Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 73 Posts

·
...
Joined
·
44,086 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
A pedidos, aqui vai minha contribuição na divulgação da capital do estado do Amapá "Macapá". :)

Macapá é um município brasileiro, capital do estado do Amapá. Localizada no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Ademais, é a única cortada pela linha do Equador.

Segundo pesquisas feitas pelo IBGE em 2007, a cidade conta com uma população de 359 020 habitantes em uma área de 6 563 km², resultando em uma densidade demográfica de 52,4 hab./km².
É a quinta cidade mais populosa do norte do Brasil, atrás apenas de Manaus, Belém, Ananindeua e Porto Velho. A cidade vem se destacando da maioria do municípios do Brasil pelo crescimento econômico e populacional bem acima das médias nacionais.


História


Macapá, capital do Amapá, fica situada na latitude 00° 02' 18.84" N e longitude 51° 03' 59.10" O. A toponímia é de origem tupi, como uma variação de "macapaba", que quer dizer lugar de muitas bacabas, uma palmeira nativa da região, a bacabeira, de nome científico 'Oenocarpus bacaba Mart.'. Antes de ter o nome de Macapá, o primeiro nome concedido oficialmente às terras da cidade foi Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, por Carlos V de Espanha, numa concessão a Francisco de Orellana, navegador espanhol que esteve na região.

A história de Macapá se prende à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia, quando estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Posteriormente, na Praça São Sebastião (atual praça Veiga Cabral), a 4 de fevereiro de 1758, era levantado o Pelourinho, na presença do Capitão General do Estado do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá. A partir de então, foram surgindo edificações, até hoje preservadas, que constituem em verdadeiro patrimônio cultural, como Fortaleza de São José do Macapá, uma das sete maravilhas brasileiras.

A antiga Intendência de Macapá, hoje em dia é o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva. A data da inauguração deste prédio foi 15 de novembro de 1895. O então Intendente era Coriolano Jucá. O edifício, em estilo neoclássico, foi usado desde o período de Vila até o extinto Território Federal do Amapá, ornado com esculturas e figuras antropomorfas que representam as artes e a indústria. As pilhas, louvres e vasos foram confeccionados na arte da faiança em Portugal em 1932. Foi restaurado para abrigar a Prefeitura de Macapá, tendo como interventor do estado do Pará o major Magalhães Barata e como prefeito também o major Eliezer Levy.


Vista da fortaleza da Igreja de São José.A Igreja de São José de Macapá é um marco histórico. Esta igreja foi iniciada em 1752, seis anos antes da criação oficial da Vila de São José de Macapá.

A igreja matriz foi inaugurada 5 de março de 1761 sendo o Padre Joaquim Pair o seu primeiro vigário. A imagem original do padroeiro São José, esculpidao em madeira, tem 35 cm de altura, sendo considerada uma das relíquias sacras mais importantes do Estado. Nas paredes os quadros do Padre Lino, retratam o talento artístico e a beleza de uma passagem bíblica. As pinturas: Do lado esquerdo de quem adentra pela entrada principal está "OS DESTERRADOS" ou fuga para o Egito; à direita está "SÃO JOSÉ CARPINTEIRO E O MENINO JESUS". Já houve um período em que a paróquia ficou sem vigário por 40 anos. Em 1904, o Padre Francisco Hiller e o Intendente Coronel Teodoro Mendes restauraram da igreja.

A primeira escola em alvenaria de Macapá foi inaugurada em 13 de setembro de 1946, que é a Escola de 1º Grau Barão do Rio Branco, criada pelo governo do Território Federal do Amapá na gestão do capitão Janary Nunes. Nesta escola também funcionou o 1º cinema de Macapá, o ex-Cine Territorial. As máquinas não foram mais usadas e tudo está no mais completo abandono. Outros prédios como o Mercado Central, o Hospital de Especialidades e a Maternidade Mãe Luzia também fazem parte de antigas construções das décadas de 40, 50 e 60.


Macapá ShoppingO Trapiche Eliezer Levy é uma homenagem ao então Prefeito Eliezer Levy que na época recebeu recursos do Interventor do Pará, Magalhães Barata, para consecução da obra. Durante muito tempo foi o ponto de chegada e saída da cidade. Inspirou poetas como Alcy Araújo, que foi chamado de "Poeta do Cais". Antes do trapiche, as embarcações aportavam na chamada Pedra do Guindaste, onde hoje está a imagem de São José. Na última reforma o trapiche recebeu uma estrutura de concreto, onde funciona um restaurante e um bondinho para transportar os freqüentadores. As embarcações aportam em outros lugares, tais como o "igarapé das mulheres" e as rampas em frente ao bairro Santa Inês próximo do centro comercial. O Trapiche Eliezer Levy, com 472 metros de comprimento, é uma das atrações turísticas da cidade.

O tempo foi passando e a pequena cidade foi ganhando cara e status de capital estadual rapidamente. Prédios com arquitetura mais moderna foram aparecendo como o Teatro das Bacabeiras, Tribunal de Contas do Estado, Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Secretarias Estaduais, Shopping Center e outros prédios construídos velozmente. Estabeleceram-se novas empresas, bancos, e o número populacional foi aumentando com grande velocidade.




Características geográficas


Área 6563 km²
População 359 020 hab. est. IBGE/2008
Metro {{{população_metro}}} hab. est. IBGE/2008
Densidade 52,4 hab./km²
Altitude 14 metros
Clima Equatorial
Fuso horário UTC-3


Indicadores


IDH 0,772 médio PNUD/2000
PIB R$ 2 825 458 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 7950,00 IBGE/2005

Imagem mista de Macapá


1 Imagem aérea de Macapá, foto Carlos Stellfeld


2 Vista de Macapá a partir do rio, foto Ntirado


3 Idem, foto Ntirado


4 Vista parcial da cidade, aos fundos o rio Amazonas, foto Thiko


5 Vista, foto Daniel Silva


6 Forte de São José, foto Denisjp


7 Forte de São José, foto Marisa Prinzio


8 Forte, foto Brenna Alves


9 Idem, foto Thiko


10 Aérea do forte, foto do Governo do Amapá


11 Marco Zero, linha imaginaria do Equador, foto Israel Holanda


12 Idem, foto Beatriz Tane


13 Marco Zero, foto Hugo Portal


14 Atual aeroporto de Macapá, foto Priestermari


15 Avião no aeroporto, foto Paulo Mc.


16 Novo aeroporto em construção, foto Elton Rodrigiues


17 Estádio Zerão, foto Marisa Prinzio


18 Feira dos índios, foto Eduardov6


19 Forum, foto Alan Kardec


20 Igreja de São José, foto Fabricio Dias


21 Idem, foto Hugo Portal


22 Imagem de São José no rio Amazonas a frente de macapá


23 Linha imaginaria do Equador, foto Amazon World


24 As proximidades do forte de São José, foto Brenna Alves


25 Nova Catedral de Macapá, foto Moacir Coutinho


26 Idem, foto Moacir Coutinho


27 Cais, foto Alan Kardec


28 Casa do artesão, foto Moacir Coutinho


29 Trapiche, foto Moacir Coutinho


30 Vista a partir do trapiche, foto AFroehlich


31 Futebol na lama, foto Hugo Portal


32 Teatro Bacabeiras, foto Daniel Silva


33 Rua Cândido Mendes, foto Hugo Portal


34 Parque do forte, foto Robson Turista


35 Idem, foto Alan Kardec


36 Praça beira rio, foto Icaromcp


37 Idem, foto Fernando Remedios


38 Museu Sacaca, foto Frackee


39 OAB - Amapá, foto Denerfoto


40 Orla de Macapá, foto Gianfranco Ciampa


41 Orla, foto Reginaldo Abreu


42 Idem, foto Brevense


43 Outra, foto Renato Ribeiro


44 Praça Araxá, foto Thiko


45 Mercado Central, foto Alan Kardeck


46 Museu Histórico, foto Denerfoto


47 Passeio as proximidades do forte, foto Gianfranco Ciampa


48 Praça da Bandeira, foto Fabricio Dias


49 Praça Floriano Peixoto, foto Russevel Crow


50 As proximidades do forte de São José, foto AFroehlich


51 A imponência do rio Amazonas, foto Raoni Maddalena


52 Idem, foto Cristiano Ferreira


53 Rio Amazonas, foto Ronaldo Alvim


54 Rio Amazonas visto do forte de São José, foto Renato Ribeiro


55 Rio Amazonas, foto Renato Ribeiro


56 Idem, foto Renilma Gomes


57 Meio do mundo, foto Capital Inicial


58 Amanhecer, foto Arcabuz


59 Marco Zero a noite, foto Alfredo Castro


60 Trapiche, foto Tckbz


61 Forte de São José, Icaromcp


62 Idem, foto Augusto Sampaio


:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
3,341 Posts
Um dos threads mais bem elaborados de Macapá, nos últimos tempos, aqui no SSC!

Parabéns Dricobel por mais esta Capital do Norte Brasileiro, ser retratada aqui!

Parabéns!! :applause:
 

·
\,,/
Joined
·
6,128 Posts
UAU.

Olha Macapá...surpreendendo com certeza.

Muito bom o Thread. belas fotos. O Orla é um atrativo a parte na cidade. :cheers:

Valeu Drico.
 

·
Registered
Joined
·
8,856 Posts
Olha, que legal, Macapá! Foi procurando imagens desta cidade que descobri a existência do SSC, pois era um dos únicos sites que mostrava fotos de qualidade. Macapá sempre me despertou curiosidade (aliás, todo o Amapá me desperta curiosidade), principalmente por esta posição sobre a Linha do Equador e pelo seu jeito de capital que "não tem jeito nenhum de capital" (sempre imaginava Macapá como uma "Belém em miniatura", bem verticalizada), se não me engano este prédio que aparece nas fotos 2 e 3 é o mais alto da cidade. Sobre o por que Macapá não tem muitos edifícios ainda não sei, lembro-me que uma forista macapaense disse aqui um dia que é por causa do solo muito úmido, mas uma conhecidade minha que morou na cidade disse que é por causa de uma lei que impede a construção de muitos prédios para facilitar a corrente de ar, visto que Macapá é bem quente.

Sobre a cidade, ela vista do alto aparenta ser organizadinha e bem arborizada, mas no nível de rua é um pouco desorganizada e "encardida" (isso se deve ás constantes chuvas), mas ela possui construções bem interessantes, como a Fortaleza e a catedral. O rio Amazoionas impressiona mesmo, ainda mais com sua maré. No mais, Macapá deve reinar mesmo sobre todo o Amapá, visto que o Estado só tem 16 municípios, se não me engano, todo bem menores que a a capital.
Valew pelas imagens, dricobel! :eek:kay:
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Belas fotos, a cidade está com uma urbanização muito boa, adorei a orla ( só não gostei daquelas bandeiras azuis nos postes) e o impontente Amazonas.
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
15,218 Posts
Ótimo thread de Macapá, Drico. Parabéns! :eek:kay:

Macapá é uma cidade difícil de achar fotos, principalmente aéreas e fotos recentes.
A Fortaleza de São José é muito bonita, assim como essa área ao redor dela e também a região da orla.
O aeroporto atual de Macapá é idêntico ao antigo aeroporto de Porto Velho. Acho que esse era o padrão da Infraero na época em que eles foram construídos. :D
Só senti falta de alguma foto do shopping de Macapá e também uma da frente do Teatro Bacabeiras. Essa que vc postou se não me engano é dos fundos do teatro.
 
  • Like
Reactions: Dalton Junior

·
Norte do Brasil
Joined
·
60,374 Posts
Pra contribuir, tem essas fotos aqui, pena que não mostra nada dos prédios da cidade...

Todas de Iranei Lopes
1. Forte


2. Expofeira


3. Marco Zero


4. Marco Zero


5. Expofeira


6. Orla


7. Forte e o Rio Amazonas
 

·
/lixa
Joined
·
3,412 Posts
Muito bom, Drico! :applause:
Valeu por mostrar a cidade irmã de Belém. Gostei muito. Pelas fotos achei muito organizada e também tem potencial pro turismo. É uma pena ser tão pouco divulgada, assim como a maioria dos estados nortistas :(

Tem muitos paraenses morando em Macapá. Só eu conheço uns 5. Aqui também tem muito amapaense, que vem principalmente para estudar. Na minha sala da universidade tinha dois.
 

·
...
Joined
·
44,086 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Ótimo thread de Macapá, Drico. Parabéns! :eek:kay:

Macapá é uma cidade difícil de achar fotos, principalmente aéreas e fotos recentes.
A Fortaleza de São José é muito bonita, assim como essa área ao redor dela e também a região da orla.
O aeroporto atual de Macapá é idêntico ao antigo aeroporto de Porto Velho. Acho que esse era o padrão da Infraero na época em que eles foram construídos. :D
Só senti falta de alguma foto do shopping de Macapá e também uma da frente do Teatro Bacabeiras. Essa que vc postou se não me engano é dos fundos do teatro.
:D

Não achei foto do shopping e sobre o teatro foi a mais legalzinha que achei, nem reparei que era os fundos do teatro, por isso achei bem simples, depois vou procurar outras fotos!


:eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
94 Posts

Belo thread, bem completo!!
Dizem que em Macapá, em cima da linha do Equador se consegue equilibrar algumas coisas, um lápis por exemplo, coisa que em outros lugares não se consegue!
Dizem que a cultura é bem parecida com a do Pará, verdade?
Parabéns pelo thread!
 

·
Registered
Joined
·
1,288 Posts
Por que existem tantos espacoes "vazios"(postes de luz e terra) ao lado do marco zero? Nem mesmo grama existe ali...alguem sabe dizer?
 

·
Banned
Joined
·
1,705 Posts
Macapá é uma cidade muito pacata e tem uma orla bem aprazível quando a maré tá cheia.Creio que a falta de edifícios seja pela pouca procura e costume da população em moar em casas e não pelo tipo de solo, pq pra isso existe tecnologia pra superar tal desafio e com relação a ventilação pode até ser, mas nem mesmo prédios baixinhos a cidade tem em quantidade razoável.
 
1 - 20 of 73 Posts
Top