Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 8 of 8 Posts

·
Registered
18,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Vinho
Não será nenhuma novidade se o Maranhão, em breve, vier a se tornar produtor de vinho, haja vista a bem sucedida experiência desenvolvida pela Agro Serra, em São Raimundo das Mangabeiras, no plantio de uva de excelente qualidade, o que pode se tornar um estímulo para outros plantadores na região do cerrado, e assim transformá-la num pólo vinícola do Nordeste.A uva colhida no Maranhão tem o mesmo padrão de qualidade da plantada na região de Petrolina em Pernambuco e prova disto é o largo consumo da fruta por clientes das redes supermercadistas do Maranhão e de estados vizinhos, onde são comercializadas e bem aceitas.

Que tal?

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Maravilha

Uauuuuuuuuuuuuu!!!! agora teremos o Vinho Jesus também.:cheers:

·
Registered
5,466 Posts
Vinho
Não será nenhuma novidade se o Maranhão, em breve, vier a se tornar produtor de vinho, haja vista a bem sucedida experiência desenvolvida pela Agro Serra, em São Raimundo das Mangabeiras, no plantio de uva de excelente qualidade, o que pode se tornar um estímulo para outros plantadores na região do cerrado, e assim transformá-la num pólo vinícola do Nordeste.A uva colhida no Maranhão tem o mesmo padrão de qualidade da plantada na região de Petrolina em Pernambuco e prova disto é o largo consumo da fruta por clientes das redes supermercadistas do Maranhão e de estados vizinhos, onde são comercializadas e bem aceitas.

Que tal?
Legal ,só um detalhe.Uva para vinho e para consumo não são obrigatoriamente as mesmas. Interessante que as uvas consumidas atualmente vem da zona da mata :

A viticultura na Zona da Mata do Estado de Pernambuco é praticada a cerca de 40 anos. Hoje, a área plantada alcança aproximadamente 400 ha, alicerçada na cultivar Isabel, com duas safras anuais e produtividade em torno de 22 t/ha/safra. Esses dados representam uma produção de 17.600 t/ano e um valor de aproximadamente três milhões de reais. Essa atividade tem proporcionado divisas aos municípios São Vicente Férrer e Macaparana,

·
Ilha do amor
8,998 Posts
Otima noticia
bora Maranhão !!!

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Por falar na marca "jesus", incrivel como se identifica um maranhense nos aeroportos brasileiros ultimamente: muitos deles carregam uma ou mais garrafas de guaraná jesus facilmente identificavel.

Ja vi no aeroporto de salvador, fortaleza e agora em maio no aeroporto de recife num saco plastico desses comum de supermercado.

Acho que maranhense que nao mora no estado quando visita a terra natal ultimamente nao tem perdido a oportunidade de levar o refri com sabor local.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
^^ Pois é... Essa Cola Jesus é marca registrada maranhense. Sempre que alguém daqui vai para lá eu peço para me trazer.

Quanto à produção de vinho, acredito que o cerrado tenha tão boas condições quanto o semi-árido nordestino e vai produzir mais de uma safra anual como em Petrolina. Isso é ótimo para a região pois cada vez mais nos distanciamos do "feijão com arroz" secular.

·
Registered
7,546 Posts
É por aí o caminho, deiversificação das culturas e aposta na fruticultura é muito boa, os grãos n são os mais adequados para os pequenos e médios produtores.
Só falta convencer as grandes lavouras do Centro Oeste a plantarem gêneros de consumo interno no lugar dos de exportação. Assim teríamos mais terras livres para outras lavouras muito rentáveis e mesmo para pecuária de leite.

·
Registered
18,986 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Por falar na marca "jesus", incrivel como se identifica um maranhense nos aeroportos brasileiros ultimamente: muitos deles carregam uma ou mais garrafas de guaraná jesus facilmente identificavel.

Ja vi no aeroporto de salvador, fortaleza e agora em maio no aeroporto de recife num saco plastico desses comum de supermercado.

Acho que maranhense que nao mora no estado quando visita a terra natal ultimamente nao tem perdido a oportunidade de levar o refri com sabor local.
Mas sabe o que acontece tambem?
Gente que visita o Maranhao e compra o refrigerante pra levar..
Conheço muitas pessoas que fazem isso..Nem todos são maranhenses.

1 - 8 of 8 Posts
Status
Not open for further replies.