SkyscraperCity Forum banner

Maior estátua da América Latina no RN

5642 Views 14 Replies 13 Participants Last post by  tetetasco

O município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, a 111 km de Natal, pretende erguer no alto do Monte Carmelo (conhecido como Cruzeiro), a maior estátua religiosa da América Latina.

Quando pronta, a estátua atingirá 42 metros de altura e será maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura. A estátua levará a imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, e será erguida em uma base de 3 metros, com 42 metros de altura e mais 8 de resplendor, totalizando 53 metros de construção.

A licitação da obra promovido pela prefeitura de Santa Cruz já foi iniciada e deverá ser concluída até o final do mês. Os primeiros 20 metros das formas gigantes que vão moldar estátua já estão prontos e a previsão é de terminar a obra até dezembro. A obra terá um investimento de mais de R$ 4 milhões.

O monumento está em processo de moldagem desde o mês de janeiro, pelo arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba, Alexandre Azedo Lacerda.

O processo de moldagem da escultura é desenvolvido por técnica criada pelo próprio Alexandre. Inicialmente é feita uma estrutura em madeira, em seguida ela é preenchida com argila e a partir daí é aplicada uma camada de gesso sobre a argila. Depois, os moldes que darão forma a estátua em concreto armado, são separados.

O arquiteto projetou a estátua de Frei Damião em Guarabira (PB) e é filho de Armando Lacerda Marfden, escultor da estátua de Padre Cícero em Juazeiro (CE), de 27 metros de altura, inaugurada no ano de 1969.

http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL45...N+TERA+A+MAIOR+ESTATUA+DA+AMERICA+LATINA.html
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 15 of 15 Posts
Alguém já havia mostrado essa estátua antes, não? De repente vira uma atração a mais para o RN e blá blá blá... Mas particularmente eu acho que vai ficar meio esquisita...
^^ Eu tinha mostrado como projeto, agora ela aparece como notícia no globo.com :D
Acho desnecessário gastar dinheiro dessa forma, pleo menos vais e reevrter é uma fonte de renda para a cidade, menosmal.
Meu avô mora em Santa Cruz e ate hj nao havia me falado nada sobre isso, mas vai ser legal pelo menos uma coisa nova pra ver quando for visita-lo.abs.
Vi na veja que estão contruindo uma em Jaçoaba, onde será a 2ª do Brasil, onde cita uma tal hierarquia da Igreja Católica , onde ela será um metro a menos do que a do Cristo Redentor !

RN não vai respeitar a hierarquia não ?
Acho desnecessário gastar dinheiro dessa forma, pleo menos vais e reevrter é uma fonte de renda para a cidade, menosmal.
Rapaz, nós nordestinos temos que passar necessidades mesmo! Isso não me parece ser prioridade num país que tem uma massa imensa de miseráveis passando fome. Talvez, quem sabe, este seja um município diferende no nordeste.
Isso tá parecendo até aquela coisa da Megalomania!

Valeu!

------------------------
FSA, a Cidade Princesa!
See less See more
Já tinha visto essa notícia no forum...vai se tornar uma atração na região...com certeza!
legal...
mas só seria interessante se tivesse a mesma repercussão que o cristo redentor...no mais, é muito dinheiro que poderia ser investido de outra forma...aposto que a cidade não tem rede de esgoto nem água encanada para todos...
Muito bom para a cidade, o turismo religioso tem crescido muito. Em Pesqueira, lugar onde nasci, o turismo religioso só tem crescido, é que Nossa Senhora apareceu por lá e muitos vão visitar o local em peregrinações.
Mas vai ficar bonito vai.
Mto grande,vai ser bom para o movimento de turistas na cidade
Deveria conhecer a cidade antes de falar...

legal...
mas só seria interessante se tivesse a mesma repercussão que o cristo redentor...no mais, é muito dinheiro que poderia ser investido de outra forma...aposto que a cidade não tem rede de esgoto nem água encanada para todos...

Caro Bruno,

Sou de Santa Cruz mas saí de lá há mais de dez anos. Como tenho familiares naquela cidade sempre estou viajando para lá. A cada nova visita me surpreendo com as mudanças, principalmente nesses últimos 6, 7 anos. A cidade está completamente saneada e não se vê esgotos correndo nas ruas. Aliás, estas (as ruas) são quase 100% pavimentadas, seja por asfalto, que não havia antes um metro sequer e hoje creio que estão cobrindo mais de 20 ruas, seja calçamento. Existem postos de saúde em todos os bairros e praticamente todos foram construídos na gestão do atual prefeito. Terrenos baldios foram transformados em belas praças e a cidade ganhou um centro esportivo de fazer inveja a qualquer cidade do interior.

Não venho aqui para defender o cara, pois confesso que não gosto dele como pessoa pois o acho muito arrogante. Mas como administrador não tenho o que falar. Santa Cruz é hoje muito mais cidade do que era a menos de dez anos. Também sou contra gastos com símbolos religiosos, pois o Estado brasileiro é laico. Mas acredito que a visão do prefeito não é necessariamente religiosa. Como empreendedor, creio que ele está querendo transformar a cidade em um pólo turístico e para isso tem que começar com algo grandioso, do tamanho do seu ego. Quando criança, eu desejava que algum prefeito fizesse isso, inclusive instalando um teleférico da cidade até o alto do monte que está situado o antigo "cruzeiro". Espero que isso realmente aconteça.
A cidade hoje sobrevive praticamente do comércio que é forte. Mas seria ótimo que uma outra fonte de renda surgisse para melhorar a vida de pessoas que ainda não conseguiram seu espaço, afinal, nem todos têm tino para o comércio.
Por fim, recomendo que antes de tecer qualquer comentário procure conhecer sobre aquilo que está opinando.

Amplexos,

Uberg Dério
See less See more
Nossos governantes sao realmente muito megalomanos.
1 - 15 of 15 Posts
Status
Not open for further replies.