SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 5 of 5 Posts

·
Paris, France.
15,991 Posts
Discussion Starter · #1 ·
19 de junho de 2008 :cheers:

A partir deste sábado (21) e até o dia 29, a cidade de Maceió se transformará na principal sede do esporte universitário do Brasil, com a realização das Olimpíadas Universitárias 2008.

O maior evento do esporte estudantil brasileiro reunirão cerca de 3,5 mil participantes de todos os estados do país e mais o Distrito Federal e a competição que abrange instituições de ensino superior públicas e privadas será disputada em oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez) em 20 instalações esportivas espalhadas pela capital alagoana. As disputas por medalhas já começam domingo (22).

A solenidade de abertura será neste sábado (21), no estacionamento de Jaraguá, a partir das 18h, com a participação do prefeito Cícero Almeida, autoridades do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e convidados especiais. Haverá desfile das delegações, juramento do atleta, execução do Hino Nacional e acendimento da pira. É a segunda vez que as Olimpíadas Universitárias serão disputadas no Nordeste. A primeira foi em 2005, na cidade de Recife.

Não só as Olimpíadas Universitárias como também as Olimpíadas Escolares fazem parte de um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro. Entre as suas principais metas está resgatar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.

Desde 2005, os antigos Jogos Universitários Brasileiros e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) foram reformulados e passaram a adotar os nomes atuais. As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Ministério do Esporte, das Organizações Globo e Prefeitura de Maceió.

·
Paris, France.
15,991 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Em Maceió, JUBs contará com 180 voluntários

(19/06/2008 16:53)

Um dos mais importantes indicadores para o sucesso de um evento é a participação de voluntários. As Olimpíadas Universitárias, que acontecem entre os dias 20 e 29, em Maceió, comprovam a máxima. Durante os 10 dias de competição, 180 voluntários contribuirão com os organizadores do evento, que contará com 3.400 participantes, de 26 estados e do Distrito Federal, representantes de 400 Instituições de Ensino Superior (IES).

Os voluntários, de sete estados brasileiros (Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) trabalharão divididos entre as áreas médica, de imprensa, secretaria, hospedagem e alimentação, técnica, cerimonial, atividades culturais, transporte e logística de materiais entre outros. A maioria dos voluntários é formada por estudantes de Educação Física e Turismo. Em comum, a busca de experiência profissional e novas amizades.

Essa importante participação dos voluntários nas Olimpíadas Universitárias vem acontecendo desde que houve a mudança no formato, em 2005, quando o evento passou a adotar um padrão inspirado no modelo olímpico. A iniciativa tornou-se um sucesso sob o comando da ex-atleta Paula Hernandez, coordenadora do Programa de Voluntários das Olimpíadas Universitárias.

"Muitas pessoas acharam que não daria certo porque o voluntário vai quando quer, que ele não tem responsabilidade. Nós provamos que é possível fazer dar certo. Que a pessoa assume um compromisso e cumpre porque está fazendo por livre e espontânea vontade, para ganhar amigos, conhecer gente, adquirir e trocar experiências", comenta Paula, que participou dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 (no vôlei). Nos Jogos Pan-americanos e Para-panamericanos Rio 2007, Paula coordenou cerca de 15 mil voluntários.

A estudante Catarina Aguiar, de 26 anos, é voluntária há quatro anos. Para ela, a atividade começou no Recife, sua cidade natal, como preparativo para o Rio 2007, e se tornou uma paixão. "Logo depois dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 me inscrevi para participar dos Jogos Pan-americanos. A primeira edição das Olimpíadas Universitárias foi em 2005, no Recife, quando fui selecionada para trabalhar. Foi fantástico! Mais do que eu esperava. O clima, as pessoas eram muito boas. Eu me apaixonei pela área de Recursos Humanos e quero ficar nela. Adoro trabalhar com esporte", revela a ex-jogadora de vôlei e futsal.

A carioca Jeniffer Oliveira dos Santos, 20 anos, e a recifense Camila Queiroz, de 24 anos, conseguiram algo além da experiência com o trabalho voluntário. Em menos de um ano foram contratadas para trabalhar no credenciamento das Olimpíadas Universitárias e nas Olimpíadas Escolares. "Elas foram muito eficientes no trabalho e como sempre trago uma equipe para a competição passei a trazê-las comigo. Os voluntários vêm buscar experiências e quem mostra talento tem chance de ser aproveitada. Levarei as duas para todos os eventos que fizer, se estiverem disponíveis", diz o coordenador de credenciamento Alexandre Nasser.

Para Camila e Jennifer o voluntariado em eventos do COB também foi decisivo na escolha das carreiras. "Quando comecei ainda estava no ensino médio. Já gostava de Educação Física e por incentivo da Paula resolvi fazer seguir a carreira para trabalhar com ela nos eventos", conta Jennifer. "Eu já fazia Educação Física, me interessava pela área de organização de eventos e administração esportiva, com o trabalho nas competições decidi que é o que quero seguir", completa Camila.

"Nós procuramos direcionar os voluntários para suas áreas específicas de atuação. Algumas delas precisam de pessoas com conhecimentos específicos em turismo, saúde, imprensa e educação física. Nosso objetivo é que eles aprendam e saiam daqui diferentes", resume Paula Hernandez.

As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).

por Final Sports

1 - 5 of 5 Posts
Status
Not open for further replies.