porém não digo que eles, quando bem enquadrados no contexto, ficam muito melhor do que uma grade que separa a calçada de um prédio cuja fachada se encontra a muitos quilõmetros dali.
Para isto, basta ver o urbanismo das cidades européias, mais vivo, humano e principalmente: URBANO. Prefiro prédios baixos, geminados, com lojas no térreo, coladas às calçadas do que prédios afastados, com recuos ilógicos, que ignoram e separam a construção do meio urbano. Sou contra este urbanismo modernista que exclui os prédios das cidades, em que as ruas são corredores de muros e grades e não vias vivas. Um local onde é mais agradável andar de carro do que a pé já perde a minha simpatia e se torna algo sem identidade urbana.
Ps.: Falo dos prédios comuns, não de edifícios-monumentos.
Mas esta opinião nada se assemelha à citada anteriormente.entendo... mas realmente temos opiniões opostas...em Sp tem exemplos claros do q falo, prédios q se comunicam com as ruas e convidam os pedestres à um passeio por entre eles... Na avenida Paulista tem um exemplo do que falo, a praça onde fica o Spot, (próximo ao Çiragan), e mais dois prédios envidraçados que n recordo nomes... é um lugar extremamente agradável, um dos q mais gosto de SP... enfim.