Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Retirado da Wikipédia:

Maquiné é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 29º40'30" sul e a uma longitude 50º12'26" oeste, estando a uma altitude de 12 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7 559 habitantes. Possui uma área de 625,24 km². Um município litorâneo mas fora da orla marítima, do outro lado da BR-101, Maquiné está apostando no turismo como uma alternativa para o seu desenvolvimento. O turismo ecológico é o carro-chefe de Maquiné, essa cidade tranqüila, no sopé da Serra do Mar.

Entre suas principais atrações estão inúmeras cascatas e as enormes reservas de Mata Atlântica lá existentes. A visita a essa cidade pode ser um bom complemento para quem quiser conhecer algo mais do que praias e lagoas durante uma viagem ao litoral gaúcho.

Duas das maiores cascatas de Maquiné, a Garapiá, a 12 quilômetros do centro, com 30 metros de altura; e a Escangalho, a 6 quilômetros, com 70 metros de altura, têm acessos em estrada de chão em bom estado. Essas duas cascatas são formadoras do Rio Maquiné, onde outra atração são as fortes corredeiras. Suas nascentes são formadas com as mais puras águas do Rio Grande do Sul, existindo água potavel em todo curso de seus rios.

Maquiné é um município bastante agradável, porém abaixo da média estadual. Isso se deve ao fato de que o munípio tem restrições de crescimento, para que seja sempre mantido a vasta área verde em meio a vales, morros e belas cachoeiras. Segundo ambientalistas, cerca de 3% de toda Mata Atlântica se encontra em Maquiné.

Maquiné é composta por uma grande zona rural, alguns distritos e a sede municipal, que leva o nome do município. Na área urbana (cidade de Maquiné + distrito de Barra do Ouro) residem apenas 2.000 habitantes, o que torna o município basicamente rural.

Alguns dados sobre a população:

Dos quase oito mil habitantes de Maquiné, atualmente, grande parte são descendentes de italianos. Cerca de 35% dos moradores têm origem italiana. Outra grande parte da população, mais ou menos 25%, são de origem alemã. Famílias descendentes de brasileiros, portugueses e açorianos, totalizam cerca de 30%. Os outros 10% da população se divide em russos, poloneses, índios e negros. A faixa etária da população é bastante diversificada, tendo um certo equilíbrio entre o número de jovens, adultos e idosos.

Site da cidade: http://www.maquiners.com.br

Primeiro vou postar algumas fotos garimpadas da net, para que possam ter uma idéia do que é o município.

Serra do Umbu, próxima à divisa com São Francisco de Paula (antiga "Rota do Sol")

Morros e nuvens

Cachoeiras

Cânion da Serrinha, de propriedade da família Marques (fica dentro da nossa fazenda).:D

Cachoeira existente no cânion. Ela tem cerca de 500 metros e possívelmente é uma das maiores do Brasil. Como ainda não foi catalogada, não possuo dados corretos sobre a mesma, mas pretendo, com o tempo batizá-la como "Cascata da Serrinha" ou "Cascata Rodrigo Marques" =P

Agora as minhas fotos::cheers:

1. Saindo de POA pela Freeway (foto artística hahah)

2. Já na BR-101, 100 km depois, no acesso a Maquiné.

3. Loja, na entrada da cidade.

4. Posto da marca Charrua (nada tradicionalista, tem até as cores do estado)

5. Avenida principal (sob os melhores cuidados do DAER)

6. Palmeiras foram plantadas em toda a sua extensão.

7. Adoro essa casa.

8. O arranha-céu da cidade, extrapolando todos os limites de altura previstos.:lol:

9. Casa ao lado dele.

10. "Skyline"

11. Uma casa e alguns bares.

12. Gostei desse, o nome dele é "Confraria Pub Bar"

13. Igreja

14.

15.

16.

17. Casa ao lado da igreja.

18. Outro grande edifício.:D

19. Av. General Osório, a principal da cidade.

20. Uma casinha simpática, com duas senhoras sentadas sorridentes observando a rua.:D

21. Em uma rua transversal, a agência dos Correios.

22. Casinha.

23.

24.

25.

26. Parquinho.

27. Voltando à avenida principal.

28. Prédio de 1923, recém restaurado.

29. Gostei desta casa em construção. Desculpem o ângulo, mas eu não quis mostrar os pedreiros trabalhando na obra.:D

30.

31.

32. Um pequeno centro comercial.

33. Agência do banrisul, em uma rua transversal.

34. Açougue.

35. Escola estadual.

36.

37.

38.

39. Gosto deste morro.

40.

41.

42.

43. Fiquei na cidade até escurecer, depois fui para Barra do ouro, o maior distrito depois da sede.

Devido ao tempo ruim e a falta de tempo, não pude mostrar nem 10% das belezas do município, mas espero que tenham gostado.:)

·
...
6,549 Posts
Gosto de ver quando cidades pouco conhecidas no RS aparecem por aqui, ainda mais quando é menosprezada, como é o caso de Maquiné, que a maioria só conhece por uma casa de doces a caminho do litoral :D

Desta aí eu tenho muito boas lembranças! Lembro-me que fui visitar umas cascatas nesta Barra do Ouro em 9X quando eu só tinha 17 aninhos :D..hehe..Muito legal, águas limpas, tomamos muito banho e fizemos um baita trilha mata a dentro!

Estranho que estas colonias "vittarianíssimas" do litoral sejam tão pobres, o caso de Maquiné é emblemático, mas não é isolado, o mesmo vale para Itati, etc e toda colônia alemã e italiana do litoral norte que não prosperou. Tem vários livros de história falando disso. Mas bem, pelo menos os alemães introduziram o cultivo da banana por aí :banana: :(

Gostei deste caracol, parece a versão "gaúcha" da Serra do Rio do Rastro. Rastro..hehe.

A cidadezinha de Maquiné tem vários prédios bem simpáticos, começando com a Loja da foto 3. Gostei destas sacadas com o verde.

A foto 4 é da Marca Charrua! de Lajeado :cheers:, inclusive o dono é primo da minha mãe e ele tem sítio perto de casa. Tem 250 postos pelo RS.

A Avenida principal esta bonitinha, ajardinagem razoável e o morro ao fundo dá um charme especial. Pena mesmo o asfalto.

A casa da foto 7 é bonita. Mais uma vez o detalhe do verde e em madeira. Gosto de casas baixas assim. Só não gostei muito deste telhadoi superior.

Muito bonita a foto 11, o predio tem uma arquitetura bem ousada para o lugar...hehe. O mesmo pode se dizer do Bar. Devem ser poucas cidades do mesmo tamanho com bares com este aspecto de "Irish Pub" da Padre Chagas! :)

A igreja é bonita, bem italiana, mas sei lá, não gosto muito, prefiro igrejas com torres mais altas com feições "alpinas" :D
Gostei mais da traseira dela ;)

Bonita a foto 20! Gosto de casas de madeiras, Para morar é uma maravilha. Ainda vou morar numa assim na Patagônia argentina :D

Adorei a casinha tb da foto 36! E os prediozinhos da cidade tb são bem bonitinhso e estão num excelente estado de conservação. Gosto quando estas pequenas cidades pintam seus prédios com várias cores. Dão um pouco mais de dinamismo ao lugar.

Depois eu comentop o resto ;)

·
.
8,821 Posts
Tá aí uma cidade que eu nunca tinha visto fotos e não tinha idéia de como seria! Eu faço parte da maioria que só "conhece" a cidade por causa de uma casa de doces que fica na estrada! :D Aliás, quando eu veraniava em SC, era obrigatório dar uma parada pra comprar uns puxa-puxas, alfajores, mandolate (como que se escreve isso, hahahahahahah?), etc! A gente ia até Itapema se "esbaldando" nos doces! O carro ficava uma imundice, hahahah... Ai ai, que saudade daquele tempo (nesse momento escorre uma lágrima, hahahah)...

Assim como o Eduhaus, também gosto de ver fotos de cidades gaúchas pouco conhecidas mas que, de uma certa forma, me surpreendem! É o caso de Maquiné! :)

A cidade precisa ainda melhorar em algunas aspectos, mas não deixa de ser um lugar agradável e simpático! Gostei da casa da foto 17 (bonita)! Bah, adoro essas casas de madeira como a da foto 20! Antes a gente tinha uma casa tipo essa no Laranjal, mas aí colocamos tudo abaixo pra construir um sobrado, heh... Mas acho casinhas assim muito simpáticas, ainda mais quando há duas senhores sorridentes sentadas na frente, hahah! Bonitinha a construção histórica da foto 28! Só acho que poderiam ter maneirado na poluição visual, heheh... Bah, e que linda essa foto 40! Aliás, o entorno natural de Maquiné é bem bonito, esses morros com Mata Atlântica e tal!

É isso! Valeu pelas fotos, Rodrigo! :eek:kay:

·
Registered
1,428 Posts
Quando li Maquiné eu imaginei uma gruta situada em Minas Gerais a uns 300 km de BH. Quando passei de Brasília para BH vi só a estrada que dava acesso a gruta. Mas valeu a pena conhecer o município de Maquiné no RS. A grande vantagem do pouco desenvolvimento desses lugares é que a natureza se encontra mais preservada, embora grande parte da Mata Atlântica já foi dizimada para o cultivo. Eu adoro regiões serranas e montanhosas. a natureza é belíssima em Maquiné. A cidade tem umas construções muito bonitas. A igreja, por exemplo, é muito bonita. So achei q falto uma melhoria na ruas por parte da prefeitura. O asfalto da AV principal está bastante danificado. Seu dia das Mães foi espetacular.

·
Crucismogiensis
8,416 Posts
O fato de estar no sopé da serra, deixa a cidade com cara de cidade do Litoral Norte paulista.

Só havia ouvido falar nela numa música de um cantor gaúcho em que ele cita o nome de vários CTGs pelo Brasil, citando o de Maquiné, que eu não lembro o nome.

UMA PERGUNTA AOS RIO-GRANDENSES:

Vocês tem alguma foto ou informação detalhada sobre a Rodovia Rota do Sol? Vi em imagens pequenas que ela possui alguns viadutos e 2 enormes túneis. Pena não termos tantas informações sobre ela.

·
-*-*-*-
26,751 Posts
Belo trabalho Rodrigo...faca sol, faca chuva o "guri" ta com sua maquina na mao!!(sem duplo sentido ok!!):)

Tb faco parte do grupo de gauchos que so conhece MAQUINE atraves de seus doces...pena, pois eh uma regiao muito linda do nosso estado.

Gosto muito dessa parte do litoral que encostam nas escarpas da Serra........o contraste entre a planicie litoranea e suas lagoas e as cachoeiras e montanhas sao lindos!!

Esse thread eu fiz ali perto em Terra de Areia!!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=324829

:)

·
O Show é aqui!
5,738 Posts

·
Registered
12,776 Posts
O RS é um estado belíssimo com agrádaveis munícipios.
Algumas fotos (de natureza) se parecem com Santo Amaro da Imperatriz, municipio perto de Fpolis.
Adorei as fotos, gostaria muito de ter uma casinha num lugar assim.
Bem, agora vou passar gelol no pescoço, fiquei com torcicolo. lol
Valeu!

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #11 ·
@Eduhaus: Valeu pelo comentário Edu! Sabia que tu ia comentar sobre o posto Charrua.:D

@Farrapo: Valeu também pelo comentário! A cidade de Maquiné apesar de ter uns 1500 habitantes, tem uma certa infra-estrutura. E quem nunca foi Estrada do Mar afora comendo esses doces e depois parou numa tenda na beira da estrada para tomar um bom suco de abacaxi?:D

@odilsons: Adoro essa gruta de Minas, e o nome delas têm muito a ver com cada região: Maquiné significa, segundo estudiosos da língua Tupi-Guarani, "Gota que cai", fazendo alusão às várias cachoeiras do município e no caso da gruta, acredito que seja por causa das estalactites e estalagmites criadas a partir das gotas que caem do teto da gruta. Quanto às ruas, a maioria são boas até, exceto as avenidas principais que são cuidadas pelo DAER e por isso estão neste estado.

@cacobianchi: A cidade de Maquiné fica a 38 metros acima do mar, às margens do Rio Maquiné, fazendo com que a diferença de altitudes forme um conjunto agradável; para cada lado que se olhe, existe um morro diferente. Aquela serra que eu mostrei era, antigamente, a Rota do Sol, mas devido à região fazer parte da Reserva Biológica da Serra Geral, a "nova" Rota do Sol passa por outro lugar. Assim que eu achar um bom site sobre a obra eu te aviso.:eek:kay:

@Inconfidente: Adoro essas pontes, quando era criança eu adorava me "balançar" nelas.:lol:

@Gerson: Tenho sempre que estar preparado, né!:D Valeu pelo comentário, vou ver o teu thread agora, nem sabia da existência dele.:)

@Fortal: Valeu pelo comentário Fortal!:D Morar nessas cidades é bem tranquilo, bom para criar os filhos, mas cidadezinhas pequenas não são nada atraentes para os jovens; as oportunidades de emprego e de ter um bom futuro são muito limitadas. =/

@Thina: Ahh Thina! Valeu pelo comentário também!:D Mas não compara Maquiné a Santo Amaro, se ao menos tivéssemos uma New time em Maquiné, até poderíamos fazer comparações.:D:D:D

·
Registered
12,776 Posts
O lindo, eu disse Maquiné parecido com Santo Amaro da Imperatriz no quesito beleza natural. Meu Deus, tem cada foto linda nesse thread, estou vendo novamente =).
Ah, sabe que nunca fui na New time, e você, tá sabendo muito sobre aqui, SC, né!?
Ah, acho que você não entendeu a piada (geralmente ninguém entende minhas piadas, hehehe), a do torcicolo. É que algumas fotos estão inclinadas. Agora pode rir. :colgate:
flw

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
A cidade parece bem pacata mesmo. Tu fotografou ela inteira? :D

Adorei a foto da casinha com as pessoas sentadas.

Valeu.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #15 ·
O lindo, eu disse Maquiné parecido com Santo Amaro da Imperatriz no quesito beleza natural. Meu Deus, tem cada foto linda nesse thread, estou vendo novamente =).
Ah, sabe que nunca fui na New time, e você, tá sabendo muito sobre aqui, SC, né!?
Ah, acho que você não entendeu a piada (geralmente ninguém entende minhas piadas, hehehe), a do torcicolo. É que algumas fotos estão inclinadas. Agora pode rir. :colgate:
flw

Tava brincando... Santo Amaro e Maquiné são parecidas um pouco, pois ficam no "sopé do morro".:lol:

E a New Time só ajuda nas belezas do município!:D É disparada a boate com melhor infra-estrutura do sul do país.

Quanto ao torcicolo admito que não tinha entendido!:lol: Gosto de tirar fotos inclinadas. Dependendo do ângulo é possível retratar mais coisas do que se fosse tirada "normal".:D

A cidade parece bem pacata mesmo. Tu fotografou ela inteira? :D

Adorei a foto da casinha com as pessoas sentadas.

Valeu.

Andei somente por aqui:

Ou seja, fotografei quase toda cidade.:lol:

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Maquiné para mim também era só a Gruta de Minas Gerais !
Mas gostei dessa Maquiné também !

SSC tb é cultura !! " Gotas que caem " ( nem imaginava ! ) : nome perfeito para a Gruta , e poético para a cidade vittariana !

Valeu Luis! Também acho interessante esse nome, antes confesso que achava feio.:D

·
Registered
1,113 Posts
Rodrigo, bem legal o teu thread de Maquiné! Me lembro de muitas vezes, quando "subindo" a BR-101, ver o nome da cidade em alguma placa e ficar bem curioso para saber "do que se tratava" pois aqui em Minas existe uma gruta famosa chamada "Gruta do Maquiné", então eu pensava: pôxa, mas não tinham outro nome prá colocar? Seria Maquiné um nome usado para regiões com grutas, etc? O certo é que até hoje a dúvida fica mas agora tenho a oportunidade de conhecer a "Maquiné do Sul" através deste teu agradável thread!!!

Nas fotos garimpadas gostei muito de todas. Mostram que o município e região possuem uma riqueza natural bem vasta e preservada. Gostei muito da "Cascata Rodrigo Marques", teria sido "ele" o desbravador da região? hahahaha, mas é linda mesmo!

Já as tuas fotos estão todas muito boas! Dá gosto de ver! A foto 1 mostra aqueles "paredões" de plantas na beira da Freeway! Dá um aspecto legal à estrada mas em todas as vezes que passei na mesma onde há estas plantas, sinto uma sensação de "prisão", não sei, parece que se acontecer algo, não tem saída!

Na foto 5, a Avenida principal é arrumadinha mas para uma cidade que "está apostando no turismo como alternativa para o seu desenvolvimento" poderia estar com o asfalto mais bem conservado e os canteiros centrais bem pintados, prá causar um forte impacto aos visitantes que visitam a cidade!

Gostei das casas das fotos 7 e 17! O "arranha-céu" da foto 8 é muuuuuuito alto! Quase nem coube na foto! Brincadeira, mas até que é ajeitadinho!

Foto 10, um "skyline" surpreendente"! Dos mais densos do estado!!! Gostei da Igreja, esse gramado ao redor dela a deixou ainda mais interessante, bem interior mesmo! A primeira vista lembrou-me uma das igrejas de Caxias do Sul! Aquela que fica em frente a uma praça, bem no centro da cidade!

Esse SUPERmercado PRETA na foto 19 ainda não chegou aqui em BH! Com certeza seria um grande concorrente dos grandes daqui! (brincadeira, viu!!!)

Bem simpática a casinha da foto 20 mesmo! Uma cena super legal do teu thread! Coisa que só se vê no interior mesmo! Gostei! Bem no "espírito" do thread!

O prédio de 1923, da foto 28, será que é o mais antigo da cidade? Foto 30, bonito o morro lá no fundo! Simpáticas as casas das fotos 36 e 37! 38 também! Lindas as fotos 39 e 40! A árvore da foto 41 é linda! Deve ser bem antiga! Foto 45, percebe-se que o DAER está cuidando "muito bem" da pavimentação do município!

As fotos 52 e 54 da igreja ficaram muito boas! A escadaria da igreja é bem "pomposa"! Gostei das fotos das montanhas! Esse rio da foto 62, sabes qual é? Bonita a foto 63! O rio em frente a pousada tem uma colocaração bem curiosa!

Gostei muito das fotos Rodrigo! Novamente um belo "trabalho"! Parabéns! Espero novos threads super legais como todos que tens postado! Valeu, um abraço!

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #20 ·
@Thiago Braga Freire: A "Cascata Rodrigo Marques" é muito linda mesmo!:lol: E também é bastante alta, deve ter de 300 a 500 metros, se não mais! Legal é ver que a água dela não chega ao chão, pois o vento (combinado com a altura de mil metros acima do mar) carrega toda a água. A cidade de Maquiné vem se arrumando cada vez mais, tem vários jardins floridos, canteiros bem arrumados e asfaltos impecáveis (com exceção da avenida principal, que pertence ao DAER). Gostei dos comentários que tu fez sobre a cidade, em especial sobre o supermercado, ele tinha filiais espalhadas (na verdade só tinha uma) pelo litoral, pena que fechou todas. O rio da foto 62 é o Rio Maquiné, a uns 20 km da sua foz, na Lagoa dos Quadros, se eu não me engano. Valeu pelo comentário! Como havia falado em outro thread, teus comentários são sempre muito bons!:D

@portoimagem: Valeu Gilberto! Que bom que tu voltou para o forum! Acho que quase ninguém aqui já entrou na cidade!:lol:
A parte rural dela é grande sim, pena que não é das melhores. A parte rural e as reservas indígenas jogam o IDH do município lá para baixo.:(

1 - 20 of 32 Posts