SkyscraperCity banner
1 - 16 of 16 Posts

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Nossa, que fantastico, muito boa, imagina fazer uma d ehoje, quase impossível.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Essa maquete ta no museu do ipiranga. Tem uma bem legal do inicio da colonizacao no pateo do colegio

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Acho que errei na datação !!! o período da maquete é anterior ao século XX, apenas observar o tamanho da cidade, já da para perceber que não é do séc. XX ! Me desculpem !

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Fortal, sensacional mesmo, ele fica no Museu do Ipiranga e existe inclusive uma apresentação com efeito de luzes sobre os locais que eram na cidade antigamente !!!

Bom Arpels, eu também não sei o que são esses muros e se de fato eles existiam !!! ma tá parecendo que é para dividir o terreno ou para contenção das chuvas e desbarracamentos ! procurarei uma foto antiga dessa época pra verificar se haviam esses muros...

·
Old is new
3,787 Posts
Muito legal essa maquete, já vi ao vivo no Museu do Ipiranga :)
Esses muros (pelo menos parte deles), eram sim para defender a cidade de ataques de saqueadores e tribos indígenas inimigas da que 'reinava' na cidade junto com os jesuítas, que era a do Cacique Tibiriçá. Contruídos originalmente somente ao redor do Pátio do Colégio, logo após a fundação, eram de pau-a-pique, e foram aumentados durante os anos até serem destruídos no fim do século XIX, para que a cidade pudesse crescer. Sendo que algumas poucas partes dele existiram até meados da década de 60, em algumas ruas do centro. E nessa década foram descaradamente demolidos por completo =/

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #13 ·
^^ Puxa, esses muros preservados hoje seriam um feito inédito também para a história da cidade, já que a única construção de pau a pique existente em toda a metrópole é o solar da marquesa ! imagine alguns muros no meio do centro !!! poderíamos falar que era até algo arqueológico de civilizações passadas ! hehe

·
Tupy or not tupy
517 Posts
Eu já a vi no Museu..tentem vê-la pessoalmente, é mto legal!

1 - 16 of 16 Posts