Skyscraper City Forum banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
154 Posts
Discussion Starter · #1 ·
MAIS UM TREM MODERNIZADO É ENTREGUE À ZONA LESTE

Cumprindo cronograma previsto para 2007, a STM [Secretaria dos Transportes Metropolitanos], por meio da CPTM, entrega mais um trem recuperado para os cerca de 137 mil usuários transportados diariamente na Linha F [Brás-Calmon Viana]. A composição começa a circular nesta quinta-feira [17/05].

Com seis carros e capacidade para 1.800 passageiros, o trem retorna à operação depois de receber uma série de intervenções para melhorar as suas condições de conforto e confiabilidade, bem como seu aspecto visual.

Após a recuperação e revisão geral de diversos equipamentos e componentes, os carros ficaram como novos, porém mantendo as características originais de fabricação. Em 28 de março de 2007, o Governador José Serra fez uma visita especial à Linha F, oportunidade em que entregou uma outra composição completamente modernizada à população.

Revitalização
As partes externas e internas dos carros receberam pintura. Todos os bancos e janelas foram substituídos e o piso recuperado, com novo revestimento. As portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a sua abertura indevida, e itens de acessibilidade foram incluídos, a exemplo do sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva. A parte externa das portas adquiriu estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma.

Os serviços incluem a modernização do controle de tração e frenagem, que agora estão reunidos em um único equipamento [manípulo], o que facilita a operação do maquinista. Os sistemas de freio, os motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma completa revisão geral, incluindo a troca de componentes danificados.

O trem conta, ainda, com um novo registrador de eventos, uma espécie de "caixa preta". Também houve a instalação de um dispositivo de lubrificação dos frisos das rodas para diminuir o desgaste destas e dos trilhos. As intervenções foram realizadas pelo consórcio Novo Trem [Siemens / MGE].

Frota mais moderna
A ação faz parte do Programa Boa Viagem da CPTM, que engloba a modernização de 45 trens [310 carros]. Orçado em R$ 374 milhões, o projeto é realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010. Desse total, [incluindo este entregue hoje], quatro já circulam totalmente remodelados. Em 2007, está prevista a entrega de 15 composições modernizadas.

Juntamente com outros projetos de revitalização da malha, as intervenções na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos. Na Linha F, por exemplo, dos atuais 10 para 6 minutos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários. A meta da CPTM é passar da atual marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por dia para 3,0 milhões até 2010.

 

·
Subway now!
Joined
·
409 Posts
:applause:

Ficou da hora a reforma!! Vejam o painel!

Não sei como esses vândalos *&¨%$#@ tem coragem de destruir um trem como este. Uma pena...
 
1 - 2 of 2 Posts
Top