SkyscraperCity banner
1 - 20 of 45 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
OGoverno e a Câmara de Lisboa decidiram unir esforços no sentido de desenvolverem um programa de acção destinado a promover a zona de Belém como um destino único de turismo cultural, através de uma identidade própria e iniciativas de animação permanente.

O projecto "Belém Redescoberta" - que prevê, entre outras medidas, a construção de um novo Museu dos Coches - foi , ontem, apresentado numa cerimónia em que marcaram presença diversos elementos do Governo, a par do presidente da autarquia e do presidente da Associação de Turismo de Lisboa. O principal objectivo passa pela criação de uma "identidade própria", com o desenvolvimento da marca "Belém", naquela que será "a maior intervenção urbana em Lisboa com objectivos turístico-culturais, realizada após a Expo´98".

"Nesta zona da cidade, de forma não coordenada, foram abertos alguns equipamentos culturais e turísticos muito importantes, mas que têm uma promoção não integrada", explicou Carlos Fontão de Carvalho, vice-presidente da câmara e presidente da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), entidade que será responsável pela gestão do espaço público, animação e promoção.

De acordo com o autarca, pretende-se criar a marca "Belém", cuja principal característica é o turismo cultural. A promoção internacional desta marca está igualmente prevista, nomeadamente para os mercados emissores de turistas para Lisboa, como Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Benelux.

Para incentivar a identidade própria de Belém, será requalificado o espaço público, com a criação de sinalização turística específica e de animação que sublinhe as características específicas daquela zona. Os vários equipamentos culturais e turísticos irão também partilhar de uma sinalização comum, coerente e organizada dos vários equipamentos culturais e turísticos, incluindo os já existentes.

O projecto prevê a criação de condições, através de intervenções âncora, para atrair outro tipo de iniciativas, como a instalação de galerias de arte e ateliês de artistas, além de espaços "trendy" (na moda), como lojas especializadas, bares e livrarias.

Na opinião de Fontão de Carvalho, a zona necessita de "complementaridade a nível da gastronomia", uma das principais fontes de satisfação para os visitantes. A atracção de restaurantes de gastronomia sofisticada, criativa e moderna, e de lojas de alimentação e vinhos é outro objectivo do "Belém Redescoberta".

Outra iniciativa passa pela iluminação da orla fluvial.

A ATL será responsável por um programa permanente de animação, "que sublinhe as características românticas" da zona, como passeios de charrete e uma maior regularidade do render da guarda do Palácio de Belém. "A economia, o turismo, a cultura e a cidade estão de mãos dadas para criar uma nova centralidade turística com características únicas", sublinhou , a propósito, Manuel Pinho, ministro da Economia.
Fonte: JN
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
hehehe Jikas :laugh: bom pessoalmente concordo que se centre ali ao pe de dois monumentos da UNESCO uma serie de equipamentos culturais que transformem a zona numa meca turistica da cidade, é uma boa iniciativa mas de facto não se esqueçam de por Belem-Lisboa.
 

·
Registered
Joined
·
6,715 Posts
a sinalização é uma boa ideia. Melhor ainda e mais eficaz que estas medidas era fazer um passeio ribeirinho para pessoas andarem e ciclovias par as biciletas. Alcatroar a estrada ribeirinha de Belém até a ponte 25 de abril (tá xeia de buracos) tb era mais eficaz
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
Alcatroar a estrada ribeirinha pode dar mau resultado.. o pessoal qd tem piso bom acelera mais.. :D lol
 

·
Moderator
Joined
·
17,935 Posts
Aquilo nao e' bem uma estrada para acelarar.. um passo em falso e estas no fundo do rio!
 
1 - 20 of 45 Posts
Top