a foto 3 lembra a marechal deodoro em Curitiba.
já o restante, acho que Manaus tem muito pra evoluir pela população e pelo tamanho do PIB que tem. Sinceramente achei fraca a cidade em termos de construções e organização, exceto pelas fotos 12 e 16 e 17 que parecem ser uma nova tendência na cidade, nestas fotos se vê uma coisa mais elaborada, digna da capital da amazônia.
Pela importância da cidade merecia portos muito melhores que o que a gente ve na 20 até a foto 22, muito improviso.
Com certeza, Manaus tem muito mesmo a evoluir, assim, como TODA e qualquer cidade brasileira. E como vc disse, com o 7º maio PIB, isso está se tornando mais fácil.
A cidade não é fraca em termos de construção. Na verdade não existe um conceito para isso, depende dos olhos de quem vê. Aliás, qual seria seu conceito para uma cidade forte, em construções?
O que ocorre em Manaus é que a cidade não tinha até há alguns anos atrás, uma cultura de cidade vertical. A cidade cresceu sem planejamento no sentido horizontal, e mesmo para a classe média e alta que surgia na cidade, a preferência era para os condomínios horizontais.
A cidade começou a se verticalizar em meados de 2002 e teve seu ápice em 2006. No triênio 2004-2006, dezenas de novos edifícios comerciais foram erguidos, e já para 2006-2008, são mais de 80 empreendimentos em construção. E a expectativa para até 2010 é melhor ainda, espera-se criar 16mil vagas na construção civil.
Mas não é só isso, o mercado da construção aquece também no comércio: são ois shoppings de grande porte em construção, um em expansão e pojetos de expansão para mais dois.
Novas redes chega a Manaus: só o Carrefour, que está abrindo o seu sexto hipermercado em Manaus, que será o maior do Norte-Nordeste, planeja abrir mais 3 unidades até o fim de 2009.
Três viadutos e passagens de nível em construção, projeto para mais 6, constrção ne novas avenidas, alargamento de outras, contrução da ponte Manaus-Iranduba... são apenas algumas das obras tocadas atualmente em Manaus.
Essas fotos não são tão recentes, então não mostram a verdadeira realidade que Manaus vive atualmente. As mudanças já são claras, mas até 2010, será mais evidente ainda. Manaus será outra cidade.
Sobre o porto, não é bem esse aí da foto, que serve apeas para a descarga de pescados em um das feiras de Manaus. O Porto Privado de Manaus, ou Estação Hidroviária, é esta aqui: