Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
4,460 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marrakech
http://fr.wikipedia.org/wiki/Marrakech

909,000 hab. (2010)
Prefeita: Fatima-Zahra Mansouri (PAM) (2009)

Marrakech é uma cidade do sudoeste do Marrocos, próxima ao sopé da cordilheira do Alto Atlas, conhecida como a "cidade vermelha", a "pérola do sul" ou a "porta do sul".

Marrakech é a segunda maior cidade do Marrocos, após Casablanca, e era conhecida pelos antigos viajantes como "Cidade do Marrocos".

Antes da chegada dos almorávidas, no século XI, a região era governada a partir da cidade de Aghmat. Quando decidiu erguer uma nova capital, o chefe almorávida, Abu Bakr Ibn Omar (Abu Becre), escolheu construí-la na planície, em local neutro entre o território de duas tribos que competiam pela honra de receber a nova cidade. Os trabalhos começaram em maio de 1070, mas Abu Becre foi chamado a extinguir uma revolta no Saara em janeiro de 1071, de maneira que Marrakech foi terminada pelo seu substituto e futuro sucessor, Iuçufe ibn Tachfin. O apogeu da cidade deu-se sob a direção de Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, terceiro sultão almóada, que iniciou a construção da mesquita de Kutubia e de uma nova casbá.

Antes do reinado de Moulay Ismail, Marrakech era a capital do Marrocos. Durante séculos, Marrakech foi conhecida por seus "sete santos". Quando o sufismo estava no auge de sua popularidade, no reinado de Moulay Ismail, fundou-se o festival dos sete santos. Os túmulos de diversas pessoas de renome foram transferidas para a cidade, de modo a atrair peregrinos. Os "sete santos" incluem Sidi Bel Abbas (padroeiro da cidade), Sidi Muhammad al-Jazuli, Sidi Abu al-Qasim Al-Suhayli, Cadi Ayyad ben Moussa e Abdallah al-Ghazwani.

No final do século XVII, a atual dinastia alauíta sucedeu aos saadianos. O trono foi sucessivamente transferido para Fez e para Meknès.

Na primeira metade do século XX, a cidade foi controlada por Thami El Glaoui, senhor do Atlas e paxá de Marrakech. A instauração do Protetorado Francês do Marrocos em 1912 pôs termo a um período de guerras civis.

54

23

24

25

26

27

28

29

30

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

1

2

3

4

5

22

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

·
Registered
4,460 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
:rofl: Um vez que estava na onda de experimentar as iguarias locais ate' jantei la'...sendo que a carne estava bem cozida (so' fiquei longe da sopa de cabeça de ovelha, dos pombos e dos caracóis...que eram servidos em outros lugares na praça...).

Mas verdade seja dita...longe da simpatica bagunça da praça, a comida maroquina é otima e também no ^ambito culinario, vou guardar otimas lembranças dessa viagem!

·
Goiânia
1,486 Posts
Impressionante!! ótimo thread... quando estive na Europa fiquei com muita vontade de ir a Marrakech. Me esclareça algo, parece que você saiu de Portugal para Marrocos, como é o procedimento de entrada no país?

·
Paranavaiense/Curitibano
3,963 Posts
Fantásticas suas fotos Luca!

Vendo as suas fotos posso até sentir de novo o cheiro de comida que sempre pairava pela medina, um pão marroquino sendo assado, um tajine ou um cuscuz sendo cozinhado, um chá de hortelã sendo preparado....delícia.

Concordo com você sobre a gastronomia local, é deliciosa e riquíssima, com seus vários condimentos, misturas, o modo de preparação...tudo muito singular.

Também me chama a atenção essa arquitetura interna cheia de detalhes....muitos detalhes que a primeira vista parece algo meio desordenado e carregado às vistas, mas depois olhando o todo você percebe que essa imensa profusão de detalhes se comunicam entre si e formam um conjunto belíssimo.

Djemaa el Fna é indescritível. As fotos ajudam a ter uma noção da loucura do lugar, mas estando lá pessoalmente você percebe que o caos é muito maior, e é justamente isso que torna o lugar tão único e tão atrativo.

Você conseguiu negociar bastante com os comerciantes?
Em uma das ocasiões fiquei uns 15 minutos negociando uma toalha e no final o vendedor não quis chegar no preço que eu tinha oferecido. Fui embora, mas uns 3 0metros depois sinto uma mão no meu ombro....era o vendedor dizendo que faria o preço que eu pedi, me cumprimentou com a mão e disse que eu era um bom negociador. :lol:
Mas confesso que já no último dia já estava com muita preguiça de negociar qualquer coisa.

Parabéns pelo thread Luca!

As fotos estão realmente fantásticas!

·
Registered
4,460 Posts
Discussion Starter · #9 ·

Vendo as suas fotos posso até sentir de novo o cheiro de comida que sempre pairava pela medina, um pão marroquino sendo assado, um tajine ou um cuscuz sendo cozinhado, um chá de hortelã sendo preparado....delícia.

Concordo com você sobre a gastronomia local, é deliciosa e riquíssima, com seus vários condimentos, misturas, o modo de preparação...tudo muito singular.

Também me chama a atenção essa arquitetura interna cheia de detalhes....muitos detalhes que a primeira vista parece algo meio desordenado e carregado às vistas, mas depois olhando o todo você percebe que essa imensa profusão de detalhes se comunicam entre si e formam um conjunto belíssimo.

Djemaa el Fna é indescritível. As fotos ajudam a ter uma noção da loucura do lugar, mas estando lá pessoalmente você percebe que o caos é muito maior, e é justamente isso que torna o lugar tão único e tão atrativo.

Em uma das ocasiões fiquei uns 15 minutos negociando uma toalha e no final o vendedor não quis chegar no preço que eu tinha oferecido. Fui embora, mas uns 3 0metros depois sinto uma mão no meu ombro....era o vendedor dizendo que faria o preço que eu pedi, me cumprimentou com a mão e disse que eu era um bom negociador. :lol:
Mas confesso que já no último dia já estava com muita preguiça de negociar qualquer coisa.

Parabéns pelo thread Luca!

As fotos estão realmente fantásticas!
Obrigado Shiro!

A Djemaa el Fna é um lugar mesmo indescritível, tem cada coisa mesmo! Teria gostado muito de tirar mais fotos dos encantadores de serpentes mas sempre esquecia de trocar moedas!!......e claro eles sempre pedem (nada de brigar com eles, ne' :)

Também teria gostado de tirar mais fotos das vovòs berberas e seus lindos trajes e joias mas nao parecia falta de respeito (so aparece uma que sorriu)

·
Registered
4,460 Posts
Discussion Starter · #10 · (Edited)

Eu também odeio negociar...entao fui direito para uma das lojas que vendem o oleo de Argan (que queria mesmo comprar depois de ter ouvido muitos relatos a respeito) que me foi indicada.... o preço estava exposto e parecia razoavel.

Uma coisa louca mesmo de Marrakech sao as ruelas ("derb")...eu tinha 3 mapas mas nao houve jeito...sempre acabava me perdendo. Mas era so' pagar $$$ e vc volta para o caminho certo (assim que voce abrir um mapa alguém aparece ao seu lado perguntando na maior cara de pao "precisa de ajuda?" rsss). Mas levei tudo numa boa, gostei muito da cidade (tirando o cheiro de coco^ de cavalo em alguns lugares)

·
Registered
4,460 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Impressionante!! ótimo thread... quando estive na Europa fiquei com muita vontade de ir a Marrakech. Me esclareça algo, parece que você saiu de Portugal para Marrocos, como é o procedimento de entrada no país?
Obrigado!

Os cidadãos italianos so' precisam de um passaporte (sem visa). Deve ser o mesmo para portugueses...mas acho sempre melhor vcs checarem no consulado mais perto (quanto aos brasileiros...peço desculpa mas nao sei se eles precisam de visa).

·
Paranavaiense/Curitibano
3,963 Posts
Eu também odeio negociar...entao fui direito para a loja que vende oleo de Argan (a que queria mesmo comprar depois ter ouvido muitos relatos a respeito) que me foi indicada.... o preço estava exposto e parecia razoavel.

Uma coisa louca mesmo de Marrakech sao as ruelas ("derb")...eu tinha 3 mapas mas nao houve jeito...sempre acabava me perdendo. Mas era so' pagar $$$ e vc volta para o caminho certo (assim que voce abrir um mapa alguém aparece ao seu lado perguntando na maior cara de pao "precisa de ajuda?" rsss). Mas levei tudo numa boa, gostei muito da cidade (tirando o cheiro de coco^ de cavalo em alguns lugares)
Kkkkkkk, não tem como não se perder nas ruelas mesmo.
Mesmo com um mapa é praticamente impossível achar um hotel dentro da medina.
Eu sempre tentava marcar um ponto de referencia nas paredes das ruelas, mas sempre errava....e é bem isso mesmo. É só fazer um cara de perdido que brota alguém do chão, bem ao seu lado pra te mostrar o caminho....claro, nunca de graça! Eu sempre andava com moedas no bolso só pra dar para essas almas caridosas! :lol:

·
Paranavaiense/Curitibano
3,963 Posts
Pedindo licença ao Luca, repondo a sua pergunta.
Brasileiros não precisam de visto para ir ao Marrocos.
O procedimento é bem tranquilo. Chegar, desembarcar, preencher o formulário , ficar na fila, mostrar o passaporte, e pronto.
o Marrocos tem voos diretos com as principais cidades europeias.
Quando fui para lá, saí de Sevilha que está a apenas 1:15 de voo de Marrakech e paguei apenas EUR 23,00 na passagem com a Ryanair.
Dá para fazer câmbio de dinheiro no aeroporto na chegada, mas é bom guardar o recibo, pois se você quiser trocar os dirhams que sobraram por dólares ou euro no aeroporto antes de ir embora, só irão faze-lo mediante a apresentação do recibo de compra.

·
instagram: t.l.rekarte
59,831 Posts
Boas fotos cara,mas acho que vc poderia ter tirado mais fotos das ruas e das pessoas nas ruas,focou muito na arquitetura:)

·
Registered
4,460 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^

Obrigado

Ate' tentei, mas nao é tao facil assim, devia ter tirado meio escondido e nao sou disso: todo mundo também pede "gorjeta" e nem sempre tinha trocado comigo, as mulheres e os velhos na maioria nao gostam de ser forografados.

1 - 20 of 20 Posts