SkyscraperCity banner
1 - 20 of 241 Posts

·
Registered
472 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Frota TOTAL de veículos de cada capital brasileira esses dados são referentes à MAIO 2009 fonte: Denatran.gov.br. Quem quiser é so checar a sua cidade.

1- São Paulo 5.951.686
2- Rio de Janeiro 1.882.679
3- Curitiba 1.154.438

4- Belo Horizonte 1.149.737
5- Brasília 1.096.293
6- Goiânia 769.165

7- Porto Alegre 653.329
8- Fortaleza 609.312
9- Salvador 568.148

10- Recife 427.861
11- Manaus 383.933
12- Campo Grande 341.772

13- Belém 246.777
14- Natal 241.619
15- Florianópolis 232.087

16- Teresina 227.516
17- Cuiaba 224.838
18- São Luiz 201.702

19- João Pessoa 191.769
20- Aracaju 175.321
21- Maceio 174.735

22-Vitória 147.401
23- Porto Velho 121.085
24- Palmas 92.290

25- Boa Vista 91.867
26- Rio Branco 85.389
27- Macapá 75.743

Realmente Curitiba no momento tem a terceira maior frota de veículos do país, superando cidades muito maiores em tamanho populacional.

·
Registered
30,751 Posts
Eu já tinha postado um tópico com isso há um mês atrás, acho que você não chegou a ver!

De qualquer forma valeu por tentar informar os dados!:)

·
Registered
472 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Valeu pela dica WP Gyn. Como se faz isso?

·
Registered
472 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Caro GUI o tema pode ser "polêmico" não sei como já que os dados são baseados no Denatran orgão responsável pelo registro dos veículos no Brasil. Se não se pode confiar nesses dados então não existe nada melhor a não ser se a gente fizesse uma contagem manual de tudo que existe em cada cidade.

·
Registered
6,607 Posts
Caro GUI o tema pode ser "polêmico" não sei como já que os dados são baseados no Denatran orgão responsável pelo registro dos veículos no Brasil. Se não se pode confiar nesses dados então não existe nada melhor a não ser se a gente fizesse uma contagem manual de tudo que existe em cada cidade.
Calma, meu deus eu nem disse nada... eu não falei que os dados são falsos (veja o meu post), aliás eu conheço muito bem o assunto pois já fiz um thread.

Espero que você participe bastante do fórum, pois há poucos foristas que participam frequentemente de Curitiba, que eu me lembre só o Bruno.

·
Registered
472 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Não se preocupe GUI eu não fiquei irritado com seu comentário, eu so estava querendo dizer que se alguém achar os dados difíceis de acreditar não existe no Brasil outra fonte melhor ou mais confiavel para coletar dados.

·
Registered
981 Posts
CAF, o que sempre gera polêmica é justamente tua cidade :) O argumento é de que tradicionalmente grandes empresas, por alguma razão, emplacam carros em Curitiba e então se supõe que a frota de Curitiba não corresponde ao número de carros que de fato circulam na cidade. Nesta semana saiu matéria no Correio Braziliense sobre o assunto:

Em um ano, o DF terá a quarta maior frota de veículos do Brasil

Vias cada vez mais congestionadas, vagas escassas e motoristas brasilienses com os nervos à flor da pele. A cidade que nasceu planejada e tem na imensidão das avenidas um convite para o automóvel, se vê às voltas com o caos no trânsito. Os problemas resultam de uma combinação complicada: aumento vertiginoso da frota e transporte público incapaz de reduzir a demanda pelo carro. Nos próximos meses, Brasília baterá a marca de 1,1 milhão de veículos nas ruas, e em junho de 2010, vai superar Curitiba em total de carros. Será a quarta colocada entre as cinco capitais com a maior quantidade de veículos. Também pertencem ao grupo Belo Horizonte, Rio de Janeiro e a campeã São Paulo.

O inchaço no trânsito toma o tempo e altera a rotina da população, ainda mais às segundas e sextas-feiras, quando o fluxo de veículos aumenta em cerca de 40%. Há cinco anos, o funcionário público Pedro Pinheiro Filho, 54 anos, saía de casa, em Sobradinho, às 7h e às 8h já estava no trabalho, na Câmara dos Deputados. Hoje, ele demora quase uma hora a mais para chegar ao mesmo destino. "Levanto às 5h todo dia. Às 6h30, tenho de pegar a estrada, caso contrário, entro no horário de pico e chego muito atrasado, quase às 9h", conta. As idas ao Setor Bancário Sul são frequentes e os problemas também: "Não tem vaga de estacionamento. Ou paro na calçada ou carrego o carro na cabeça".

Mantido o quadro atual, a situação tende a piorar. Atualmente, a capital federal ocupa a quinta posição no ranking, com 1.086.015 veículos (número atualizado em maio). O Correio fez uma projeção do crescimento da frota das cinco capitais até 2020. Com base no percentual de aumento registrado no último ano, e mantidas as condições atuais, em 11 anos Brasília terá 2.584.248 veículos em circulação. Será a terceira capital em número de carros, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Projetos
O secretário de Transportes, Alberto Fraga, reconhece o problema e garante que o aumento da frota é uma grande preocupação para o governo. "O futuro do trânsito de Brasília é tenebroso, mas o governo está atento à necessidade de intervenções para evitar esse caos. Com o Brasília Integrada, vamos retirar pelo menos 30% da frota de carros das ruas."

A aposta do governo para deter o caos no trânsito é melhorar o sistema de transporte público, com a criação de faixas exclusivas para ônibus, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ampliação das linhas de metrô e a construção de novos terminais rodoviários.

Fraga chegou recentemente de uma visita à Europa com o governador José Roberto Arruda - na França, a comitiva do GDF conheceu sistemas de transportes como o VLT. O secretário considera os veículos leves sobre trilhos uma excelente saída para os problemas do trânsito. "No Eixo Monumental e na Esplanada dos Ministérios, por exemplo, o VLT poderia substituir uma enorme quantidade de veículos. A frota está crescendo com muita rapidez e o governo tem que reagir a isso", finaliza.

E eu com isso...
O crescimento da frota de veículos afeta a vida de todo mundo. Resulta em congestionamentos, escassez de vagas de estacionamentos "o Distrito Federal tem um déficit estimado de cerca de 30 mil vagas" e ar mais poluído, especialmente nas cidades com carros velhos e onde não há inspeção veicular. Esse problema ocorre de forma casada com a precariedade do sistema público de transporte, com ônibus velhos e empresas que descumprem não só a tabela de horários quanto as rotas estabelecidas pelo governo.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br...O+BRASIL.shtml

·
Registered
913 Posts
Tem um outro fator que distorce os números: região metropolitana. Por exemplo, POA é uma "cidade" mais espalhada, com região metropolitana mais vasta e populosa que Curitiba, enquanto isso Curitiba tem uma RM menor, ou seja, o povo fica mais concentrado na sede mesmo.

Li rapidamente o resumo do estudo e não vi se tem algum lugar que o total de veículos das regiões metropolitanas foi aferido.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Opa! Mais um debate sobre a frota de Curitiba à vista...

Pelo menos no thread do Yuri, eu e ele inovamos. Nosso debate foi sobre as motos... :D

1 - 20 of 241 Posts