Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 35 Posts

·
.
Joined
·
13,731 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
# Após seis anos de espera, BID assina transferência de recursos na Capital. Obra tem cinco anos para conclusão

# Orçamento é de 94,5 milhões de dólares. Banco vai financiar 60% e município é encarregado de 40%





Na próxima semana a Unidade Executiva do Projeto Macambira-Anicuns irá definir a data que a Prefeitura de Goiânia vai receber a Secretaria do Tesouro Nacional e representantes do Banco Interamerciano de Desenvolvimento (BID) na Capital para assinar a transferência de recursos para o maior projeto da história de Goiânia, orçado em 94,5 milhões de dólares. Depois de seis anos, o projeto dá um passo fundamental para deixar o papel. O BID irá financiar 60% do total, enquanto o município é encarregado de 40%. O governo federal, representado pela Secretaria do Tesouro Nacional, atua como fiador do projeto junto ao banco internacional. A visita deve ser programada para o final de julho ou início de agosto.

A partir do termo assinado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), um procurador da Receita Federal e o representante do BID em Washington, Estados Unidos, o Macambira-Anicuns tem cinco anos para ser concluído.

O coordenador-geral da Unidade Executora do Projeto Macambira-Anicuns, Wesley Moraes, acredita que, no próximo ano, iniciará as obras. A licitação dos projetos básicos e das próprias construções deve ser concluída até fevereiro de 2010. “A partir dessa fase licitatória, teremos as ações da prefeitura a partir de março.” O contrato estabelecido com o BID define que o prazo para a conclusão se inicia com a assinatura do termo entre o município e o governo federal. “A prefeitura designou uma equipe competente e extensa, especialmente empenhada em cumprir esse prazo.”

O projeto Macambira-Anicuns irá beneficiar 114 bairros das regiões oeste, noroeste e norte, com a construção de três parques, três escolas, cinco centros de saúde e revitalização dos rios que batizam o programa. A implementação do projeto mais grandioso da Capital se dará em três etapas: infraestrutura, regulação urbana e conscientização.

A primeira visa à construção das benfeitorias, aliada à reorganização urbana e ao reassentamento populacional. Hoje, a prefeitura estima que 227 famílias terão que ser desapropriadas para a construção. O coordenador-geral da Unidade Executora do Projeto Macambira-Anicuns, Wesley Moraes, afirma que a transferência das famílias acontecerá apenas em áreas de alagamento. “Isso irá acontecer só em áreas fundamentais para o projeto e que causem riscos aos moradores. Nas demais, construções e terrenos não serão alterados.”

Recuperação de leitos e mata ciliar
O segundo componente do Macambira-Anicuns se concentra na recuperação dos leitos e da mata ciliar. Na área arborizada entre os rios será construído o parque linear, de 26,5 quilômetros de extensão. Os parques Pedreira e Macambira somam um milhão de metros quadrados de área de preservação.

A terceira parte do projeto visa a sustentabilidade social e ambiental. Com ela, a prefeitura deve se valer de programas e ações para a preservação do Macambira-Anicuns. “Trabalharemos a conscientização e a educação ambiental para que este trabalho não se perca com o tempo”, completa o coordenador-geral do projeto.

Reposição
A Unidade Executiva do Projeto Macambira-Anicuns dispõe de plano exclusivo para a desapropriação das famílias e estabelecimentos comerciais em áreas passíveis de alagamento.

Levantamento elaborado em 2005 aponta que 227 famílias e 54 comércios estão concentrados nesses pontos. Coordenador-geral do projeto, Wesley Moraes afirma que, em todos os casos, os moradores que precisarem ser desapropriados serão indenizados.

“Será um trabalho cauteloso, elaborado por uma consultoria especializada para identificar essas famílias e manter constante acompanhamento social”, diz.

Em terrenos e áreas não- agressivas ao projeto Macambira-Anicuns, os proprietários serão convidados a assinar Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o município. “Eles continuarão com a posse dos terrenos, mas se comprometerão a não degradá-lo”, afirma Wesley Moraes.

Pedro Wilson felicita Prefeitura de Goiânia
O deputado federal e ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson (PT) felicitou a administração municipal por manter o Projeto Macambira-Anicuns. O programa inicial foi idealizado pelo petista, na administração de 2003. “A região ficará beneficiada e trará qualidade de vida para toda a cidade”, afirmou o deputado.

MODELO
Pedro Wilson diz que, naquele ano, solicitou que técnicos e secretários visitassem Washington, nos Estados Unidos, interessados em financiamento ao projeto. “Apresentamos o projeto ao BID. Tínhamos ciência que era um projeto de médio a longo prazo”, diz o deputado. Comissões designadas pelo banco chegaram a visitar a Capital. “Eles sobrevoaram a área e analisaram projetos”, afirma Pedro Wilson.

No final do último ano, o Senado Federal autorizou que o Tesouro Nacional servisse de avalista ao empréstimo para o projeto. O percentual minoritário (40%) dos recursos ficou a cargo do município de Goiânia.

Transferência dos poderes para Campinas
A partir de hoje, os poderes Executivo e Legislativo da Capital são transferidos oficialmente para o Colégio Santa Clara, em Campinas. A ação faz parte das comemorações dos 199 anos do bairro. A cerimônia acontece às 9 horas, com o hasteamento das bandeiras de Goiânia, Goiás e Brasil e execução do hino nacional pela banda da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro.

http://www.dm.com.br/materias/show/t/macambiracanincuns_sai_do_papel
 

·
.
Joined
·
13,731 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Goiânia cada vez mais se firmando como a capital ambiental do Brasil. :applause:

Dizem que este será o maior parque linear urbano do Mundo, 26,5 Km de extensão. :eek:

Espero que realmente saia do papel, e o bom é que ele ficará em regiões que realmente precisam de investimentos.
 

·
Marcelo Alves
Joined
·
639 Posts
Por mais que a notícia me deixe feliz, estarei de olho no andamento do projeto. Em especial na próxima semana, quanto a definição da data para assinatura da transferência de recursos.

Sabem como é né, DM + Iris Rezende = Ilha da Fantasia.(Vide a notícia/show sobre Campinas).
Aliás, seria coincidência o prefeito da capital ser colunista neste jornal?
 

·
Registered
Joined
·
5,480 Posts
^^ Não entendi muito bem a dimensão do projeto, mas a recuperação dos leitos e da mata ciliar existente é uma excelente notícia! Agora, como o governo de Gyn gosta de inaugurar parques, hein? :lol:
 

·
Terra linda, venturosa!
Joined
·
66 Posts
^^ Ainda bem que a prefeitura de Goiânia gosta de inaugurar parques! Até porque aparentemente é só criar um parque para pipocarem investimentos imobiliários na região. Vide Parque Cascavel no Parque Amazônia.
 

·
Registered
Joined
·
2,292 Posts
Já estava pensando que esse projeto nem sairia..E como comentou o Marcelo também ficarei de olho para saber se o projeto irá cumprir o cronograma e ser executado com eficácia!
 

·
Registered
Joined
·
56 Posts
Vejamos: BID arca com 60%, prefeitura com 40% e o governo federal é o fiador. Acredito que 60% do planejado sai.
 

·
Marcelo Alves
Joined
·
639 Posts
^^

Eu já vi o DM criticando o Iris varias vezes, inclusive este ano....
Eu também já vi, mas indiretamente por meio de outros colunistas do jornal e, é claro, das reclamações dos cidadãos. Matérias do jornal mesmo confesso que não ví uma, nem contra a prefeitura nem contra o estado.

Tenho visto sim uma infindável agenda de comemorações de projetos, apenas projetos. Quando o assunto é inalguração de obra, é uma creche aqui, uma reforma de escola alí, um posto de saúde no interior e etc...

Quanto às obras de médio e grande porte:
Aeroporto;
Lago de Abastecimento;
Metrô;
Infra-estrutura de transporte;
Anel viário;
Parque agropecuário;
...
Todas paralizadas ou pior, nem projetadas.
 

·
Registered
Joined
·
22,320 Posts
Eu também já vi, mas indiretamente por meio de outros colunistas do jornal e, é claro, das reclamações dos cidadãos. Matérias do jornal mesmo confesso que não ví uma, nem contra a prefeitura nem contra o estado.

Tenho visto sim uma infindável agenda de comemorações de projetos, apenas projetos. Quando o assunto é inalguração de obra, é uma creche aqui, uma reforma de escola alí, um posto de saúde no interior e etc...

Quanto às obras de médio e grande porte:
Aeroporto;
Lago de Abastecimento;
Metrô;
Infra-estrutura de transporte;
Anel viário;
Parque agropecuário;
...
Todas paralizadas ou pior, nem projetadas.
Assim como você sou super desconfiado dessas promessas e projetos, no entanto vou ficar de dedos cruzados e torcendo para que este saia do papel, essa obra sera ótimo para capital e trara varios novos investimentos sem falar na melhoria da qualidade do ar e da vida dos moradores da região.
 

·
Registered
Joined
·
56 Posts
Essas obras de maior porte em Goiânia e região que estão paralisadas dependem do aporte financeiro da União e foram colocadas no PACotão, aquele programa que executou até agora esplendorosos e impressionantes 10% do planejado em TODO O PAÍS. A despeito de algumas obras importantes (aeroporto, anel rodoviário e complexo esportivo) já terem renovadas suas autorizações após o TCU embargá-las em tempos recentes, o governo sai pela tangente dizendo que é necessário aguardar os julgamentos de ações que estão em trâmite na esfera federal propostas pelo MPF... Bom argumento para os tolos.
 

·
Registered
Joined
·
22,320 Posts
Essas obras de maior porte em Goiânia e região que estão paralisadas dependem do aporte financeiro da União e foram colocadas no PACotão, aquele programa que executou até agora esplendorosos e impressionantes 10% do planejado em TODO O PAÍS. A despeito de algumas obras importantes (aeroporto, anel rodoviário e complexo esportivo) já terem renovadas suas autorizações após o TCU embargá-las em tempos recentes, o governo sai pela tangente dizendo que é necessário aguardar os julgamentos de ações que estão em trâmite na esfera federal propostas pelo MPF... Bom argumento para os tolos.
Hoje li uma matéria no O Popular a respeito das obras que estão paralisadas em Goiás, incrível o numero de obras que foram embargadas pelo poder judiciário/ministério público ou então a verba acabou.

Chega ser revoltante ver o número de obras que são embargadas pelo TCU ou então o governo inicia uma obra sem ter a verba destinada para a mesma.
 

·
Marcelo Alves
Joined
·
639 Posts
^^

Só lembrando que o TCU não é do Judiciário. É sim, órgão vinculado ao Congresso Nacional, ou seja, do Legislativo.

Referente ao repasse federal para Goiás, chega a ser absurda a desproporcionalidade, já que geralmente GO figura na 8º ou 9º colocação no ranking nacional de arrecadação, o que não acontece quando o assunto é receber verbas federais.
 

·
Marcelo Alves
Joined
·
639 Posts
E a "próxima semana" chegou.

Estou de olho...
 

·
Marcelo Alves
Joined
·
639 Posts
Hoje é quinta-feira, 23 de julho de 2009 e a "próxima semana" está chegando ao seu fim...
 

·
Registered
Joined
·
22,320 Posts
^^ Eu tenho minha listinha de cobranças também, porem não vivo com grandes expectativas em relação a essas promessas megalomaniacas e já nem ando conferindo o que foi concluído ou que só está na promessa, isso causa muita frustração... :)
 
1 - 20 of 35 Posts
Top