SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 119 Posts

·
Banned
Joined
·
3,278 Posts






Malásia (em inglês e malaio: Malaysia) é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu.

A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, com Singapura a sul e com o Vietname a nordeste. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur, sendo Putrajaia a sede do governo federal.

A nação tem suas origens no reino malaio presente na área, que, a partir do século XVIII, tornou-se sujeito ao Império Britânico. Os primeiros territórios britânicos eram conhecidos como os Estabelecimentos dos Estreitos, cuja criação foi seguida pelos reinos malaios se tornando protetorados britânicos. Os territórios na península da Malásia foram unificados pela primeira vez como a União Malaia em 1946, sendo reestruturada como a Federação Malaia em 1948, e alcançando a independência em 31 de agosto de 1957. A federação uniu-se com o Norte de Bornéu, Sarawak e Singapura em 16 de setembro de 1963, para dar ao novo país o nome de Malásia. Menos de dois anos depois, em 1965, Singapura foi expulsa da federação.

O país é multiétnico e multicultural, o que desempenha um grande papel na política. A constituição declara o islamismo como a religião oficial, ao mesmo tempo em que protege a liberdade de religião. A Malásia é uma monarquia eletiva constitucional federal e seu sistema de governo é muito semelhante ao modelo do Sistema Westminster. Seu sistema legal é baseado na common law. O chefe de Estado é o rei, conhecido como o Yang di-Pertuan Agong (Líder Supremo). Ele é um monarca eleito entre os governantes hereditários dos nove estados malaios a cada cinco anos. O chefe de governo é o primeiro-ministro.

Desde a independência, a Malásia teve um dos melhores registros econômicos na Ásia, com uma economia crescendo em média 6,5% ao ano. A economia tem sido tradicionalmente alimentada por seus recursos naturais, mas está em expansão nos setores de ciência, turismo, comércio e turismo médico. Hoje, a Malásia tem uma economia de mercado recém-industrializada, ficando em terceiro lugar no Sudeste Asiático e sendo a 29.ª maior economia no mundo. É membro fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da Cúpula do Leste Asiático e da Organização para a Cooperação Islâmica, e tornou-se membro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, da Comunidade de Nações e do Movimento Não Alinhado.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Malásia





Kuala Lumpur



https://en.wikipedia.org/wiki/Kuala_Lumpur























 

·
Registered
Joined
·
52,542 Posts
de facto uma arquitectura muito interessante, as pontes tanto as novas como as antigas são de babar :uh: gostei dos cadeeiros de rua modernos mas seguindo tambem o estilo tradicional...
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,652 Posts
Engraçado. Não se vê quase ninguém nas ruas…
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Grandes avenidas e espaços verdes, lindas pontes, enfim gostei!:eek:kay:
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
tem muito de dubai, avenidas imensas sem gente, um dos factos dessa evidência são os carros estacionados na ponte!:lol: tb não faltam as cópias de monumentos do ocidente, aquela cópia da ponte de alexandre em paris é do pior e puramente dispensável.
 

·
Banned
Joined
·
3,278 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
tem muito de dubai, avenidas imensas sem gente, um dos factos dessa evidência são os carros estacionados na ponte!:lol: tb não faltam as cópias de monumentos do ocidente, aquela cópia da ponte de alexandre em paris é do pior e puramente dispensável.
Putrajaya eh a nova capital da Malasia, essa cidade tem apenas 11 anos, se ela eh vazia dever te sido projetada par ser vazia ... e claro que vc nao eh tao bobinho assim pq dah pra ver perfeitamente que na foto da ponte esta havendo uma comemoracao e esses carros estao ali excepcionalmente nao que ali seja um estacionamento... o fato apesar das raras referencias ocidentais ( nao vejo problema nisso ) eh que eh uma cidade bonita, limpa,organizada, rica por isso deve causar uma certa inveja...dai partirem para procurar os ditos defeitos e se negarem a ver as qualidades ....:lol:

http://en.wikipedia.org/wiki/Putrajaya
 

·
Moderator
Joined
·
18,006 Posts
Kaua nao sejas ridiculo. Nao nego que a cidade seja limpa, organizada e ate rica (apesar de Portugal ser mais rico que a Malasia logo a nossa capital deve ser mais rica). Contudo nao tem alma, nao tem charme, nao e' acolhedora e, exceptuando as pontes que sao espetaculares e alguns edificios, nao e' propriamente bonita. De qq modo obrigado pelas fotos!
 

·
Banned
Joined
·
3,278 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Kaua nao sejas ridiculo. Nao nego que a cidade seja limpa, organizada e ate rica (apesar de Portugal ser mais rico que a Malasia logo a nossa capital deve ser mais rica). Contudo nao tem alma, nao tem charme, nao e' acolhedora e, exceptuando as pontes que sao espetaculares e alguns edificios, nao e' propriamente bonita. De qq modo obrigado pelas fotos!
Como disse inveja !! Brasilia tb eh uma capital planejada e criticada !!! Desde quando cidades tem alma ...? vc esteve la para ver se ela tem alma ou nao ...?isso isso eh algo subjetivo ... criado para criticar ... ridiculo eh criticar sem conhecer sem ver se ainda se aproveitar para dar dar um esnobada ....
 

·
Moderator
Joined
·
18,006 Posts
Que eu saiba cidades como o Rio, Lisboa, Londres entre outras tem-na. Estou a julgar a cidade pelas fotos mas se for como o Dubai entao nao estou errado. Os meus pais ja la estiveram e disseram-me que a cidade nao tem interesse nenhum para alem do hotel e poderem gabar-se de que ja la estiveram lol. Nao existem divertimentos, os edificios sao iguais ao que se ve no resto do mundo, etc. As excepcoes no caso de Putrajaya sao os palacios e os templos.
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
o senhor kauã tem de começar a saber aceitar críticas ou pelo menos não "ler e disparar"...OK?;)
ah e sim, morro de inveja desta cidade e de brasília também!:lol:
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
a minha avaliaçao da cidade é:

arquitectura moderna fantástica, quer em edificios quer nas pontes.
avenidas largas e limpas
monumentos antigos belissimos....


.... mas... onde estão as pessoas? acho engraçado ver estas cidades de supostamente milhoes de habitantes... muito mais paradas que uma cidade de 150mil habitantes europeia. eu acho que 80% da beleza/imponencia duma cidade advem do seu espirito, da sua alma, da sua vida. uma pessoa sente-se numa cidade maior numa rua de casas baixas e antigas mas apinhada de gente... do que numa avenida ladeada de arranha ceus espelhados sem ponta de vida... só um carro aki e outro ali.. pessoa aki pessoa ali.

eu nao vou fazer uma avaliaçao absoluta por estas fotos, pois podem induzir em erro e de facto a cidade ate ser bem movimentada. mas a julgar por ESTAS fotos, a cidade parece-me bem limpa, bonita e moderna, mas com pouca vibe.. sem vida. factor fundamental numa cidade.

ps: as fotos tao mt boas :) apesar de serem muitas
 

·
Registered
Joined
·
7,667 Posts
Adorava que Portugal também planejasse uma cidade de raiz, uma nova capital administrativa/governativa… poderia ser construída numa zona com franca população, eu sei que é uma ideia ridícula, mas ou menos nessa cidade imaginária, poderia se construir arranha-céus sem qualquer tipo de problemas!

Em relação a cidade de putrajaya, achei-a demasiado artificial… gostei somente das pontes modernas!
 

·
Les cites obscures
Joined
·
11,611 Posts
Tudo planeado, limpo, arrumado e com aspecto agradável, só que desculpem... a arquitectura não me atrai nada, acho-a "pindérica" demais ( a la Dubai). Pouca originalidade, imitações a roçar o conto de fadas, etc. Apenas fazem uso de materiais contemporâneos, pq de desenho e concepção são coisas bem banais.

A arquitectura Japonesa por exemplo é bem superior, e com muito mais originalidade, criadora de emoções.
 

·
Registered
Joined
·
52,542 Posts
Malasia esta a Recuperar fortaleza construída por portugueses em Malaca

A Fortaleza de Malaca, uma construção portuguesa do ano 1511 e destruída pelos britânicos em 1807, está a ser reconstruída pelo governo da Malásia, que quer dar ao monumento o seu traço original. O objectivo deste investimento é o turismo cultural.

A colaborar na reconstrução do Forte, também conhecido como "A Famosa", está Rui Loureiro, especialista na história da presença portuguesa na Ásia.
"Fui contactado pelo Ministério do Património malaio, que está interessado em reconstruir, não toda, mas tudo o que for possível da Fortaleza de Malaca", disse o historiador à agência Lusa. De acordo com Rui Loureiro, as autoridades malaias estão a contactar com pessoas que lhes possam dar informações sobre os diferentes períodos do Forte de Malaca: o português, o holandês e o britânico.

Da antiga fortaleza com cerca de um quilómetro de perímetro, hoje resta apenas a porta de Santiago, de origem portuguesa.
Neste momento, a equipa de arqueólogos está a fazer escavações no local onde foi construída a fortaleza, tendo encontrado já dois bastiões, disse Rui Loureiro.
"O segundo, que estão a escavar, é português. O Bastião de Santiago", acrescentando ainda que vão "tentar também reconstruir a muralha" da fortaleza.

O Forte de Malaca foi construído em 1511 por Afonso de Albuquerque, o conquistador de Malaca e principal arquitecto do império marítimo português no Oriente.
A Fortaleza era constituída por grandes muralhas e quatro torres principais: uma era o suporte da feitoria e as outras albergavam o paiol de munições, a residência do capitão e os quartos de alguns oficiais.

Uma ilustração datada de 1604, da autoria de Manuel Godinho de Erédia, dá conta de edifícios como uma Igreja Matriz, uma Câmara Municipal, uma Misericórdia, o Hospital dos Pobres, o Hospital Real, o Colégio e Igreja Jesuíta, um palácio, uma prisão e dois conventos.
O Forte, que teve o duplo objectivo de garantir a segurança de Malaca e de impulsionar as trocas comerciais, esteve sob domínio dos portugueses até 1641, ano em que foi conquistado pelos holandeses.
Em 1795, «A Famosa» ficou sob poder britânico, que decidiu, doze anos depois, mandar destruí-la para evitar que caísse em mãos inimigas.
A Fortaleza foi demolida na sua quase totalidade, valendo-lhe a intervenção de Stamford Raffles, fundador de Singapura, que visitou Malaca em 1810 e impediu a destruição da Porta de Santiago.
 

·
Registered
Joined
·
261 Posts
O meu agradecimento às entidades malaias pelo reconhecimento aos feito de Afonso de Albuquerque
 
1 - 20 of 119 Posts
Top