Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 1729 Posts

·
Banned
463 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Novos renders.
Ponte Manaus-Iranduba.

I

01.

02.

03.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

14.

A Ponte sobre o Rio Negro terá um comprimento total de 3.505 metros, incluindo aí as rampas de acesso nos pontos de chegada e saída em Manaus e em Iranduba. Em termos de vãos, serão 73 vãos, sendo que estes vãos terão – em sua grande maioria, uma extensão 45 metros entre cada pilar.

A extensão do trecho estaiado – onde estarão afixados os canos de sustentação, chamados estais, será de 400 metros. Ainda nesse trecho estarão os dois maiores vãos da ponte, em sua parte central, com 200 metros de comprimento, sendo um de cada lado da torre central, em formato de diamante, que terá exatos 182 metros de altura.

A largura total da ponte será de 20,70 metros, o que disponibilizará quatro faixas de tráfego – duas de cada pistas, além de passeio para pedestres em ambos os lados da pista. No trecho estaiado, a largura será um pouco menor, da ordem de 20,60 metros, por conta da colocação dos estais, dos cabos de fixação e apoio nesse trecho.

A altura do vão central será de 55 metros, contados do tabuleiro da ponte até o bloco do pilar maior na cota 30, ou seja, na maior enchente do rio. Na vazante, esse número aumenta. O secretário de Infra-Estrutura, Marco Aurélio de Mendonça, disse, exemplificando, que “na hipótese de que o rio tenha uma vazante de 10 metros, esse número subirá para 65 metros”. Esse número permite que transatlânticos, que navios de grande porte possam passar por sob a ponte e chegar até o arquipélago das Anavilhanas ou outro destino qualquer, sem nenhuma preocupação. Essa cota poderia ser bem menor, reduzindo consideravelmente o custo da obra, mas por determinação do Governo do Estado essa cota foi mantida para garantir total segurança e tranqüilidade para a navegação a montante da ponte, ou seja, em direção às cabeceiras do rio.

Voltando a falar da torre central, seu formato em diamante será o primeiro a ser construído no Brasil, com uma altura de 182 metros, o que equivale a um prédio de 60 andares. “Uma pessoa que se posicionasse no ponto mais alto desse pilar, teria uma visão bem abrangente do cenário local, talvez até do arquipélago das Anavilhanas de um lado, e do Encontro das Águas a jusante”, explicou o secretário.

Esse vão central – com 400 metros de extensão, terá o apoio de 104 estatais, que são os cabos de sustentação. Aponte toda terá 426 vigas pré-moldadas. Os locais de acesso, de um lado e outro, aqui em Manaus e no Iranduba, foram escolhidos a permitir uma inclinação mínima da rampa, que ficará em 3,01% - no máximo, o que permitirá o tráfego de carros e cargas de qualquer porte, como por exemplo de tijolos, sem os problemas verificados atualmente quando do desembarque das balsas, cuja inclinação não é a ideal para esse tipo de carga.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Valeu pelas imagens, jblue!
Já estou sonhando com essa ponte... hehehehe
Um abraço!

·
Registered
5,952 Posts
Realmente digna de ser chamado de Mega projeto!

Concordo com o Gutoo, se a área de estaio fosse maior a ponte seria ainda mais bonita, pois o projeto seria mais harmônico!

Mas o importante é que Manaus será beneficiada com um grande e importante projeto!

·
Banned
463 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Ficará muito bonita! Há projeto para mais uma ponte, sobre o rio Solimões, para interligar definitivamente Manaus a Porto Velho pela estrada sem precisar de balsas?
:eek:hno::eek:hno:
Infelizmente não há. Até porque não há mais estrada. O mato engoliu faz muito tempo.

·
Banned
463 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Lindos renders Jblue, uma megaconstruçao para o nosso País 182 metros de altura , 4 pistas e passeio para pedestres :eek2: PARABÊNS MANAUS:nuts:
286 POSTS!!!
JOIN DATE DECEMBER 2007(DEZEMBRO)!!!

·
:)
18,427 Posts
Adoro participar e dar Opinioes nos projetos do nosso Brasil.:lol:

Faz muito bem. :p

Agora, falando da ponte, vai ficar muito bonita, e também bem alta, 182 metros... :)

·
Banned
3,705 Posts
A ponte vai ficar demais!!!
Concordo com o Guto: ela ficaria mais bonita se fosse toda estaiada, mas assim ficou boa também!!!:eek:kay:

Ah! a possibilidade de uma outra ponte sobre o rio Solimões, está descartada por enquanto. Isso porque o governo já está planejando uma ligação de iranduba com a BR-319. Acho que passando por Manacapuru. A estratégia e aumentar o táfego e consolidar de uma vez por todas a nova RM de Manaus, além de dar uma nova porta de entrada para o turismo no interior em cidades como Novo Airão e a própria Manacapuru!:)

De qualquer forma, acabando de uma vez por todas com o isolamento terrestre de Manuas já está ótimo. Mas não seria nada mal ter uma outra ponte sobro o solimões. Essa teria uns 10 Km de comprimento. Essa sim seria uma puta ponte!!!:D

·
Registered
606 Posts
nossa, muito bons os novos renders.

só que agora as cidades que vão ter melhor acesso com a ponte precisam investir em algo também, porque atravessar pra não ter nada do outro lado é o mesmo que ter uma ponte de enfeite.

·
5,549 Posts
Está ponte vai impulsionar a agricultura e a Pecuária em Manaus, pois no lado de Iranduba é onde fica a maioria dos produtores da Região que sofrem nesta travessia de balsa para fazer entregas na capital, uma delas é a COAPIR, que tem apoio do Governo do estado, visitei as Fazendas e fiquei impressionado com tanta estrutura e uma produção tão reduzida, assim como a falta de mão de obra, mas com a ponte fica mais fácil à migração de trabalhadores da Capital, dos empreendedores, dos compradores e a melhora da qualidade devido à redução do tempo de exposição dos produtos FLV.

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Outra coisa que eu achei estranha foi esse paredão de concreto entre o maior vão!

Eles estão aí por uma razão, mas a ponte ficaria mais bonita se fossem colunas iguais as outras.

Eu gostei muito da ponte, mas não sei, ela fica desarmônica!

Se fossem, sei lá, duas torre estaiadas, ou se a ponte fosse menor com uma torre só.

Eu não sei explicar, mas alguma coisa não me agrada 100%!

Mas não deixa de ser uma obra muito importante e impressionante!

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Está ponte vai impulsionar a agricultura e a Pecuária em Manaus, pois no lado de Iranduba é onde fica a maioria dos produtores da Região que sofrem nesta travessia de balsa para fazer entregas na capital, uma delas é a COAPIR, que tem apoio do Governo do estado, visitei as Fazendas e fiquei impressionado com tanta estrutura e uma produção tão reduzida, assim como a falta de mão de obra, mas com a ponte fica mais fácil à migração de trabalhadores da Capital, dos empreendedores, dos compradores e a melhora da qualidade devido à redução do tempo de exposição dos produtos FLV.
Tens razão. Hoje em dia, os municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Manaquiri, Caapiranga, Beruri e Anamã abastecem Manaus com hortaliças, legumes e uma parte da carne bovina e do leite consumido na capital. Não quero fazer qualquer tipo de apologia ao ex-governador A. Mendes (vulgo "Negão" :lol:), mas o Projeto "Terceiro Ciclo" foi muito bem conduzido nos municípios do entorno de Manaus.
A obra da Ponte Manaus-Iranduba, além de facilitar e dinamizar o tráfego de pessoas entre a capital e tais municípios, vai permitir um fácil escoamento da produção agropecuária dessa região vizinha ao Município de Manaus, integrando a Região Metropolitana e consolidando o "Cinturão Verde" da capital amazonense.

1 - 20 of 1729 Posts