Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 10 of 10 Posts

·
Banned
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
IV Festival Amazonas de Jazz traz novidades para 2009​

12 de julho de 2009

Fonte: Portal Amazônia

Edição 2008 do Festival Amazonas de Jazz. Foto: Portal Amazônia

MANAUS - A quarta edição do Festival Amazonas de Jazz, programado para 16 e 26 de julho, trará novidades para 2009. Além de contar com as tradicionais oficinas, workshops, seminários e shows de artistas nacionais e internacionais, também fará apresentações nas zonas Norte e Leste da cidade e levará um espetáculo ao município de Presidente Figueiredo.

A idéia da Secretaria de Cultura do Estado é promover a decentralização do evento, levando a cultura também a outras regiões de Manaus e a outros municípios do Amazonas.

Neste ano, o Festival contará com a presença de Leny Andrade, Carmen Lundy, o saxofonista Vinicius Dorin e o pianista Laércio de Freitas.

Os 22 espetáculos da programação acontecerão no Teatro Amazonas, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro Cultural Largo de São Sebastião e Teatro Gebes Medeiros, assimo como nos locais de reuniões populares em bairros da cidade, entre eles o Teatro Luiz Cabral, Centro de Convivência Padre Pedro Vignola e Centro de Convivência do Idoso da Aparecida.

Os ingressos para os espetáculos já estão sendo vendidos na Bilheteria do Teatro Amazonas. A maior novidade nesta edição do festival é, inclusive, a venda e entrega de ingressos pela Internet para qualquer cidade do País.

Os interessados devem acessar o site www.culturamazonas.am.gov.br para fazer a aquisição. Os preços são de R$ 30 (platéia, frisa e 1º pavimento), R$ 20 (2º pavimento) e R$ 10 (3º pavimento).

- Os ingressos estão à venda a partir de hoje (10) e quem efetuar a compra em qualquer lugar do Brasil terá e entrega gratuita em sua casa, pois existem turistas que vêm especialmente para assistir ao festival e, a partir deste ano, vamos medir melhor o turismo cultural, com a nova ferramenta, afirmou o secretário de cultura, Robério Braga, durante entrevista coletiva de lançamento do evento.

Oficinas para formação de profissionais

Durante o evento, haverá oficinas para formação de profissionais tanto para confecção e conserto de instrumentos, quanto para iniciação musical em parceria com uma fabricante internacional de instrumentos.

Todas as inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (Sambódromo).

Atrações

O roteiro de dez dias de festival terá a participação do Madrigal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da CanJazz, Amazonas, Band Jazz do Amazonas, com Stanley Wagner, a jazz diva Carmen Lindy, chorinho com Laércio de Freitas e Edmilson Capelupi, a vanguarda NYC com o saxofonista Logan Richardson, o violonista Louis Hayes, News Jazz com JD Allen e, no encerramento, a convidada especial recém premiada com o Grammy Latino de Melhor Cantora, Leny Andrade.

Artistas convidados também ministrarão oficinas gratuitas em dias específicos.

Confira a programação do evento:

Programação: 16 A 26 de julho de 2009

16 de julho- quinta
Centro de Convivência do Idoso - Aparecida
19h - Madrigal da Universidade do Amazonas - UEA
20h - CANJAZZ

17 de julho- sexta
Teatro Luiz Cabral
19h- Quinteto de Abner Viana

18 de julho- sábado
Centro de Convivência da Família Padre Vignola
19h - Madrigal da Universidade do Amazonas - UEA
20h - Amazonas Band

19 de julho- domingo
Presidente Figueiredo
19h - Amazonas Band

21 de julho- terça
Teatro Amazonas
19h30 - Vinícius Dorin & Amazonas Band

22 de julho- quarta
Teatro Amazonas
19h30 - Jazz do Amazonas -Stanley Wagner
21h - Jazz Diva -Carmen Lundy

23 de julho quinta

Teatro Amazonas
19h30 - Chorinho-Laércio de Freitas e Edimilson Capelupi
21h - Vanguarda NYC -Logan Richardson

24 de julho sexta
Teatro Amazonas
19h30 - Música Brasileira -Jovino Santos Netto
21h - Lenda do Jazz -Louis Hayes and the Next Generation

25 de julho sábado
Teatro Amazonas
19h30 - Banda Local -Amazonas Band
21h - New Jazz -JD Allen

26 de julho domingo
Centro Cultural Largo de São Sebastião
19h - Amazonas Band
20h - Leny Andrade

Programação Acadêmica

20 de julho segunda
Oficinas e Apresentações Paralelas
Teatro Gebes Medeiros
9h - Orquestra de Repertório Popular
10h - Jam Session - Aberto ao público

21 de julho terça
9h - Jurupari Ensamble
10h - Oficina - Saxofone - Vinícius Dorin

22 de julho quarta
9h - Canjazz
10h Oficina - Improvisação e Secção Rítmica
Instrutores: Stanley Wagner, Hudson Alves e Airton Silva

16h- Seminário - Contemporânea de Percussão -Percussão Brasileira - Parte I
Instrutor: Vinícius Barros

23 de julho quinta
Centro Cultural Palácio da Justiça
9h - Grupo de Chorinho do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
10h - Oficina - Fraseado no Chorinho Piano e Violão
Instrutores: Laércio de Freitas e Edimilson Capelupi

Teatro Gebes Medeiros
16h - Seminário - Contemporânea de Percussão Brasileira - Parte II
Vinícius Barros

24 de julho sexta
Teatro Gebes Medeiros
9h - Oficina - Tópicos em Música Brasileira - Jovino Santos Netto
10h30 - Oficina - Bateria - Louis Hayes

25 de julho sábado
9h - Oficina de Audio - Clément Zular
Centro Cultural Palácio da Justiça
10h - Oficina - Saxofone - J.D. Allen

Oficinas

1)- Tema: Formação de Mestres em Flauta Doce e Iniciação Musical
Instrutor: Hernando Cobo - Mestre

Local: Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro - Sambódromo

Classe I: 12 a 14 de julho
Horário: 9h às 12h

Classe I e II 15 de julho
Horários: 9h às 12h para Classe I e 15h às 18h para Classe II

16 e 17 de julho: 15h às 18h para Classe II

2) -Tema: Técnica de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro
Local: Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro - Sambódromo
Instrutor: Freddy Velasco
Datas: De 21 a 24 de julho
Horários: 9h às 12h e de15h às 18h

3) -Tema: Seminário "Contemporânea" de Percussão Brasileira
Local: Teatro Gebes Medeiros
Instrutor: Vinícius Barros - Palestrante
Datas: 22 e 23 de julho
Horários: 16h às 18h

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?pag=old&idN=88150

·
Banned
5,008 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Ainda esse ano mais Cultura no Amazonas amigos, vamos ganhar o festival Amazonas de Dança em Agosto, a biblioteca cultural norte de referencia(Thiago de Mello) e a fundaçao do Fórum Permanente de Debates em Cultura da Amazônia (Fórum Amazônia de Cultura!:banana:

·
Registered
89 Posts
Realmente, é muito bom ver o incentivo cultural que a cidade de Manaus esta recebendo!
Existem no mundo inumeros festivais de Jazz, aqui em Montréal o festival de Jazz é o maior evento da cidade.Ele é considerado como um dos maiores do mundo.
Um dia quero participar do festival manaura! Vou ficar orgulhoso da minha terra!

·
Rudie Can't Fail
471 Posts
Realmente o Festival de Jazz está muito legal. Ainda não é um super festival, mas com certeza é uma super iniciativa, e todo ano eu vou e adoro. Além disso, os músicos sempre vem pra cá com muita vontade de tocar, então os shows sempre são fantásticos e muito empolgantes. Espero que todos os festivais sejam mantidos pelos próximos governos estaduais.

·
Rudie Can't Fail
471 Posts
e também 40 salas de cinema, o maior número do Norte e entre os maiores do Brasl. :banana:
Me desculpe, mas não adianta ter 40 salas de cinema se só tem uma dúzia de filmes em cartaz. Pra ter um bom circuito de cinema, é preciso variedade, e não apenas filmes ultra-comerciais. Manaus ainda está loooooonge de ter um bom circuito de salas de cinema. Muuuuuuuuito longe, e digo isso com pesar no coração.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Me desculpe, mas não adianta ter 40 salas de cinema se só tem uma dúzia de filmes em cartaz. Pra ter um bom circuito de cinema, é preciso variedade, e não apenas filmes ultra-comerciais. Manaus ainda está loooooonge de ter um bom circuito de salas de cinema. Muuuuuuuuito longe, e digo isso com pesar no coração.
@ cissa
Por gentileza, responda com sinceridade. Qual é a cidade brasileira, com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro e, talvez, BH, Porto Alegre e Curitiba, que possui mais de 12 filmes em cartaz? Muitas capitais (incluindo algumas metrópoles regionais) não chegam a ter nem metade da quantidade de salas de cinema que Manaus tem...
Mas como para alguns Manaus sempre é merecedora de muitas (muitas, muitas) críticas, para quê ter 40 salas se só estão em cartaz na cidade uma dúzia de filmes, não é mesmo?! Imagine nas cidades que tem bem menos de 40 salas... O povo deve estar assistindo os Telecines da NET ou alugando DVDs...

·
Rudie Can't Fail
471 Posts
@ cissa
Por gentileza, responda com sinceridade. Qual é a cidade brasileira, com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro e, talvez, BH, Porto Alegre e Curitiba, que possui mais de 12 filmes em cartaz? Muitas capitais (incluindo algumas metrópoles regionais) não chegam a ter nem metade da quantidade de salas de cinema que Manaus tem...
Mas como para alguns Manaus sempre é merecedora de muitas (muitas, muitas) críticas, para quê ter 40 salas se só estão em cartaz na cidade uma dúzia de filmes, não é mesmo?! Imagine nas cidades que tem bem menos de 40 salas... O povo deve estar assistindo os Telecines da NET ou alugando DVDs...
Com toda sinceridade, eu não me contento com pouco. Pode ter certeza que Porto Alegre, Curitiba, BH, como vc citou, até alguns anos atrás, não tinham muita variedade na oferta de filmes em cartaz. Recife tem hoje o segundo festival de cinema mais importante do país, assim como o de Brasília também é muito bom, e isso influencia na cultura das pessoas. O festival de Goiânia, que é de filmes de aventura e ecologia, é conhecido mundialmente. Aqui em Manaus já cheguei a esperar 6 meses pra entrar filme ganhador de Oscar em cartaz, o qual tive que ir assistir correndo pois só ficou em cartaz 1 semana.

Para alguns, desenvolvimento é viaduto, para alguns outros, a cultura é mais importante pois se a cultura está mais desenvolvida, é sinal de que a qualidade de vida como um todo está mais enraizada na sociedade. Pra fazer uma comparação básica, a questão que eu coloquei pode ser comparada a ater TV a cabo e poder assistir um documentário bacana no canal da Nat Geo ou um filme bom na HBO/Telecine, mas ao invés, escolher assistir Big Brother na Globo.

E pra finalizar, assim como era quando eu morei em outras cidades, gosto muito de Manaus, mas não vou fechar os olhos pra seus problemas nem deixar de fazer críticas construtivas ou deixar de fazer minha parte em melhorar as coisas. Manaus merece tudo do bom e do melhor para todos, mas ficar esperando cair do céu ou achar que coisas mal feitas são normais não vai adiantar em nada.

·
Banned
5,149 Posts
Com toda sinceridade, eu não me contento com pouco. Pode ter certeza que Porto Alegre, Curitiba, BH, como vc citou, até alguns anos atrás, não tinham muita variedade na oferta de filmes em cartaz. Recife tem hoje o segundo festival de cinema mais importante do país, assim como o de Brasília também é muito bom, e isso influencia na cultura das pessoas. O festival de Goiânia, que é de filmes de aventura e ecologia, é conhecido mundialmente. Aqui em Manaus já cheguei a esperar 6 meses pra entrar filme ganhador de Oscar em cartaz, o qual tive que ir assistir correndo pois só ficou em cartaz 1 semana.

Para alguns, desenvolvimento é viaduto, para alguns outros, a cultura é mais importante pois se a cultura está mais desenvolvida, é sinal de que a qualidade de vida como um todo está mais enraizada na sociedade. Pra fazer uma comparação básica, a questão que eu coloquei pode ser comparada a ater TV a cabo e poder assistir um documentário bacana no canal da Nat Geo ou um filme bom na HBO/Telecine, mas ao invés, escolher assistir Big Brother na Globo.

E pra finalizar, assim como era quando eu morei em outras cidades, gosto muito de Manaus, mas não vou fechar os olhos pra seus problemas nem deixar de fazer críticas construtivas ou deixar de fazer minha parte em melhorar as coisas. Manaus merece tudo do bom e do melhor para todos, mas ficar esperando cair do céu ou achar que coisas mal feitas são normais não vai adiantar em nada.
O Cinemark (studio 5) tem uma programação alternativa, durante as tardes de segunda a quinta. Não sei muitos detalhes, mas segundo me disseram, exibe filmes fora do circuito muito comercial, com produções de diversos países.
Eu já passei pela experiência de querer assistir um determinado filme, acessar a página do Cinemark e não constar cópia pra Manaus. Espero que o grande crescimento da cidade nos últimos anos resulte tb numa melhor oferta de filmes de arte. Se houver demanda o suficiente... Ou entao, que a oferta crie demanda.

·
Amazônico
7,450 Posts
Manaus possui uma grande variedade na oferta de filmes em cartaz , e acredito que por aqui deve existir mais de 30 salas de cinema , quando souber maus detalhadamente eu irei corrigir

·
Amazônico
7,450 Posts
Manaus com certeza é uma cidade cultural, e olha que as coisas não se prendem à nossa cultura local, mas temos opções desde pequenos festivais de praças como os de grande porte como o Festival de Ópera, Festival de Jazz, Festival de Cinema... sem falar no boi-bumbá, nas quadrilhas e nas diversas opções de cultura clássica, como as encenações teatrais, e também 40 salas de cinema, o maior número do Norte e entre os maiores do Brasl. :banana:
Por isso o nosso Teatro Amazonas além de ser um resquicio do período fabuloso da borracha , e belo predio arquitetônico que encanta a todos e que é conhecido mundialmente ! contudo isso na atualidade o que temos são várias programações culturais de respeito , Festival de ópera e as encenações teatrais , todo um glamour ainda presente na capital amazonense

Manaus a capital cultural da ópera !!!

1 - 10 of 10 Posts
Status
Not open for further replies.