SkyscraperCity banner
1 - 20 of 56 Posts

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Economia (15/06/2008)

Marconi propõe criar Fundo do Entorno

Meta - Marconi Perillo: oferecer suporte financeiro à execução dos serviços públicos nos municípios que compõem a Ride-DF

Tramita na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) projeto de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que cria o Fundo do Entorno do Distrito Federal (FEDF). O fundo terá como objetivo prestar assistência financeira aos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) para a manutenção da Segurança Pública e a execução de serviços públicos de Saúde e Educação. A matéria é relatada pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS).

O fundo, de acordo com a proposta, terá como fontes de recursos dotações da lei orçamentária da União e dos orçamentos dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e dos municípios do Entorno; contribuições de entidades públicas ou privadas nacionais e internacionais; aplicações financeiras e transferências de outros fundos.

Marconi Perillo explica que o Distrito Federal, devido ao fato de abrigar a capital do País, exerce uma grande influência sobre os municípios situados em seu entorno, atraindo, anualmente, milhares de pessoas de outras regiões do País que vêm em busca de oportunidades de emprego e melhores condições de vida.

O senador lembra que a maior parte das pessoas que se instalam nos municípios do entorno carece de qualificação profissional e acaba por se juntar ao contingente populacional de desempregados e subempregados, pois nem o Distrito Federal nem os municípios possuem, como afirma o senador, estrutura econômica adequada para gerar quantidade de empregos necessária para a crescente mão-de-obra.

“Além da necessidade de geração de empregos, o crescimento desordenado da população pressiona a rede de serviços públicos nos municípios do Entorno, os quais, funcionando em sua maioria apenas como cidades-dormitórios, não auferem receita para atender à demanda”, completa o senador Marconi Perillo.

Demanda

O autor do projeto ressalta ainda que, além dos serviços de Saúde e de Educação do Distrito Federal demandados pela população do Entorno, a área de Segurança Pública sofre os reflexos da expansão populacional desordenada.

“A falta de estrutura das polícias Civil e Militar e o número insuficiente de policiais, decorrentes dos limitados investimentos em Segurança Pública, também contribuem para as altas taxas de roubos e furtos verificados nas cidades do Entorno”, explica.

Para o parlamentar, os municípios, devido à grande dependência econômica em relação ao Distrito Federal, passaram a ser considerados como áreas à parte, desvinculadas dos Estados aos quais pertencem, o que tem provocado uma situação de abandono.

“Tal situação já foi reconhecida pelas diversas esferas de governo, dando origem à Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), formada por 19 municípios do Estado de Goiás e três do Estado de Minas Gerais”, ressalta o senador.

Marconi Perillo explica que, diante de um cenário que tende a agravar-se com o passar do tempo, a criação do FEDF tem como objetivo oferecer o suporte financeiro adequado à execução dos serviços públicos nos municípios que compõem a Ride-DF, melhorando as condições de vida de sua população e também reduzindo a pressão exercida sobre os equipamentos públicos do Distrito Federal.

Pg. 23
http://www2.dm.com.br/digital/index.php?edicao=7527

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #2 ·
^^Eu bem que não queria mais falar de Entorno, mas saiu a notícia.. eu tinha que postar :lol: depois dizem que Goiás não investe no Entorno.. está começando a existir o interesse pela região... mas veremos as reclamações candangas abaixo: :lol::lol:

·
Registered
6,037 Posts
Isso é só pra fazer charme..... o Pirillo foi Governador por 8 anos e num agiu! Não será agora que ele o fará...... Sujeito safado!

Dou chance de réplica pros goianos de plantão...... :lol: :lol: :lol:

·
Banned
27,387 Posts
^^ Eu vou adorar mesmo, eu duvido que os outros 81 Senadores vão apoiar isso, detalhe, se nem a CCS eles querem aprovar, imagina tirar dinheiro de impostos, detalhe, eles falando apenas das despesas e a fonte dessas despesas de onde virá?

Ele deveria era se preocupar é com a reforma tributária, pois o estado de Goiás vai sair muito prejudicado nisso. E outra, eu duvideodó se esse fundo realmente existir, se vai ser inteiramente investido no entorno.

Essa eu pago para ver, agora um projeto que está em fase terminativa para plebiscito é a criação do Planalto Central, então se for aprovado, mais uma vez, Goiás que nunca deu atenção devida a região norte do estado, vai perder mais terras para o novo estado, com Capital em Luziânia.

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ Goiás dá a mesma atenção à região norte do estado que o GDF dá às favelas de Brasília... pouca... nesse caso: cada um com seus problemas...

·
Banned
27,387 Posts
^^ Nossa acho que vc desconhece Brasília, nossa eu nunca vi as favelas aqui receberem agua encanada, luz, asfalto, escola, posto de saúde, posto policial, eu gostaria de saber qual cidade de Brasília que vc tanto menciona.

Se Goiás desse tanta atenção, pq será que não colocou um centavo na rede de águas pluviais, de agua e esgoto do municipio GOIANO de AGUAS LINDAS DE GOIAS? Pq será que o governo goiano não colocou um centavo na hidroeletrica de Corumbá IV, e pq será que o governo GOIANO não colocou um centavo na duplicação da BR 060, tudo fora recursos do DF.

Detalhe, todos os recursos que o entorno estão conseguindo são com rubricas de qual estado? Goiás? Cruvinel, vc precisa urgentemente parar de ler jornais antigos, pois essa que vc falou é furada.

E outra, eu duvido qual Senador vai propor mais fundos constitucionais para deleite dos politicos, pois, vai criar mais impostos para manter o fundo, e se realmente for para o entorno, eu duvido que vai cair tudo na regiao metropolitana de GYN, eu pago para ver.

Agora com relação ao plebiscito, o estado do Planalto Central vai sair, com os goianos apoiando ou sem eles, pois serão 2 milhões de moradores do entorno e mais 2 milhões das cidades do DF que formaram o novo estado.

Aí o estado de Goiás vai ficar apenas com 3 milhões de habitantes e o novo estado vai ficar com 4 milhões de habitantes ou até mais.

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^:lol::lol: Pesquisador, vc já foi mais moderado :lol: pegou meu espírito bairrista do meu começo no SSC? :lol: Nós dois já fomos suspensos uma vez, isso pode não acabar bem :lol:
Depois entre no Correio Braziliense para ver um video do dia 5/6 sobre o descaso que há na Estrutural...
E peço-lhe para ser mais ponderado ao falar de Goiás, pois Brasília tb tem grande participação nesses descasos na região, só que é difícil admitir né... a coisa pode ficar estranha num ambiente que era muito bom!

·
Banned
27,387 Posts
^^ Eu não estou atacando ninguem, estou atacando apenas os politicos, e outra, o caso da Estrutura está desatualizado Cruvinel, primeiro, pois já começaram as obras de urbanização do lugar, então a matéria está bem velha que vc está lendo.

Eu digo isso, pois quando fui moderado foi por um motivo totalmente diferente do seu, e no meu caso não foi por causa de bairrismo.

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #10 ·
^^ Eu não estou atacando ninguem, estou atacando apenas os politicos, e outra, o caso da Estrutura está desatualizado Cruvinel, primeiro, pois já começaram as obras de urbanização do lugar, então a matéria está bem velha que vc está lendo.

Eu digo isso, pois quando fui moderado foi por um motivo totalmente diferente do seu, e no meu caso não foi por causa de bairrismo.
A matéria é do dia 05/06/2008...
e eu tb não fui por causa de bairrismo... mas agora, é possível que nós dois sejamos...

·
Banned
27,387 Posts
^^ Olha Cruvinel, eu sei que a solução para região vai ser a autonomia de Goiás, e acaba a polemica, pois o mesmo senador, quantas vezes foi governador de Goiás e não fez nada para o lugar.

Pelo menos agora, ele pensa fazer esse fundo, pois o sonho de autonomia apareceu, e está para ser votado no Senado, detalhe, dos 3 senadores de Goiás, ele é o único contra a autonomia da região, na transformação de um novo estado, pois os outros 80 Senadores já endossaram a criação e se isso realmente acontecer, teremos eleições já em 2009 para senadores, deputados federais, prefeitura da nova capital e nova camara de vereadores.

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Se estão existindo investimentos hoje em dia, é pq a região está no centro das discussões dos políticos goianos... por dois motivos: a renda de muitos que é proveniente do DF e o potencial que a região tem para investimentos produtivos pelo baixo custo da mão-de-obra em relação ao DF... outra coisa que estão sempre discutindo no Diário da Manhã é sobre a violência que está crescendo em Goiânia... e um dos principais fatores que estão influenciando, segundo o jornal, é a migração de delinquentes daquela região e das proximidades para cá... por isso o investimento maior em segurança... mas que deve existir cooperação entre as duas partes, isso é inegável...

·
Registered
6,037 Posts
Eu também não consigo perceber favelas em Brasília, com Metrô, grandes empreendimentos comerciais..... é melhor que o novo Estado saia mesmo, já que os goianos não querem cuidar do que é deles! :eek:hno:

·
.
13,730 Posts
Essa eu pago para ver, agora um projeto que está em fase terminativa para plebiscito é a criação do Planalto Central, então se for aprovado, mais uma vez, Goiás que nunca deu atenção devida a região norte do estado, vai perder mais terras para o novo estado, com Capital em Luziânia.
Seria ótimo, não teriamos que cuidar desta região que só serve para nos dar problemas, isto sem falar que o nosso IDH iria subir muito, teriamos quase o mesmo PIB com uma população bem menor para cuidar. :cheers:

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #15 ·
É não adianta mesmo... além dos nossos problemas, ainda temos que cuidar dos problemas dos outros... :eek:hno:

·
Registered
22,320 Posts
Ja que nao sou mais brasileiro, e tambem nao sou bairrista, nao vou dar opnioes aqui, desejo a voces todos muitas felicidades com seus respectivos estados e na tentativa de provar que um eh melhor que o outro... Paz, saude, amor e muito sexo p/ vcs:lol::lol::cheers:

·
Banned
27,387 Posts
^^ Olha não se preocupa, como Goiás não cuida do entorno, muitos politicos brasilienses vão ser eleitos prefeitos e vereadores da região, assim, vai acabar com 50 anos de curral politico goiano na região, pois em vez dos prefeitos reclamarem em Goiânia, vem bater nas portas do Buritinga pedindo recursos.

Mas com a criação da região, pode ter certeza, a região que apresenta a melhor atividade agroindustrial de Goiás ficará para o futuro estado do Planalto Central, detalhe, inclusive Anápolis quer fazer parte do novo estado.

Pq será que Anápolis quer vir para esse novo estado?

·
@davidpiresmaciel
2,940 Posts
Duvido muito que esse novo estado saia :bash: a Capital ainda seria Luziania :lol:, e os dois municípios de minas que fazem parte do entorno, também entraria nesse novo estado?

E como assim, o Distrito Federal iria diminuir? seria apenas o Plano Piloto, lago sul e norte?

Parece aquela mesma historia de 2002, mas a capital ia ser Taguatinga. :nuts:

Eu acho que nem meus Bisnetos estariam vivos para ver o Estado do Planalto.

1 - 20 of 56 Posts