SkyscraperCity Forum banner

Manaus - Amazonas - Cheia histórica do Rio Negro na Amazônia.

12999 Views 29 Replies 18 Participants Last post by  CelsoChaves
Pessoal, este ano os rios da Amazônia ocidental estão com os níveis bem acima da cheia de 2009, até então considerada a maior. Em 2012 o Rio Negro superou a marca de 3 anos atrás e invadiu as ruas dos bairros das zonas oeste e sul da cidade. Zona sul onde se localiza o Centro da capital da Amazônia. Segue uma coletânea de fotos com os registros desse fenômeno da natureza que todo ano acontece, mas que em 2012 teve o seu maior ápice!

Cota atual do Rio Negro (23/05/12) em 29,92 metros. Em 2009 sua cota ficou em 29,77m, sendo que este ano o rio deve encher até meados dos dias 20 a 23 de junho, portanto, ainda tem um bom período de cheia.

A foto mais recente tirada hoje de manhã (23/05/12)

Fonte: http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hpho...4472_117411058274909_1953377_1460804301_n.jpg

Foto: Evandro Seixas

Fotos: Portal A Crítica

Fonte: Portal A Crítica

Fotos: Alexandre Alcântara

Fonte: http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hpho...05140_117411058274909_1943061_752192928_n.jpg

Fotos: Antônio Cardoso (Ponta Negra)

Fonte: No Amazonas é assim...

Foto: Autor Desconhecido

Foto: Erik Silva

Foto: Aberto César Araújo

Foto: Antônio Cardoso (Ponta Negra)

Gol Anfíbio versão exclusiva pra Manaus ... :lol:

Fonte: http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hpho...19598_100002396133184_654497_1670359505_n.jpg

Fotos: Alexandre Alcântara

Foto: Portal A Crítica

Fotos: Arnoldo Riker

Foto: Carlos Atala

Foto: Antônio Cardoso (Ponta Negra)

Fonte: Portal Em Tempo

Foto: Elenuza Teles

Foto: Cristina Ferreira

Foto: Pedrinho Melo

Cemitério no Careiro da Várzea na Grande Manaus

Foto: Chico Batata

Foto: Odair Leal

Foto: Zé Mário

Foto: Manaus.ASB

Foto: Alisson Brazil

Foto: Antônio Menezes

Em 10/05/12

Foto: Erik Braga

LIXO

Foto: Alexandre Alcântara

Na BR-319...

Fotos: Carlos Eduardo

Foto: Emerson Pessoa

Interior ...

Foto: Moisés Augusto

Na capital...

Foto: Amazon Rainforest

Foto: Flávio Gomes

Fonte: http://g1.globo.com/amazonas/notici...gada-no-centro-de-manaus-temem-prejuizos.html

Fotos: Autor desconhecido

Cadê a praia???

Fonte: Porta A Crítica

Foto: Michell Melo

Fonte: Portal Amazonia.com

O lado cômico da cheia...

Fonte: Portal D24AM

Fonte: Facebook - "Eu falo Amazonês"

Fonte: D24AM

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol:

Piada :lol:

Fonte: http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hpho...753530_197605776991210_719458_850858263_n.jpg

Na seca (vazante) é assim ...

Fotos: Natassya França

Agradeço a todos os foristas do Amazonas Notícias que fizeram os registros das fotos da cheia deste ano e com sua colaboração pude fazer este thread!
See less See more
90
1 - 20 of 30 Posts
Corrigi meu nome aí Alexandre: é Alisson e não Allyson ;)
O Estado do Amazonas sofre bastante. 90% dos municípios estão em situação de emergência, e a mídia nacional prefere mostrar com ênfase, a greve do transporte público de São Paulo como algo extraordinário. :eek:hno:
#2 = corrigido

Lembrando que a cheia não atinge nem 1% da população total da cidade. Fica restrita as poucas ruas nas partes mais baixas da orla da cidade.
Estive em Manaus ano passado, o rio tinha subido um pouco e estava um cheiro horrível de peixe podre, imaginem agora, como as autoridades deixam estas crianças tomarem banho nesta água imunda, isto na verdade é puro esgoto, eu pude constatar, o mau-cheiro é...
vejam um caminhão colocando um líquido, deve ser detergente para amenizar, e o lixo nem se fala.
See less See more
Na verdade isto é o centro da cidade, onde fica o mercadão.
Impressionante !

(sei que são coisas diferentes, mas me lembrou quando a maré sobe e invade Belém)
Na verdade isto é o centro da cidade, onde fica o mercadão.
^^
Também, mas o Centro ganha mais destaque por conta da grande movimentação, porém, há alguns bairros que estão em situação pior que o Centro. São Raimundo por exemplo tem várias ruas cuja a água alcançou quase 1 metro acima da rua.
Com relação às crianças na água. Cara, tudo bem que elas não deviam estar alí, mas elas próprias desobedecem os pais e fazem o que a foto mostrou. Depois que fica cheias de doenças e que vem dar de santas :angel:

Impressionante !

(sei que são coisas diferentes, mas me lembrou quando a maré sobe e invade Belém)
^^
Parece e não parece. A diferença que a nossa "maré" sobe 6 meses continuamente para nos outros 6 meses descer da mesma forma!
See less See more
Impressionante !

^^

Pra quem é de Manaus até estranha esse fenomeno.
See less See more
Ótimo thread. Mostrando um momento pelo qual passa a capital e o estado do Amazonas. Bom demais o lado cômico da coisa. :lol:
Isso é um desastre natural, assim como ocorre em várias cidades do país afora como os deslizanmentos no sul e sudeste onde as cidades tbm são muito prejudicadas, talvez até mais.
Essa praia da Ponta Negra qdo o rio está baixo é muito linda.
See less See more
Nossa esse povo é sem noção eim, tem muita mulambina circulando no sangue, por isso não pegam nada... nadar no meio dessa sujeira, tá parecendo a Índia isso ai.
Impressionante!
Legas as fotos desse registro e a parte cômica é valida:lol:

Claro que comparado ao Rio Negro e aos rios amazonesenses em geral, o resto dos rios brasileiros são poças d'água, mas... não tem como conter o avanço do rio com alguma obra?

É absurdo que uma capital do porte de Manaus fique a mercê das cheias do rio.
See less See more
Qual a diferença (em metros) dos períodos máximos de cheia e vazante?
^^
A maior seca foi registrada com a cota d'água em 13 metros e a maior (este ano) na casa dos 30 metros, logo a diferença fica em 17 metros entre seca e cheia.

Legas as fotos desse registro e a parte cômica é valida:lol:

Claro que comparado ao Rio Negro e aos rios amazonesenses em geral, o resto dos rios brasileiros são poças d'água, mas... não tem como conter o avanço do rio com alguma obra?

^^
Acho que tem como evitar, mas seria uma obra grande demais e não é todo ano que as água invadem os bairros da orla.

É absurdo que uma capital do porte de Manaus fique a mercê das cheias do rio.
See less See more
Impressionante as fotos, o que mais me chamou a atenção foi a diferença do rio entre o período de cheia e o período de "seca"!

Impressionante !

São coisas diferentes, Belém fica próximo ao litoral, por isso, não sofre cheias como ocorre no Amazonas e parte do Pará!

O fenômeno de maré cheia em Belém ocorre quando coincide chuvas fortes, maré alta e lua cheia, acontece em abril, salvo engano, são poucas vezes e dura cerca de 2 horas, esse ano aconteceu entre os dias 7 e 9 de abril por volta de meio dia e meia noite cada uma, resumindo, se for juntado todo o tempo de alagamento não dura nem 24 horas, sendo que o alagmanto afeta a região do ver-o-peso, mas que é ruim é!
See less See more
Caramba, nao sabia que Manaus ficava assim quando o Rio subia. Invade mesmo a cidade.
Lembrou um pouco Rio Branco na cheia histórica que teve por lá recentemente.
Caramba, nao sabia que Manaus ficava assim quando o Rio subia. Invade mesmo a cidade.
Lembrou um pouco Rio Branco na cheia histórica que teve por lá recentemente.
não fica... é uma cheia histórica :)
Pow, tava subentendido né...
Tanto e que mencionei cheia histórica em Rio Branco.

E o thread fala de cheia histórica...
Pow, tava subentendido né...
Tanto e que mencionei cheia histórica em Rio Branco.

E o thread fala de cheia histórica...
sim, eu percebi isso, mas ficou parecendo que Manaus sempre fica assim durante as cheias rs
See less See more
1 - 20 of 30 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.