SkyscraperCity Forum banner

Maringá se prepara para vôos internacionais

2939 Views 29 Replies 11 Participants Last post by  Vhb
Aeroporto da cidade já recebeu aval da Anac para operar rota de transporte de cargas para Miami

Maringá - Um vôo de cargas entre Maringá e Miami deverá operar ainda esse ano. O aeroporto da cidade recebeu a habilitação da Agência Nacional de Aviação Aérea (Anac) para operar com rotas internacionais. As obras para construção de um armazém alfandegário já tiveram início e outras exigências estão sendo cumpridas. A superintendência do aeroporto informou que as negociações para abertura da nova rota estão adiantadas e vários empresários da região se mostraram interessados.

Inicialmente, o vôo será semanal e a aeronave terá capacidade para transportar 45 toneladas de carga. Segundo o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Marcos Valêncio, mais de 35% da capacidade do avião já está comprometida. ''Estamos conversando com empresariado de diversos setores e muitos estão interessados na abertura da rota. Com o tempo queremos ter vários vôos'', prevê.

Segundo ele, desde 2005 a empresa que gerencia o aeroporto tenta conseguir a internacionalização e em abril conseguiu a liberação. A construção do armazém da alfândega será crucial para que as rotas possam operar. O barracão terá 500 metros quadrados e vai abrigar a Receita Federal, Polícia Federal, entre outros órgãos. A obra deve ficar pronta nos próximos meses. Com isso, a administração municipal acredita que novas empresas deverão se instalar na cidade e na região.

''Com a alfândega funcionando, estaremos liberados para receber os produtos. Esse processo deverá ser rápido, porque em Maringá já existe o porto seco e os funcionários dos órgãos estão acostumados com o trânsito de cargas internacionais'', lembra.

Hoje, Maringá já tem um vôo de carga diário. Valêncio lembra que muitas dessas encomendas que vão para São Paulo, têm como destino o exterior. Com a internacionalização do aeroporto, a exportação e a importação poderão acontecer de forma direta e gerar uma série de novos negócios.

Como o aeroporto será o primeiro do interior do Paraná a receber vôos internacionais, Valêncio acredita que o volume de negócios gerados na região deverá aumentar muito nos próximos anos. ''Na verdade, sabemos que existe um grande número de possibilidades para serem exploradas, mas ainda não temos a noção exata de como isso irá caminhar. As possibilidades de novos negócios são muitas. Desde a exportação de confecções até carnes e frutas'', completa.

Outra vantagem da internacionalização destacada por Valêncio, é que o aeroporto tem estrutura para ampliar sua pista no futuro e receber aeronaves maiores. Hoje, ela tem 2,1 mil metros e pode chegar a 3,4 mil metros. Os vôos internacionais de passageiros também estão nos planos da cidade. Nas últimas semanas, também foram realizadas obras na parte externa para ampliar a área de estacionamento, que passou de 170 para 300 vagas.

Giancarlo Franquini
para a Folha de Londrina
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 30 Posts
Só há um detalhe: o aeroporto de Foz do Iguaçu já recebe vôos internacionais há décadas, antes mesmo do Aeroporto de Curitiba.
Boa noticia!

e o aeroporto de londrina nao opera voos internacionais?
O aeroporto de Maringá merecia um vôo internacional, e tava até demorando, pois há anos que ouço falar sobre isso. A intenção de Maringá é se tornar um hub de cargas do Mercosul.
Oi pessoal, essa notícia foi a minha primeira postagem!:)

Obrigado por comentarem, essa é uma notícia e tanto para nossa região, o pessoal tava esperando isso há muito... Finalmente, o Norte do Paraná terá um ponto fundamental de exportação a nível internacional. Aqui é uma região forte em exportações, mas muitas cargas aéreas acabam tendo que embarcar em Curitiba, Guarulhos ou Campinas. Essa facilidade que pode estar se abrindo agora é algo que favorece empresas instaladas aqui e favorece a vinda de outras novas.

Bem, como disse Abrandao, Foz do Iguaçu sempre recebeu vôos internacionais (não tenho conhecimento de frequencias, mas acredito que receba muitos 'charters' estrangeiros), mas foi mais pela intenção de reforçar a condição de receptar CARGAS internacionais, acredito, que acabaram mencionando o aeroporto maringaense como "primeiro", pois, me corrijam se eu estou errado, Foz é internacional para passageiros.

Londrina, a menos de 100km de Maringá, não possui aeroporto internacional. Mas é servida de vôos em code-share com Air France e a American Airlines, se não me engano, através da TAM, que tem uma importante base ali, operando dois voos diarios para Guarulhos com escala em Curitiba. Como vocês vêem, a proximidade entre as duas cidades é grande, e isso sempre favoreceu o aeroporto londrinense com o movimento de passageiros, sempre alta e bem maior que o observável no terminal maringaense, que não tem grande número de vôos. Mas, em relação às exportações, o volume de Maringá ainda é maior.

Bem, só espero que tudo isso realmente dê certo, que os vôos decolem, que o Norte paranaense cresça e retome sua importância, e que Maringá se consolide, de vez, como um importante centro de distribuições de cargas, sem megalomania e com o empenho da galera que lutou sempre por isso. E espero sairmos, de vez, da sombra de Londrina....
See less See more
Segundo dados da Infraero, o Aeroporto Internacional das Cataratas já movimentou, de janeiro a março de 2007, um volume de 3,7 toneladas de carga internacional.
Segundo dados da Infraero, o Aeroporto Internacional das Cataratas já movimentou, de janeiro a março de 2007, um volume de 3,6 toneladas de carga internacional.
LEGAL, mais um Maringaense! Bem vindo...
quanto a notícia, já estava a par dela!
Abração fera!! ;)
Fala Pé Vermelho! Maringá na fita! kkkkkkk
Pois é, nossa cidade tá que tá... Agora, nem falo mais nada de Foz, pq o cara tá afunilando ali rss... E tá certo, quanto mais informações melhor.
A infraestrutura paranaense, em relação a aeroportos, é realmente invejável... se aparecer o aeroporto regional do oeste, entre Cascavel e Toledo, aí é que será o máximo!
Abraço!
^^pensa numa cidade que está crescendo... :lol:
só que os problemas tb, isso é consequência deste país de #&@%##$! :( :lol:
ei, você sabe alguma coisa sobre a passarela da moda entre os shoppings atacadistas a caminho do aeroporto? A última imagem já tinham colocado a estrutura metálica que passará sobre as pistas, mas apenas um lado dela estava edificado, nem se quer pronto. Eu vi essa imagem há algum tempo. O damiao (outro forista daqui, disse que passou la rescentemente e já estava quase pronto!)... você sabe de alguma coisa?
mas sinceramente, pelo prazo já era para estar pronto... atrasou...
eu tenho uma foto dela aqui... se você quiser que poste... ;)
Então cara, faz um tempinho já que passei por ali, tava no quase também rss, mas num tenho mais nenhuma informação a respeito, e acredito não ter acabado... Sei que vontade de passar ali é que não vou ter, já que altura não é algo que me agrade muito...
Mais um Internacional no interior? Legal!!! Agora só falta Gpuava ter vôos diários. Nem que seja só até Ponta Grossa!:D
Ué Jacu, lembro que vi no jornal, há muito tempo atrás, que tinha vôos regulares de Guarapuava até Paranavaí, se não estou ficando louco. Que era preço quase de ônibus, mas que pouca gente sabia que existia essa linha, e tinha mto baixo aproveitamento, uma coisa assim. Algo totalmente estranho... vc lembra disso Jacu do PR?
Não lembro... mas na campanha política da última eleição, o atual prefeito disse que ia conseguir vôos regulares. mas até agora nada... :eek:hno:
Eu nem acreditei nele!:banana:
pois é, nem que fosse um Bandeirantes de Curitiba, e se prolongando pra... Paranavaí? hahahah!!! melhor seria vir pra Maringá e Londrina mesmo, daria mais lucro...
^^ Deveria ter mesmo alguma ponte aérea aqui. Não custa sonhar...
^^pensa numa cidade que está crescendo... :lol:
só que os problemas tb, isso é consequência deste país de #&@%##$! :( :lol:
ei, você sabe alguma coisa sobre a passarela da moda entre os shoppings atacadistas a caminho do aeroporto? A última imagem já tinham colocado a estrutura metálica que passará sobre as pistas, mas apenas um lado dela estava edificado, nem se quer pronto. Eu vi essa imagem há algum tempo. O damiao (outro forista daqui, disse que passou la rescentemente e já estava quase pronto!)... você sabe de alguma coisa?
mas sinceramente, pelo prazo já era para estar pronto... atrasou...
eu tenho uma foto dela aqui... se você quiser que poste... ;)
entao....eu passei por ali no começo de abril....e ainda nao tava pronto nao...
mas deu impressao q de faltava pouco..
riba182

entao....eu passei por ali no começo de abril....e ainda nao tava pronto nao...
mas deu impressao q de faltava pouco..
eu postei agora fotos rescentes na seção de projetos!
ta na página principal... o título do thread é Passarela da Moda (quase pronta)! Passa lá e dá uma olhada... se possível comente! :lol:
Pessoal, tenho uma dúvida...zinha:
Em relação a contagem de passageiros nos aeroportos, é levado em conta também os passageiros que passam apenas transitoriamente no terminal? digo, quando o vôo faz escala, e não conexão, mesmo assim, os passageiros que estão no vôo que partiu de cidade A para cidade C, com escala na cidade B, entra na contagem do terminal da cidade B?
Pessoal, tenho uma dúvida...zinha:
Em relação a contagem de passageiros nos aeroportos, é levado em conta também os passageiros que passam apenas transitoriamente no terminal? digo, quando o vôo faz escala, e não conexão, mesmo assim, os passageiros que estão no vôo que partiu de cidade A para cidade C, com escala na cidade B, entra na contagem do terminal da cidade B?
Acho que não, apenas desembarques/embarques e conexões são contados, já que eles não 'pisaram o pé' no aeroporto realmente hahaha ^^

Sobre a internacionalização, legal saber! Quem sabe no futuro não se torne um 'Viracopos' paranaense? :)
1 - 20 of 30 Posts
Status
Not open for further replies.