SkyscraperCity Forum banner

Manaus é a segunda cidade mais cara do Brasil

8810 Views 42 Replies 14 Participants Last post by  Daniela_Artur
Manaus é a segunda cidade mais cara do Brasil​
11 de junho de 2009.

MANAUS - Pesquisa divulgada ontem (10) pela Mercer Consultoria mostra que Manaus é a segunda cidade mais cara para se viver no País. Entre 15 cidades brasileiras, Manaus só perde em custo de vida para São Paulo, deixando para trás Rio de Janeiro e Porto Alegre. As informações são do jornal 'Amazonas em Tempo'.

Na maioria das dez categorias estudadas, São Paulo é a cidade mais cara, mas em alimentação, Manaus é a primeira, o que a torna 5% mais cara que São Paulo.

De acordo com informações da coordenadora da pesquisa, Renata Herrera, a diferença no valor do imposto existente em Manaus é uma das causas para que o valor da cesta básica seja tão alto.

- Acreditamos que uma das razões para tal disparidade é a diferença do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Na opinião de Herrera, a logística também é fator influenciador do preço da alimentação da população local, já que a distância entre o Amazonas e os demais Estados encarece o custo dos produtos alimentícios comercializados nos pontos de venda da cidade.

O economista José Laredo disse que o Polo Industrial de Manaus gera renda per capita 20% superior a média nacional.

- O Polo cria mais dinheiro circulando no mercado, o que aumenta a velocidade da compra, justificou o economista, ao destacar que os comerciantes de bens de consumo criam margens de lucro elevada diante do que se poderia praticar.

Ele destacou a importância da pechincha na hora de comprar.

- O manauara, diferentemente do consumidor carioca, não pratica o seu poder de negociação na hora da compra. A pechinca é fundamental para ser conseguir um produto mais barato na hora da compra e isso o economista não faz, disse ele.

Ranking de Manaus:

Alimentação: 1º lugar

Lazer e Entretenimento: 3º lugar

Moradia e despesas relacionadas: 4º lugar

Cuidados pessoais: 5º lugar

Bebidas e Tabacos: 4º lugar

http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=86121&idLingua=1
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 43 Posts
Nossa. Os impostos devem ser exorbitantes e o preço final das mercadorias que vai ao consumidor deve ser muito elevado, devido a distancia do centro distribuidor e a forma(R$) que chega à cidade.

quanto custa +- o quilo de alimentos básicos da cesta, como arroz e feijão, em manaus?
Putz, isso é péssimo!
Verdade!:eek:hno:

Até pra comprar um imóvel fica difícil a cidade é a 4 mais cara nesse quesito de moradia, fica mais caro pra populaçao de Manaus obter o seu apartamento em relaçao as outras capitais do norte que sao bem mais baratas!:eek:hno:
tbm acho pessimo.
Verdade!:eek:hno:

Até pra comprar um imóvel fica difícil a cidade é a 4 mais cara nesse quesito de moradia, fica mais caro pra populaçao de Manaus obter o seu apartamento em relaçao as outras capitais do norte que sao bem mais baratas!:eek:hno:
Não é bem assim, da região Norte apenas Belém a Manaus entraram nessa pesquisa. Acredito que hoje PVH seja a capital mais cara do país em matéria de moradia, pois a demanda é bem superior à oferta, tanto pra aluguel quanto pra aquisição. Os preços dos aluguéis em Porto Velho hoje são mais altos que os de SP, isso quem diz são pessoas de lá que estão indo morar em PVH, o que reflete a lei da oferta e da demanda. Por isso as construtoras estão investindo pesado na cidade.

Já nos outros quesitos, acredito que PVH seja uma das capitais mais baratas da região Norte, principalmente no que se refere a gêneros alimentícios, pois a maior parte da nossa alimentação é produzida no próprio estado.
See less See more
Entao comprar um apartamento em Porto Velho sai mais caro que em Manaus?

Nao sabia que Porto Velho e as outras capitais nao estavam incluídas na pesquisa.:eek:kay:
^^ Sim, lá no começo do texto diz que a pesquisa foi feita em 15 cidades. Provavelmente foram as 15 maiores, dentre as quais só Belém e Manaus estão na região Norte.

Não sei se pra compra os imóveis em PVH estão mais caros que MAO, mas o aluguel com certeza em PVH é mais caro. Acredito que pra compra esteja mais caro também.

Nesse site aqui (http://www.socialimoveis.com.br/) dá pra ter uma noção dos preços praticados atualmente em PVH. Uma pena que eu não tenha encontrado os preços dos aptos mais caros, mas pelo preço dos aptos de classe média, já dá pra ter uma noção.
See less See more
Br aquele residencial muito bonito Catamarâ acho que ainda nao foi postado em projetos!
O legal de tudo isso é que mesmo a cidade tendo um alto custo de vida ela sempre está com o turismo em alta, graças a nossa riquíssima cultura!
Estou a procura do estudo da Mercer e não encontro, o site da consultoria me parece estar inacessível, alguém sabe onde posso encontrar?
Estou a procura do estudo da Mercer e não encontro, o site da consultoria me parece estar inacessível, alguém sabe onde posso encontrar?
Eu tb queria ver o ranking geral, acho que logo logo será divulgado!:)
Belém e Manaus são as mais caras, o custo de vida é muito alto aqui em Belém
O legal de tudo isso é que mesmo a cidade tendo um alto custo de vida ela sempre está com o turismo em alta, graças a nossa riquíssima cultura!
Mas o custo alto de vida que a matéria se refere é àqueles que vivem na cidade, pois pesa na costas destes a sobrevivência, dependendo da renda média, é claro. Então não entendi muito bem essa proporcionalidade entre custo de vida e turismo que vc escreveu, afinal, fazer turismo é sempre caro em qualquer lugar, com alto ou não custo de vida.
See less See more
Mas o custo alto de vida que a matéria se refere é àqueles que vivem na cidade, pois pesa na costas destes a sobrevivência, dependendo da renda média, é claro. Então não entendi muito bem essa proporcionalidade entre custo de vida e turismo que vc escreveu, afinal, fazer turismo é sempre caro em qualquer lugar, com alto ou não custo de vida.
Simplesmente o custo de vida da cidade é alto, hotéis, alimentaçao, passagens aéreas, entretenimento, e etc, porém graças a nossa rica cultura encantadora e apreciada pelo Brasil e mundo, apesar de Manaus ser uma cidade cara isso nao influencia no nossa turismo.:banana:

Imagine se tivéssemos o custo de vida mais baixo!:)
See less See more
Se almenos esse alto indice fosse almenos por uma justificativa de Manaus ser uma cidade cara por um motivi de o governo cobrar alto impostos sobre os produtos gerando assim dinheiro para o governo,mas nao a corrupçao e a logistica precaria assola Manaus e o estado.
Alimentação: 1º lugar(Logistica)

Lazer e Entretenimento: 3º lugar(A maioria dos turistas hoje em Manaus sao estrangeiros,no Amazonas o turismo é caro mesmo,porem depende hj voce se diverte,acredito que as ares de lazer relacionadas sejam noos principais pontos turisticos como o largo sao sebastiao.)

Moradia e despesas relacionadas: 4º lugar(Corrupçao assola a cidade,um exemplo é o cimento,basta ser amiguinho de politico e pronto,e olha que essa Fabrica obtem de incentivos sobre esse produto,ou seja injustificavel essa posiçao.)

Cuidados pessoais: 5º lugar(logistica,as pessoas so querem cobrar coisas importadas e tals,nao dando prioridade para a economia local,eu ate aqui na europa uso creme de crajiru minha avo trouxe,é otimo pra espinha)

Bebidas e Tabacos: 4º lugar(por mim podia ser o primeiro no ranking,e olha que eu fumo e muito,mas o fator por encarecimento nao tenho certeza mais concerteza é a logistica o PIM nao obtem isençao sobre tabacos,se eu nao me engano a fabrica da souza cruz,se localiza no interior de Sao paulo.)
See less See more
Que venha a br 319,isso tudo se modificaria.
Que venha a br 319,isso tudo se modificaria.
Verdade!:lol:
Simplesmente o custo de vida da cidade é alto, hotéis, alimentaçao, passagens aéreas, entretenimento, e etc, porém graças a nossa rica cultura encantadora e apreciada pelo Brasil e mundo, apesar de Manaus ser uma cidade cara isso nao influencia no nossa turismo.:banana:

Imagine se tivéssemos o custo de vida mais baixo!:)
Não mesmo. Afinal, turismo é caro de se fazer aqui ou em Marte(e olha que lá não tem uma cultura riquíssima:lol:) e o que mais tem neste mundo são pessoas querendo torrar sua grana, em lugares caros ou baratos.
See less See more
1 - 20 of 43 Posts
Status
Not open for further replies.