SkyscraperCity banner
1 - 3 of 3 Posts

·
Civilização entre rios.
Joined
·
2,545 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://economia.uol.com.br/ultnot/m...r-reducao-menor-do-ipi-em-sp-04023764C4B15346


Durante o anúncio de prorrogação do IPI menor, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reclamou de alguns governadores, incluindo José Serra, de São Paulo.

Segundo Mantega, eles teriam adotado medidas que impediram uma redução maior nos preços de eletrodomésticos, depois dos cortes no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) promovidos pelo governo federal.

"Alguns governos estaduais, enquanto nós baixamos o IPI, implementaram a substituição tributária. Isso antecipa o imposto a ser pago e tira capital de giro das emrpesas. Neutralizou uma parte da redução que o governo fez. Os empresários, então, não repassaram para os preços a totalidade. Isso foi feito em São Paulo, e eu vou conversar com governadores, porque de certa forma eles se aproveitaram [dos cortes do governo]".

O ministro afirmou que o IPI de eletrodomésticos caiu de 5% a 10%, nem todos os produtos tiveram seus preços finais reduzidos nessas proporções, conforme reportagem publicada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (acesso à íntegra do texto para assinantes do UOL ou da Folha).

Mantega citou como exemplo as geladeiras, que tiveram redução média no preço final ao consumidor de apenas 2,89%.
 

·
Registered
Joined
·
2,735 Posts
A substituição tributária é uma ótima ferramenta para acabar com a sonegação de impostos, o governador está de parabéns por mais uma medida acertada !!
 
1 - 3 of 3 Posts
Top