Antiga FACIM reduzida a escombros
AS instalações da ex-FACIM, nomeadamente o conjunto de pavilhões que albergaram exposições de vária natureza durante cerca de 60 anos, já estão praticamente reduzidas a escombros, prevendo-se que a breve trecho seja erguido no local um complexo que inclui restaurantes, hotéis, escritórios, entre outros.
Maputo, Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2011:: Notícias
A demolição das instalações iniciou há sensivelmente mês e meio, restando neste momento apenas alguns poucos escritórios como é o caso do local onde funcionou a CTA e ainda o complexo Macaneta, para além do muro de vedação que ainda não foi removido.
A nossa Reportagem esteve no local e constatou que aquilo que eram pavilhões estão reduzidos a escombros. Toneladas de entulho, ferro, madeira, entre outros materiais são o testemunho do que em tempos constituiu o lugar de atracção de centenas de citadinos, particularmente nos meses de Agosto, quando era aberto para acolher a tradicional feira.
O presidente do município do Maputo, David Simango, confirmou à nossa Reportagem terem sido cumpridas as demarches legais e as obras de demolição foram autorizadas conforme mandam as posturas.
Questionado sobre se já havia algum projecto em concreto para o local, Simango indicou que se tal existe ainda não foi submetido à consideração do município.
Até aqui, segundo Simango, a edilidade apenas foi posto ao corrente sobre o que constitui o pensamento dos proprietários.
As instalações da FACIM foram vendidas a um grupo imobiliário designado Constellation a 12 milhões de dólares norte-americanos, em 2009.