SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
1,216 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Fonte: Jornal de Maringá - Relatório da UNICEF

http://portal.rpc.com.br/jm/online/...ande-cidade-mais-segura-para-jovens-no-Parana

Maringá é a grande cidade mais segura para jovens no Paraná
Projeção aponta que 13 jovens podem ser vítimas de homicídio até 2012 na cidade, enquanto que em Foz do Iguaçu serão 446

21/07/2009 | 16:32 | Hélio Strassacapa

Entre 17 cidades com mais de 100 mil habitantes no estado, Maringá é a que apresenta menor risco de morte violenta contra adolescentes e jovens de 12 a 18 anos. A cidade tem um índice muito abaixo da média nacional. Enquanto que no Brasil, a média de adolescentes assassinados antes de completarem 19 anos é de 2,03 para cada grupo de mil, em Maringá a média é de apenas 0,31. Os dados são do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), divulgado nesta terça-feira (21). O resultado é positivo, visto que segundo os organizadores da pesquisa, uma sociedade não violenta apresenta valores próximos de zero.

Numa projeção, 13 jovens devem ser vítimas de homicídio em Maringá até 2012. Foz do Iguaçu, que lidera o ranking nacional entre 267 cidades, a mesma perspectiva aponta que 446 jovens serão assassinados até 2012. No Brasil inteiro serão cerca de 30 mil.

saiba mais
Mais de 30 mil jovens devem ser assassinados no país até 2012, diz Unicef
Foz do Iguaçu concentra maior índice de jovens vítimas de assassinatoMaringá é ainda a 28ª cidade de Brasil (com mais de 100 mil habitantes) mais segura para jovens e adolescentes.

O IHA é uma pesquisa realizada em conjunto pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e organização não governamental Observatório de Favelas.

Ranking por região

O levantamento revela disparidade entre as condições de segurança nas diferentes regiões do país. Em 34% dos municípios pesquisados, o IHA foi inferior a um adolescente assassinado para cada grupo de mil, enquanto cerca de 22% das cidades obtiveram valores superiores a três jovens mortos.

Outros 7% dos municípios, no entanto, puxaram o índice para cima, por apresentarem valores superiores a cinco adolescentes assassinados para cada mil.

O município com o pior resultado é Foz do Iguaçu (PR), onde o IHA é de 9,7. A estimativa é de que 443 jovens com menos de 19 anos sejam assassinados nessa cidade entre 2006 e 2012.

Em segundo lugar, está Governador Valadares (MG), com um índice de 8,5 jovens mortos para cada mil. Entre as capitais, Maceió e Recife lideram o ranking de homicídios entre adolescentes, ambas com uma média de 6,0 jovens mortos para cada mil. O Rio de Janeiro aparece com índice de 4,9.

Grupos de risco

A pesquisa revela ainda que a probabilidade de ser vítima de homicídio é quase 12 vezes maior para homens. Mostra também que a população negra é a que mais sofre com a violência. O risco de um jovem negro morrer assassinado é 2,6 vezes maior em relação a um branco.

Atualmente, os homicídios representam 45% das causas de morte entre os adolescentes. Segundo o levantamento, o risco de assassinato é maior para a faixa etária de 19 a 24 anos, e decresce a partir daí.

A maior parte dos homicídios ocorre por arma de fogo, o que, segundo o relatório, reforça a importância do controle de armamento nas políticas de redução da violência.

·
Banned
14,522 Posts
Mais segura do Paraná ou do Brasil?
Pelo que eu li é mais segura do Paraná e 28ª mais segura do Brasil.

Eu já imaginava que Maringá era a mais segura do Paraná pra jovens, e talvez seja pra adultos também.
Eu adorava morar em Maringá, pena que saí de lá com uns 14 anos. :eek:hno:

AAAAAAHHH SE EU PUDESSE EU ME MUDAVA PRA MARINGÁ, EU AMO MARINGÁ!!!!!!.

Maringá pra mim é = Cidade Perfeita!

Na verdade eu tenho muita vontade de ir pra uma região que esteja em um estagio de desenvolvimento mais inicial no norte, centro oeste ou interior do nordeste, mas se eu fosse escolher uma cidade já desenvolvida seria Maringá certamente.

Triste os números de Foz do Iguaçu. Vamos ver se a tal de força alfa (policia especializada) vai resolver o problema ou se é conversa pra boi dormir.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Desde quando Maringá é grande cidade?
E o título ainda está errado, pois Maringá é mais segura apenas no Paraná.
A moderação não pode dar mole para esses tópicos do tipo " ah, minha cidade tem o índice GHSEJ-D melhor do que a sua".

·
Pé Vermelho
10,907 Posts
é tem que editar o texto... (moderação)
é a cidade mais segura do PR para jovens...

·
Registered
30,751 Posts
Pelo menos Maringá não está como Foz do Iguaçu nas estatísticas do Paraná!

·
Registered
30,751 Posts
Por falr em violência, como está a situação em Curitiba vocês que são do Paraná hein?

·
Registered
4,756 Posts
A moderação não pode dar mole para esses tópicos do tipo " ah, minha cidade tem o índice GHSEJ-D melhor do que a sua".
Aqui é um espaço aberto para postagem de notícias, e esta foi uma delas. Se for o caso, a moderação que suspenda qualquer thread em que haja divulgações comparativas lançadas por jornais e órgãos de pesquisa. Além de tudo, está claro que a comparação é com o Paraná, (onde Londrina, Maringá, Cascavel, Foz e Ponta Grossa são 'as grandes', e a discussão disso não vem ao caso por motivos óbvios) e não com o Brasil.

·
Pé Vermelho
10,907 Posts
^^essa foto ilustra outra matéria MBBV84. É aquela que fala das volta as aulas da rede municipal...
Mesmo assim até que se enquadrou bem na notícia. Pois esses pequeninos são os jovens de amanha! :)

·
Registered
2,842 Posts

Acho que pra quem é do PARANÁ o título é auto-explicativo..

·
Banned
2,300 Posts
A moderação também não pode dar mole com esse tipo de arrogância :eek:hno::nuts::bash:

Maringá sempre saindo-se muito bem, tanto nas fotos quanto nas estatísticas. Parabéns!

·
Christopher
17,520 Posts
Incrível como Maringá alia crescimento, progresso, qualidade de vida, beleza e agora constatato, segurança. Realmente uma cidade abençoada!!

GRANDE Maringá!! Em todos os sentidos!

1 - 15 of 15 Posts