SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Manaus produz três mil toneladas de lixo
12 de junho de 2008.


MANAUS - A produção diária de lixo da população de Manaus passou, neste ano, para três mil toneladas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Até o final do ano passado, a produção, por dia, era de 2,5 mil toneladas.

O aumento já preocupa a Semulsp, segundo informou a secretária adjunta, Suely D’Araújo. “Se a produção de lixo continuar crescendo, não teremos locais adequados para depositá-lo”.

De acordo com ela, desde 2007, a Semulsp tem feito estudos sobre a criação de um novo aterro. A proposta é que os licitantes apresentem à Prefeitura de Manaus áreas licenciadas para a criação de aterro e que esteja dentro do que prevê a lei, como, por exemplo, respeitar a distância mínima de 200 metros de aeroportos.

Adubo

Suely disse também que parte do resíduo orgânico coletado é transformado em adubo. “O lixo das feiras da banana, da Manaus Moderna, Ceasa e de poda de árvores viram adubo para hortas e praças do município”, afirmou.

A secretária sugeriu que a população, também, utilize o lixo orgânico (domiciliar) como adubo. “A decomposição deste resíduo é benéfíca ao solo”, afirmou.

Coleta e aterro

Em março deste ano, o prefeito Serafim Corrêa e o secretário da Semulsp, Paulo Farias, informaram que a prefeitura gasta, em média, R$ 5 milhões, por mês, com os serviços de coleta e aterro de lixo em Manaus.

Segundo Farias, as empresas de coleta de lixo Enterpa Engenharia Ltda. e Tumpex Empresa Amazonense de Coleta de Lixo Ltda., cobram, em média, R$ 60 por tonelada de lixo recolhida nas ruas.
 
1 - 2 of 2 Posts
Top