SkyscraperCity Forum banner

MADEIRA | Projectos de Reabilitação

49K views 303 replies 24 participants last post by  1ºBoaz 
#1 ·
A mais antiga sé Portuguesa fora do territorio nacional vai entrar em obras de restauro e conservação.

Nos próximos três anos serão investidos 2,6 milhões de euros no restauro e conservação da Sé do Funchal, monumento nacional desde 1910, informou hoje a Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), na véspera do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A obra de reparação dos telhados da Sé, orçada em 600 mil euros, vai ser adjudicada durante o Verão.

Na mesma altura será assinado um protocolo entre o governo madeirense, através da secretaria regional do Turismo e Cultura e da DRAC, com a World Monument Foud - Portugal e a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, visando o restauro e conservação de toda a cantaria da Sé.

Este projecto, que será executado em três fases, com início em 2007 e previsível conclusão em 2010, representará um investimento de dois milhões de euros e não implicará o encerramento da igreja, disse ainda João Henrique Silva, responsável da DRAC.

A intervenção inclui ainda um estudo com vista à elaboração de um caderno de encargos para o restauro do tecto mudéjar (estilo árabe), o retábulo da capela-mor e todo o acervo de pintura, escultura e talha existente no interior daquele monumento, anunciou.

A Sé do Funchal, mandada erigir por D. Manuel I, é uma construção de estilo gótico, de planta em cruz latina de três naves escalonadas e com transepto saliente, sendo considerada uma das poucas edificações que preservam a originalidade das suas composições manuelinas. Para João Henrique Silva, a "catedral é um símbolo do património edificado da Região Autónoma da Madeira pelo seu carácter monumental e memorial histórico-cultural".

Nos últimos cinco anos, foram realizados na Sé trabalhos de cobertura e rebocos entre a sacristia e a casa do Cabido, de impermeabilização dos terraços, de recolha de águas pluviais e de aplicação de um novo sistema de drenagem no subsolo para combater a humidade ascensional.



 
See less See more
4
#198 · (Edited)
nessa visita ao Porto Santo eles também visitaram a reabilitação da Baiana que no andar superior vai receber um núcleo museológico com ligação a Casa Colombo ( já andaram a comprar peças novas e a receber algumas doações ( a Tecnovia dou umas coisas bonitas) )e no R/C vai continuar a ser Restaurante

"Albuquerque inteirou-se dos trabalhos em curso na Baiana
Reabilitação do edifício de referência inclui a criação de um núcleo museológico com ligação à Casa Colombo e a preservação de achados arqueológicos de grande valor cultural.
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje, ao início da tarde, as obras de reabilitação do edifício ‘Baiana’, no centro da cidade do Porto Santo.
A obra de reabilitação salvaguarda o valor patrimonial do edifício, mantendo a área de restauração e criando um núcleo museológico, que se interliga – com passagem física – ao Museu Colombo.
Este trabalho estrutural encontra-se executado, assim como a pintura exterior do edifício.
Referir que a Casa Colombo, enquanto museu ligado à Expansão, reúne já cerca de 90 objetos, alguns de grande importância nacional e internacional.
Recordar igualmente que os achados arqueológicos, de grande valor cultural, encontrados no edifício no decurso dos trabalhos foram preservados, caso das matamorras – estruturas escavadas no solo, para armazenamento e preservação de cereais, outrora abundantes na Ilha, e que permitia a sua ocultação de piratas e corsários aquando dos assaltos à Ilha."

bastantes fotos

Facebook
 
#200 ·
mas este segue o mesmo estilo que o que o promotor está a fazer em São João e é uma evolução do que eles fizeram no Pilar é uma evolução do conceito adaptando ao terreno que tem para construir com as mesmas cores, outro promotor que segue este padrão é os do Alameda formossa , este ultimo deles o Atrium como o terreno não dava para mais o conceito não evoluio para uma coisa melhor . Depois tem gente como a Interpartium que como agarra projetos inacabados todos os projetos são diferentes em estilo . Se reparares o estilo do Savoy Insular a parte mais moderna é um vislumbre o que verás em todo o Savoy Monumentalis
 
#201 ·
Todo o projecto dá para alterar e melhorar, isso não é desculpa, mesmo esses projectos inacabados podem ser melhorados, haja vontade do promotor, visão e capacidade intelectual do arquitecto, um bom exemplo de melhoria de um projecto, é aquele que está a ser construído agora na Ribeira Brava. Podia aqui dar-te exemplos variados de prédios que eram horrorosos, contestados e odiados pela população e que com pequenas intervenções estéticas exteriores, mudaram a opinião de quem os contestava, Às vezes até uma simples pintura ou a alteração de varandas e janelas, pode mudar toda a estética de um edifício, para melhor ou para pior. Nada é impossível e tudo é possível de melhorar, é tudo uma questão de vontade e não ser limitado no pensamento.
 
#202 ·
Entendem isto como Reabilitação? acho que pode ser....

Albuquerque inaugurou Centro de Competências para a Inteligência Artificial
Presidente do Governo reiterou que a aposta nas novas tecnologias é uma prioridade, tendo em vista a diversificação e internacionalização da economia madeirense
«[A Madeira] é uma Terra que, neste momento, adota, como política prioritária, as novas tecnologias, o novo mundo digital e os novos mercados nessa área».
As palavras do Presidente do Governo Regional esta tarde na cerimónia de inauguração do Centro de Competências para a Inteligência Artificial, localizado no edifício das Sociedades de Desenvolvimento na ribeira da Boaventura, em Santa Cruz.
Trata-se de um projeto privado – DataMentors –, em cooperação com o Governo Regional para a instalação de um laboratório de excelência, de capacidade internacional, para a incubação empresarial focada nas áreas de Inteligência Artificial (IA) e simultaneamente para a captação de talentos.
Dizer que à data da inauguração, a incubadora conta já com um grande cliente, a Tracer, que efetuou um contrato de longa duração e mudou toda a sua área de IA, mas também outras áreas de tecnologia, para o novo Centro de Competências.
Paralelamente, a DataMentors conta já atualmente com cerca de 50 colaboradores especializados integrados no projeto.
O objetivo é o crescimento e a internacionalização do centro, conforme vincou Miguel Albuquerque.
«Todos nós estamos a trabalhar com o mesmo objetivo. E, obviamente, a nossa ideia é que esta empresa, este centro continue a se internacionalizar, continue a crescer, continue aqui, também, na Madeira a realizar projetos piloto», disse o líder do Executivo.
O governante agradeceu ao responsável pela DataMentors, Eliano Marques, o projeto, as competências e as capacidades agora instaladas, manifestando abertura a novos investimentos que permitam, à imagem do novo centro, a produção de produtos que possam competir no mercado global, recordando, ainda, tratar-se do setor mais relevante para a diversificação da economia regional.
«O objetivo de diversificação da economia da Madeira, através das tecnologias digitais vem garantir às novas gerações, não só estar na liderança da nova economia, como também as incorporar em empregos com boas remunerações e com futuro», explicou Miguel Albuquerque.
O investimento da DataMentors em equipamentos e contratação de colaboradores especializados ascende neste momento a cerca de 1 milhão de euros.
Acresce o investimento direto da Tracer na Região – recursos humanos e tecnológicos –, o qual deverá rondar os 17 a 18 milhões de euros/ano durante o decorrer do contrato.









Postado no Facebook do GR da Madeira.
 
#203 ·
neste caso foi só ocupado um espaço desocupado , começou com 50 trabalhadores sendo 40 Madeirenses e 10 estrangeiros com espectativas de chegar a mais 200.

A empresa falou a uns tempos com o Governo Regional com a intenção deste espaço ou governo própos e a coisa foi resolvida rapidamente , é um espaço bom tem estacionamento e vista mar , para um estrangeiro é um lugar maravilhoso para trabalhar .

Mais um espaço onde o ps não vai poder dizer que está abandonado

Bem que a ideia para ocupar um grande espaço do forum Machico poderia andar para a frente
 
#204 ·
Ontem foi inagurado em Machico um Alojamento local ( por sinal bem bonito) e uma loja de decoração do mesmo promotor num edificio reabilitado
o Alojamento Local chama-se Machim d’Arfet , para quem não é Madeirense e não sabe destas coisas existe uma lenda na Madeira que um casal inglês se apaixonou e a familia era contra o namoro então eles fugiram de barco e vieram parar a Madeira , em Machico eles se chamavam Roberto Machim e Ana d’Arfet. Esta historia seria antes da chegada dos Portugueses a Madeira , se não pensarmos nos Viking que foram os 1º a chegar cá estes seriam os 1º e seria ingleses

para quem tem curiosidade
A lenda de Machim e Ana D'Arfet - Mitologia em Português

o video da inaguração

Facebook

o FB Machim d’Arfet - House | Machico | Facebook

a loja decoração no mesmo edificio chama-se Rivieira Home

Riviera-Home | Machico | Facebook

em Machico também foi renovado o antigo Matadouro e Talho Municipal e pelo que sei andam a montra os equipamentos para abrir um restaurante

o edificio é este

em 2021 em obras

Facebook

em 2022 já renovado

Facebook

Facebook

Facebook


visita as obras para adaptação para Restaurante Tipico

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

estes vitrais coloridos nem sei não
 
#205 ·
Machico é um dos sítios mais bonitos de Portugal, na minha singela opinião. Adorei o Funchal, mas senti uma mística especial em (no?) Machico.

Curiosamente, conhecia muito bem a Lenda de Machim. Estudei-a em Língua Portuguesa no 6.º ano, creio, e chegámos a ilustrá-la em EVT. Fazia parte de um projeto de lendas das várias regiões.
 
#208 ·
Concordo. O hotel don pedro bem renovado dava ali um upgrade ainda maior a machico e aquele das ruinas falado em cima tambem. Outra coisa que reparei foi o estado de degradação e de sujidade do Pico do Facho na ultima vez que visitei. Devia de haver ali umas obras no pico e um maior controlo a nivel de lixo. Fico bastante incomodado com a falta de civismo de muitas pessoas neste país.. Jogam papeis, plastico para o chão enfim..

Acho que Machico tem um potencial muito mal aproveitado. Devia ter mais dinamica, eventos sociais. É uma cidade lindissima. Planeamento urbano bem planeado, sem bairros sociais, tudo bem encaixado. Um vale lindissimo.

 
#209 ·
Machico precisa, a meu ver de:

1- Requalificaçao estetica exterior do Dom Pedro,por dentro recuperaram qualquer coisa mas a propria unidade está quase sempre cheia por isso nao se preocupam em dar um upgrade
2- Conclusão da Requalificaçao do Forte de Sao Joao Batista, ate poderia virar um "Hotspot" para nomadas Digitais, enquadrava-se na perfeição
3- Uma requalificaçao de fundo no Pico do Facho
4- Uma promenade entre Machico e o Parque Desportivo de Agua de Pena, mais nao seja para haver a ligação pedonal mais amiga do utilizador entre Machico e o Parque Desportivo.
5- Uma definição concreta sobre a Matur, o embroglio juridico do Grupo Grao Pará arrasta-se à demasiados anos, alias a unica coisa que o Grupo Grao Pará tem nas suas demonstrações financeiras como ativo é a indeminização que reclamam junto do Estado e arrasta-se em Tribunal ha mais de 25 anos
6- Um pavilhão novo para a prática desportiva, o atual há muito que jaá nao está em condições
7- Um auditório "intremédio", abaixo do Forum Machico. 458 lugares é um numero demasiado grande para algumas das colectividades que realizam atividades, e falta algo ali mais na casa dos 150/200.

De resto, eventos nao faltam, praticamente a cada 15 dias temos um evento desportivo no concelho, e em termos de grandes obras nao precisamos de mais nada, está tudo feito.

Claro que contamos também com alguns "erros de casting", o Forum Machico foi muito mal planeado, e podia ter outra forma arquitetonica nao tao "grande", as duas salas de cinema feitas não têm qualquer utilidade, a ETAR está muito mal localizada, e por vezes o estacionamento torna-se impossivel em Machico não havendo grandes alternativas, há uma resistencia das pessoas em utilizar o parque de estacionamento do Forum Machico (que é pago).
 
#210 ·
Eu conheço um arquitecto que está a trabalhar num projeto e eu já vi para o edificio do centro comercial da Matur para um Hotel , eu também já li que parte desses terrenos da Matur pertence a um empressario que não me estou a lembrar o nome mas construia muito para os lados do Caniço e ele anuncio projetos para lá mas já passou bastante tempo e nada

A ideia da promenade ligando o parque de água de pena com Machico eu já tinha pensado nela e era muito bom era mais um atrativo para as pessoas de Machico para fazerem caminhadas sem falar que daria mais vida ao parque de água de pena , seria o que é a promenade para o Funchal e seria o que é a promenade para a Ribeira Brava ( aquela nova do Tunel) .

Outra coisa eu juntava as tuas ideias resolver o problema do Forum Machico nem que seja com aquela ideia de parte virar Lux Hotel
 
#212 ·
Eu conheço um arquitecto que está a trabalhar num projeto e eu já vi para o edificio do centro comercial da Matur para um Hotel , eu também já li que parte desses terrenos da Matur pertence a um empressario que não me estou a lembrar o nome mas construia muito para os lados do Caniço e ele anuncio projetos para lá mas já passou bastante tempo e nada

A ideia da promenade ligando o parque de água de pena com Machico eu já tinha pensado nela e era muito bom era mais um atrativo para as pessoas de Machico para fazerem caminhadas sem falar que daria mais vida ao parque de água de pena , seria o que é a promenade para o Funchal e seria o que é a promenade para a Ribeira Brava ( aquela nova do Tunel) .

Outra coisa eu juntava as tuas ideias resolver o problema do Forum Machico nem que seja com aquela ideia de parte virar Lux Hotel
Acho que os terrenos da Matur que estavam pra projeto hoteleiro nao eram os da Matur propriamente dito, mas sim os que ficam à direita de quem sobe em direção ao Santo da Serra antes de chegarmos ao miradouro. O projeto do hotel é mesmo para andar ou é so algo por passatempo? A zona da Matur tem um potencial gigantesco, e desde que a mesma foi desativada que Machico nunca mais foi o mesmo. Se a Madeira ganhou com o aeroporto, Machico perdeu e muito!
 
#213 ·
O projecto da Matur, era bastante interessante, ambicioso e era um projecto de muitos milhões, acho que até incluía zonas de lazer e shopping center, mas o mesmo foi anunciado bem antes da pandemia e até então nunca mais se ouviu falar nisso. Imagino que devam ter desistido, eu acho uma pena terem deixado a Matur chegar a este estado e espero ainda ver ali um grande projecto de requalificação, que integrasse aquela piscina ou em hotel ou zona balnear, espaços de lazer e comercial, acho que iria ser algo muito interessante para Machico e podiam até criar ali um spot para visualização dos aviões, nos espaços de lazer, com jardins tropicais e um restaurante panorâmico, etc.
 
#215 ·
com o apetite que isto anda quem sabe se este terrenos ( Quarteirão do Castanheiro ) não avança

Quarteirão do Castanheiro - Funchal Daily Photo

os predios mais a esquerda da foto do outro lado da rua já estão a ser reabilitados era uma antiga fabrica de bordados e vai ser transformado em edificios para alguma sede dalguma Secretaria do Governo Regional , acho que nesta rua também tem um a ser reabilitado pela CMF para renda acessivel
 
#217 ·
com o apetite que isto anda quem sabe se este terrenos ( Quarteirão do Castanheiro ) não avança

Quarteirão do Castanheiro - Funchal Daily Photo

os predios mais a esquerda da foto do outro lado da rua já estão a ser reabilitados era uma antiga fabrica de bordados e vai ser transformado em edificios para alguma sede dalguma Secretaria do Governo Regional , acho que nesta rua também tem um a ser reabilitado pela CMF para renda acessivel
Seria interessante, uma superfície comercial, mas não fechada como o Madeira Shopping ou La Vir, mais no estilo do fórum Madeira, aberto, com arcos e estilo antigo, com um pátio aberto e ajardinado, ou uma praça central. Seria interessante, um espaço com acesso ao público e não uma quarteirão encerrado entre si, apenas para os seus proprietários, de apartamentos de luxo privados, como fazem em Lisboa, segregação entre os ricos e os pobres, o Socialismo do bem, muito democrático, que segrega a sua população para os ricos não apanharam lepra dos pobres.
 
#220 ·
eu já ouvi muita coisa desde Emigrantes da Africa do Sul a outros interessados o que é importante é que aquilo foi posto a venda a uns anos e alguém comprou

aquela zona é boa é São Pedro é a freguesia da Madeira com mais museus , antiquarios e gabinetes de arquitetura da Madeira
 
#223 ·

"Cada projeto tem a sua própria identidade. No caso do Savoy Residence | Insular, procurámos resgatar e reinventar o passado fabril do edifício da Companhia Insular de Moinhos, corporizando-o em diferentes conceitos de habitação contemporâneos. Este diálogo arquitetónico reflete-se no interior de cada unidade habitacional, na escolha dos materiais, nos detalhes que o conformam e estende-se à escala da cidade, culminando na revitalização de uma área do coração da capital madeirense."

"Each project has its own identity. At Savoy Residence | Insular, we sought to recover and redefine the heritage of the Companhia Insular de Moinhos building, embodying it in different contemporary housing concepts. This architectural feature is reflected in the interior of each apartment, in the choice of materials, in the details that shape it, and it also expands to the city, culminating in the revitalization of an area in the heart of the capital of Madeira."

RH+ arquitectos
Roberto Castro e Hugo Gil Jesus
 
#225 ·
5€ é ligeiramente puxado, mas para uma vez na vida, vale a pena. Depois também vai depender do acervo que expõe já que a qualidade do edificado, essa é assegurada.

 
  • Like
Reactions: Mathmos
Top