SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 46 Posts

·
/lixa
3,412 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Hoje, dia 30 de julho de 2009, quando abri o meu msn e cliquei em viagens, apareceu Belém como destaque, entre outros destinos.
Resolvi postar aqui.

Lembrando que há poucos meses atrás, talvez uns 3 ou 4, Belém havia sido destaque no mesmo site.

Símbolo da era da borracha, no início do século 20, capital paraense mistura arquitetura com o colorido de suas frutas e ervas que viraram referência naciona.

A Cidade Velha foi o primeiro bairro da cidade de Belém, formada por vários prédios coloniais históricos é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Mosqueiro é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. O nome "Mosqueiro" é originário da antiga prática do "moqueio" do peixe pelos indígenas tupinambás que habitavam a ilha.

Na casa do Artesão, há artesanatos inspirados nas cerâmicas tapajônicas e marajoara.

Um dos pratos típicos da região é a moqueca paraense. Ele é preparado basicamente com peixe, pata de caranguejo, camarão, pimentões e o grande astro – o tucupi

O encontro das águas verde-esmeralda do Tapajós com as águas barrentas do Amazonas chama muita atenção, a partir desse encontro, os rios correm juntos, por um bom tempo, sem se misturar

O Tacacá é um tipo de sopa preparada com o tucupi - suco de uma espécie de mandioca . O prato é servido em cuias, acompanhado ou não com molho de pimenta, e é encontrado geralmente nas esquinas de Belém, em barracas das famosas tacacazeiras.

Cupuaçu, açaí, pupunha, castanha do Pará, siriguela, entre outras são frutas regionais que marcam a culinária de Belém.

Entre as típicas comidas paraenses, a única que não pode faltar no dia-a-dia de seu povo é o açaí.

O Mangal das Garças foi criado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico da capital paraense, o parque ecológico é resultado da revitalização de uma enorme aérea.

Os visitantes têm a chance de conhecerem pássaros nativos e uma enorme variedade de plantas amazônicas no parque Mangal das Garças.

Barcos pesqueiros próximos ao Mercado Ver o Peso, onde são comercializados produtos naturais da Amazônia brasileira.

A estação das Docas é um moderno complexo turístico-cultural que resultou na recuperação dos antigos galpões da Companhia das Codas do Pará.

O teatro da Paz é um dos símbolos do rico ciclo da borracha vivido pelo Pará no século XIX.

Em Belém, cruzando pelo Rio Guamá é possível chegar-se a vilarejos típicos como Boa Vista

O Mercado Ver o Peso já tem mais de 300 anos e muitas peculiaridades, como o fato se suas mercadorias chegarem da selva e dos rios amazônicos.

·
Registered
1,187 Posts
ja havia visto essa propaganda na msn, e esse encontro das águas realmente foi uma grande mancada do site

·
Registered
8,996 Posts
Caramba, esse encontro das aguas esta tao longe da cidade , Fizeram uma materia qualquer e nem pesquisaram sobre a cidade ,etc..

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
HASuhasuaS...

Pessoal... O que vale é a intenção!!!
Pelo menos tão divulgando a nossa cidade ^^

·
Registered
7,591 Posts
Legal ... Belem tem um grande potencial mesmo ... bom que esteja sendo divulgada ...

Sobre a culinaria ... o que tenho mais vontade de conhecer eh a Moqueca !!

(Nao tem muito tempo conheci aqui em Curitiba na feirinha gastronomica, na barraca de uma paraense, o Pato no Tucupi e odiei ;p ... mas gosto do Tacaca que ja conhecia desde quando morava em Pvh ... )

·
/lixa
3,412 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Legal ... Belem tem um grande potencial mesmo ... bom que esteja sendo divulgada ...

Sobre a culinaria ... o que tenho mais vontade de conhecer eh a Moqueca !!

(Nao tem muito tempo conheci aqui em Curitiba na feirinha gastronomica, na barraca de uma paraense, o Pato no Tucupi e odiei ;p ... mas gosto do Tacaca que ja conhecia desde quando morava em Pvh ... )
Pois é, eu nunca comi moqueca :D
Eu não gosto de pato no tucupí também. Prefiro o frango ou o peru

Rafael, outra vez lí no orkut que o tacacá de algumas partes da região norte leva muita cebola e cheiro verde. Em Rondônia acontece isso ? Fora que uma vez eu tava vendo uma reportagem de Parintíns e ví que o tacacá que mostrava levava até pimentão...argh! deve ser horrível assim. Ah, e o tucupí tava com uma cor muito estranha e não com aquele amarelo típico dele

·
Registered
7,591 Posts
Pois é, eu nunca comi moqueca :D
Eu não gosto de pato no tucupí também. Prefiro o frango ou o peru

Rafael, outra vez lí no orkut que o tacacá de algumas partes da região norte leva muita cebola e cheiro verde. Em Rondônia acontece isso ? Fora que uma vez eu tava vendo uma reportagem de Parintíns e ví que o tacacá que mostrava levava até pimentão...argh! deve ser horrível assim. Ah, e o tucupí tava com uma cor muito estranha e não com aquele amarelo típico dele
Voces jogam tudo no tucupi neh!? :lol: Ate o Frango e o Peru foram parar la o_O !!! O que eu não gostei foi da combinação do Tucupi com o arroz ;p ... o pato em si nao eh ruim, mas sem graça ... sei la, desaprovei ...

O Tacaca de RO (acredito que só em Pvh vc vai encontrar com um pouco de naturalidade) ... nao sei ... acho que nao tem cebola nem pimentão não ... eh so o tucupi, o negocio transparente, o camarão e a folha que deixa a boca adormecida (Jambu?!) ...

Taaaaaaaaaaalvez role um cheiro verde ... mas nao posso confirmar!!

Depende mesmo e de quem ta cozinhando ... em RO cada um come o que quer do jeito que quer e como esta acostumado a comer ;p ...

Mas faz muito tempo que nao como (ou tomo) o tacaca, eu era novinho ... nao posso te dar certeza!!

·
Rudie Can't Fail
471 Posts
No programa Hoje em Dia da Record de hoje passou uma matéria sobre a chegada do verão em Belém, e das opções pra se refrescar em ilhas próximas e praias de rio. Muito bonitas as imagens, e a região metropolitana de Belém tem uma paisagem muito peculiar, bacana mesmo.

·
Clube do Remo
988 Posts
a melhor comida é o tacacá seguido da maniçoba

·
/lixa
3,412 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^^^

Dessas comidas típicas do Pará, eu só gosto do Tacacá e do Vatapá. Ah, também gosto de qualquer coisa feita com cupuaçu

Maniçoba eu não sou muito chegado, e detesto açaí, castanha do Pará e bacurí :lol:

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
No programa Hoje em Dia da Record de hoje passou uma matéria sobre a chegada do verão em Belém, e das opções pra se refrescar em ilhas próximas e praias de rio. Muito bonitas as imagens, e a região metropolitana de Belém tem uma paisagem muito peculiar, bacana mesmo.
:banana: Que legal Cissa... que bom que gostaste...
perdi a reportagem... pelo fato d não assistir record^^
mas deve ter sido interessante!

·
Registered
1,187 Posts
^^^^

Dessas comidas típicas do Pará, eu só gosto do Tacacá e do Vatapá. Ah, também gosto de qualquer coisa feita com cupuaçu

Maniçoba eu não sou muito chegado, e detesto açaí, castanha do Pará e bacurí :lol:
maniçoba tudo bem, mas açaí, castanha do Pará e bacurí ??? naum sabe o q tá perdendo :lol:

·
/lixa
3,412 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Não sei se já postei no carapanã esse vídeo, mas achei bem interessante

Foi feito pelo Ministério do Turismo. Quase todos os estados tem um vídeo :)

Aqui está o do Pará

1 - 20 of 46 Posts
Status
Not open for further replies.