Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Centro de Vitória tem muito a ser explorado, embora muita das construções não estejam em boas condições de conservação. Há muitas ruelas, cada uma esconde alguma coisa interessante, é legal entrar por essas ruas espremidas, tirar as fotos. As ruelas da Vitória antiga rende muitos threads, impossível captar todos os detalhes e construções em só 40 fotos. O Centro não engloba só as ruas de comércio, onde o povo anda. Vitória era isso até os anos 60, mais a dentro tem as casas e prédios residenciais.

Fico devendo pra depois muito mais dessa Vitória escondida.

01. Começando por uma rua residencial. Moram muitos idosos nessas cantos:

02:

03. Parque Moscoso:

04. Canteiros, fazem parte da revitalização da Prefeitura:

05. A calçada também, será esse o padrão em todo o centro:

06. Prédios 60's:

07. Restaurante Popular de Vitória, refeições diárias para a classe carente:

08. Uma ponte, construída na época para o bonde passar:

09. A linha do bonde:

10:

11. Convento de São Francisco: Construído pelos padres franciscanos a pedido do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, foi o 1º convento franciscano erguido ao sul do Brasil colônia. A construção iniciada em 1591. No seu pátio central sob a estátua de Nossa Senhora da Penha encontram-se os restos mortais dos principais freis que aqui trabalharam:

12. Idem:

13. Lateral:

14:

15:

16:

17. Não sei o que é isso:

18. Essa construção é muito bonita dos lados, bem ampla! Nas laterais é uma mistura de ruínas com vidros, pena que estava trancado a grades, cheio de seguranças :(

19. Uma visão exprima para alguns prédios:

20. Caos, muita buzina aqui:

21:

22:

23. Igreja do Carmo: O Convento dos carmelitas foi fundado na Segunda metade do século XVII, substituindo a pequenina capela do Carmo que aí tinha sido construída. Em 1682, a atual Igreja do Carmo já de destaca no centro do prédio do convento.

24:

25:

26. Lateral da Catedral Metropolitana: Apresenta belíssimo trabalho de vitrais, doados por famílias importantes da ilha, e em seu subsolo, uma capela onde estão sepultados os mais antigos bispos do Espírito Santo. De estilo neogótico com nave, capela-mor, coro, sacristia, transepto, cripta, a Catedral possui relevante interesse arquitetônico principalmente pelo seu estilo único na capital:

27. Uma praça:

28. Escadaria Maria Ortiz, tem esse nome em homenagem à mulher considerada heroína na luta contra invasores holandeses em tempos coloniais. Mais sobre Maria Ortiz, figura histórica do ES:

29:

30. Centro Cultural Magestic:

31. Acho que esse prédio verde é o mais alto do centro:

32:

33:

34. O que pode ser recuperado, ainda:

35. Antigo Cine Teatro Glória, está passando por uma revitalização e será um novo centro cultural:

36. Obras de revitalização do entorno da Costa Pereira. Todo esse local terá a fiação aterrada, as ruas de asfalto serão trocadas por paralelepípedos, além da revitalização da praça e novos postes de acordo com a época:

37. Lateral do Teatro Carlos Gomes:

38. Um detalhe do Carlos Gomes:

39. Praça 8:

40. Uma coisa que eu nunca tinha visto, um navio que tranporta tubos flexíveis:

41:

42:

43. A clássica :p

Acabou!

·
on my way to the OR trail
7,015 Posts
Parabéns mais uma vez Bruno!!!
Algumas partes do centro que voce mostrou eu ateh desconhecia!!!!
Espero ver logo as mudanças causadas pela reviatalização!!!! Apesar de que muiiiitas coisas jah melhoraram, principalmente a Estação Porto, um sucesso total!!!!
Valeu pelas fotos!!!!!
:banana:

·
.
8,813 Posts
Bah, gostei bastante do Centro de Vitória! Tem aqueles típicos "problemas" de Centro, mas ainda assim me pareceu bem cuidado! Gostei muito das casas das fotos 02 e 14! Os prédios históricos das fotos 36, 42 e 43 (esse é muito lindo) são bem bonitos! Valeu pelas fotos! :eek:kay:

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Muito bom esse thread, não sabia que Vitória tinha um acervo histórico interessante como esse que tu colocaste aqui.

Quanto à capelinha abaixo, provavelmente é um Passo da Paixão. Normalmente são 7, então deve ter mais 6 espalhados pela cidade. Era comum usar esses pequenos altares durante as procissões da Semana Santa. Em Olinda/PE ainda são utilizados.

Parabéns pelo thread!

·
Rodrigo!
10,786 Posts
Bruno as fotos ficaram ótimas... cara vc anda heim?!
As fotos 08 e 09 ñ é uma ponte é o Viaduto Caramuru.
Valeu!

·
Ilha do amor
9,005 Posts
Linddooooo

adorei
prabens pelas fotos !!!!!!!!

·
O Show é aqui!
5,738 Posts

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Algumas partes do centro que voce mostrou eu ateh desconhecia!!!!
Eu também... Mas não achei a tal da Igreja do Rosário lá, ainda perguntei mais duas pessoas que estavam passando na rua e elas também não sabiam. A igreja:

Edificada em 1765, por ordem do bispado da Bahia, por meio de solicitação da Irmandade dos Homens Pretos. A construção é tombada pelo Patrimônio Histórico e é de onde sai, todos os anos, a procissão de São Benedito, a mais importante e tradicional da Ilha de Vitória. A igreja conta com precioso acervo de arte sacra.

Não achei também a Igreja de São Gonçalo:

De estilo colonial, a igreja teria sido erguida entre 1707 a 1715. Tornou-se a igreja matriz da ilha no período de demolição da Igreja de São Tiago e a conclusão das obras da Catedral Metropolitana. Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1948, possui imagens de Santo Inácio de Loyola e São Franscico Xavier que pertenciam à igreja jesuítica do Colégio de São Tiago.

:eek:hno: :eek:hno: :eek:hno: Algum outro capixaba sabe onde fica? shushausasuas

Alfenim said:
Muito bom esse thread, não sabia que Vitória tinha um acervo histórico interessante como esse que tu colocaste aqui.
Pois é, tem! Vitória sempre deu as costas para seu acervo histórico, só agora se tocou e está olhando com outros olhos para este canto da cidade.

Rodrigovix10 said:
As fotos 08 e 09 ñ é uma ponte é o Viaduto Caramuru.
Valeu, não sabia!

Farrapo, motense e Fortal: :eek:kay:

·
.
16,971 Posts
Bem legal, os tratos urbanísticos estão deixando a região bem aconchegante, com esses prédios colados, misturados com casas antigas, ruas de paralelepípedos e as escadarias. Eu adoro as escadarias, a na frente do palácio do governo é bem legal.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Não achei também a Igreja de São Gonçalo:

:eek:hno: :eek:hno: :eek:hno: Algum outro capixaba sabe onde fica? shushausasuas
Não sou capixaba, mas sei onde fica a Capela de Santa Luzia: fica muito próximo ao convento de São Francisco, você passou ao lado, literalmente! :lol:

Como se trata de uma construção extremanente importante (afinal é tombado pelo IPHAN, por ser a construção mais antiga de Vitória), seguem umas fotos que fiz do local:

a) Placa do IPHAN

b) Capela de Santa Luzia, a construção mais antiga de VIX

c) Capela

d) Indo pro Convento São Francisco

e) Convento São Francisco

f) Mais uma do convento

·
3,032 Posts
Edição das fotos

Tinha me esquecido de reduzir o tamanho das fotos; :bash: acabei de solucionar o problema, desculpe-me caso alguém abriu a thread neste meio período!

·
Vitória/Vila Velha-Brazil
2,433 Posts
Quanta coisa bonita para se ver no centro de Vitória.... Quase não passo por lá. Tenho que ir lá com urgência...

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Não sou capixaba, mas sei onde fica a Capela de Santa Luzia: fica muito próximo ao convento de São Francisco, você passou ao lado, literalmente! :lol:
Aaaahh então eu só não conheço a Igreja do Rosário, essa capela eu já conhecia, só não sabia que era ela haha Tenho até uma foto:

O Convento de São Francisco estava "sujo" quando você tirou as fotos :lol:

·
3,032 Posts
Aaaahh então eu só não conheço a Igreja do Rosário, essa capela eu já conhecia, só não sabia que era ela haha Tenho até uma foto:

O Convento de São Francisco estava "sujo" quando você tirou as fotos :lol:
É, ele precisava de um banho urgente!!! :)

Lol, a sua foto da Sta. Luzia é quase um clone da minha.. e vice versa... :lol:

·
Registered
12,776 Posts
A escadaria da foto 27 é bem parecida com uma de Fpolis, vendo nesse ângulo da foto. Já a mesma escadaria na foto 28 já se difere bastante na arquitetura.
35. Antigo Cine Teatro Glória, também parece com uma construção no centro de Fpolis, onde tem uma das ag. do Banco Besc.
26. Lateral da Catedral Metropolitana, no topo parece um castelo feito de areia molhada. Linda essa catedral!
20. Caos, muita buzina aqui :lol:

Acabou!

1 - 18 of 18 Posts