SkyscraperCity Forum banner

Marrocos

9229 Views 27 Replies 17 Participants Last post by  gutooo
Marrocos, um reino ensolarado no noroeste da África, surpreende aos que imaginam apenas paisagens desérticas pela sua diversidade de elementos naturais com lagos e cachoeiras assim como desertos e montanhas.

Quem diria que da aridez do país desértico surgem cachoeiras de 60 metros de altura ou florestas com cedros centenários? Não esquecendo 1.100 quilômetros de litoral dividido entre as águas claras do oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo e da neve que pontua os cumes da Cordilheira Atlas no inverno.

É comum associamos ao deserto do Saara, uma vez que metade de seu território é ocupado pelo deserto sendo que o próprio nome do país surgiu dele - Marrocos - "A Terra do Sol Poente".

Do calor do deserto , além de tudo, derivam estórias e personagens que ajudaram a criar no país a aura de um lugar mágico e reino dos sultões árabes conquistadores. Existem também belos lugares cuja imaginação dos oásis provenientes de filmes são absolutamente verídicas.

As principais cidades marroquinas (as cidades históricas, imperiais ,que fundamentaram a colonização árabe islâmica, a partir do século 7 e se tornaram centros políticos de sua época) são quatro: Fez,Marrakech, Rabat e Meknés.

Em todas encontra-se traços que caracterizam a tradicional arquitetura urbana marroquina: uma medina (centro comercial e residencial), uma mesquita central, o palácio real, o mellah (bairro judeu) e os suqs (mercados), tudo cerrado por uma muralha que servia para fortificar a cidade.

Casablanca
A cidade habita o imaginário universal depois que ganhou fama com o filme homônimo de l942, quando ser serviu de cenário ao tórrido romance de Hunphey Bogart e Ingrid Bergman durante a Segunda Guerra Mundial. Ao menos neste caso , cinema é fantasia pois nenhuma cena do fime foi gravada ali.
Na verdade, Casablanca é uma cidade portuária e industrial, cujo nome tem sentido literal: a primeira casa contruida depois do terremoto que destruiu a antiga cidade berbere de Anfa em 1755, era branca para servir como ponto de referência aos viajantes que cruzavam o país e aos navios que se aproximavam da costa.Os árabes traduziram a expressão para Dar El Beida, mas os mercadores espanhóis vindos um século depois oficializaram o nome atual e mantiveram a característica básica da arquitetura da cidade: as casas, como Rabat, são todas brancas.
Todas as cidades, curiosamente são definidas por uma cor básica de suas construções: Marrakech é a cidade vermelha, Meknés, a verde;Fez é amarela. Rabat, a cidade branca do litoral atlântico,é a única das cidades imperiais que conserva sua importância política: a capital do país.

Apesar da pobreza superficial, aparência comum nas ruas de qualquer país árabe, o Marrocos é um país potencialmente rico.Suas terras ocultam 75% das reservas mundiais de fosfato, daí tanta briga por apenas uma faixa de areia... O Marrocos é o maior exportador do mundo do valioso produto, mas possui ainda uma fértil agricultura em campos irrigados por todo o interior do país, além das estáveis indústrias do turismo e da pesca.

A estratégica posição do Marrocos, litoral que separa dois mares, vizinho da europa, fez com que o país fosse alvo de diversas invasões durante sua história. Para se proteger , os antigos eram engenhosos e construiam suas cidades atrás de muralhas de pedra ou de barro, as Kasbahs.
Meknés, a cidade imperial tem uma kasbah tripla cercando sua área original,num total de 25 Kms de muro de 15 metros de altura.

Nove portas grandiosas, chamadas em árabe de babs, cada qual com quatro grandes torres, dão acesso à velha cidade. A mais bela dessas portas, Bab El Mansour, foi concluida em 1732 e é um exemplo de megalomania de um dos mais empreendedores sultões marroquinos, Moulay Ismail, que reinou entre 1672 e 1727. Quase insano, Ismail, impôs a destruição de palácios em Fez e Marrakech para que nenhuma outra cidade fosse mais bela que Meknés,escolhida por ele para sua capital. Mandou construir um imenso reservatório de água, Aguedal, apenas para regar os jardins reais e, dizem, proporcionar lazer as suas 500 esposas. Por sua obra, Ismail ainda é cultuado como rei eterno na cidade. Mulheres muçulmanas com os rostos cobertos por vestes coloridas, passam o dia rezando no belo mausoléu onde estão suas cinzas.

Um pequeno desvio de rota na região de Meknés pode levar a outro lugar sagrado do Marrocos, o pacato vilarejo de Moulay Idriss, também morada de um importante líder :Moulay Idriss el Akbar, que chegou à região em 789 como o primeiro mensageiro da fé islâmica no interior do país.

Hoje é visto quase como um santo, ele liderou a primeira dinastia árabe marroquina. A apenas um quilômetro da vila erguida por Idriss, sinais de um passado que ele começou a enterrar: as ruínas da cidade de Volubilis, o principal testemunho da época do Domínio romano no Marrocos. Entre os arcos e colunas, a herança mais significativa da cidade são as ruínas das fábricas de azeite, prova do apogeu comercial que existiu ali.

Foi Idriss também que deu início à construção da mais antiga das cidades imperiais marroquinas:Fez.
Capital intelectual do país, é considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
A cidade se divide em dois lados totalmente distintos: Fez Bali, ou a "cidade velha", e Fez Jedid, a "cidade nova".

Fez Jedid sem muitos atrativos, é marcada pela presença do suntuoso palácio Dar El Makhzen. Fez Bali, por sua vez, concentra a maior e mais compexa medina do mundo árabe, um enorme labirinto de vielas apertadas e tortuosas.

Uma aventura irresistível : entrar na medina sem a companhia de um morador da cidade pode implicar em um mergulho claustrofóbico, sem tempo definido,num fluxo de comerciantes histéricos à busca de fregueses, gente apresssada e burricos com lombo cheio de mercadorias. Sozinho, pode-se passar um dia inteiro dentro da medina em busca de uma saída.
Imperdível!
Somente um lugar em todo Marrocos supera o ritmo frenético de Fez: Djemaa El Fna, um mercado montado numa praça circular no centro de Marrakech, um centro com toda a mágica de Marrocos. O movimento começa cedo com o sol já ardendo sob a cidade: encantadores de serpente, mágicos, malabaristas, acrobatas, mulçumanos sentados em tapetes lendo o Alcorão,dentistas que exibem milhares de dentes extraidos como prova de sua competência.Tudo acontece ao mesmo tempo,e o tempo ali nada mais é do que a soma dos segundos que definem novos sentidos.





























Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 28 Posts
Muito legal as fotos!
Tenho muita vontade de conhecer o Marrocos.
País de cultura magnifica! :D
belo Thread!
foi o primeiro lugar k visitei fora da Europa, fiz a rota das cidades imperiais, Fez, Meknes, Rabat, Marrakesh e foi lindo...
País fantástico e com uma cultura milenar e exótica única....!
Bem lembrado, Luísa, quase não vemos nada do Marrocos por aqui !
ahh marrocos, o nosso país vizinho , adoro marrocos estive lá o ano passado de férias em Marraquexe, é uma cultura esplendida, adorei
Está aí um exemplo de país com belas paisagens naturais e que não é muito ''divulgado'' no mundo.
As fotos estão muito legais, incrível ver a riqueza de detalhes dos palácios e também a quantidade de pessoas que passam pelas vielas super estreitas das medinas de algumas cidades como Fèz e Marrakech.
Ah, falando em Fèz -> foi nessa cidade que foram gravadas algumas cenas da novela O Clone. :D
Espero um dia conhecer esse país a qual tenho MUITA vontade de conhecer.
Luísa valeu por ter postado estas lindas fotos!! :eek:kay:
Está aí um exemplo de país com belas paisagens naturais e que não é muito ''divulgado'' no mundo.
:yes:
Muito interessante!! :D
valew pelo thread!
ótimas fotos! adoro esses países de cultura "exótica"
será esta luizaguimaraes a mesma do youtube, desculpa se ofendo mas é que existe uma que só fala mal de Portugal e tudo que diz respeito a este lindo País, que por acaso nao vejo retratado aqui, pois Portugal teve algum impacto positivo no desenvolvimento deste lindo País que é Marrocos, se nao és a mesma pessoa desculpa em primeiro lugar.
é de lembrar que ceuta deveria ser devolvida a Marrocos porque as muralhas que defendiam a cidade nem sequer foram construidas pelos espanhois mas sim pelos Portugueses e a prova disso sao os brasoes esculpidos nas mesmas, por uma questao politica espanha mantem ceuta e manila em seu poder, o que para mim é injusto.
será esta luizaguimaraes a mesma do youtube, desculpa se ofendo mas é que existe uma que só fala mal de Portugal e tudo que diz respeito a este lindo País, que por acaso nao vejo retratado aqui, pois Portugal teve algum impacto positivo no desenvolvimento deste lindo País que é Marrocos, se nao és a mesma pessoa desculpa em primeiro lugar.
Não sou. Vc já é a segunda pessoa que acha que esta pessoa sou eu, mas afinal quem é esta tal de "luizaguimaraes"??
Marrocos é um país fascinante.
foi alguem que só dizia mal de portugal e se passeava pelo youtube e de repente apagou o os seus dados e desapareceu, essa mesma pessoa assinava tal e qual como tu Luizaguimaraes, só por isso.
mas como já disse desculpa se nao és a mesma pessoa, e isso é bem claro para mim vendo os teus post que nao teem nada a ver com os dessa senhora, és bem mais requintada, a outra era defenitivamente nacionalista e salpicada com fanatismo religioso.
P.S. um dos meus colegas denunciou o link desta senhora á policia judiciaria P.T., á policia federal do Brasil e a policia eropeia para o combate ao terrorismo, pois ali avia claramente fanatismo religioso, seja como for desepareceu em pouco tempo.
desculpem! voltando ao tema principal e este é que interessa Marrocos foi e será sempre o ponto de Africa com o pé na europa, pena é que ainda aja esse problema com a imigracao elegal, e para alem disso nem sequer é proveniente de Marrocos, mas sim de países visinhos que usam este pais de forma impropria, Marrocos foi sempre um parceiro preveligiado de Portugal e ainda hoje assim é, espero que se resolva um dia passificamente a entrega de ceuta e manila como aconteceu com Macau e Hong Kong, claro que para isso gebraltar tambem deveria voltar a ser Espanhol.
foi alguem que só dizia mal de portugal e se passeava pelo youtube e de repente apagou o os seus dados e desapareceu, essa mesma pessoa assinava tal e qual como tu Luizaguimaraes, só por isso.
mas como já disse desculpa se nao és a mesma pessoa, e isso é bem claro para mim vendo os teus post que nao teem nada a ver com os dessa senhora, és bem mais requintada, a outra era defenitivamente nacionalista e salpicada com fanatismo religioso.
mandaram-m o link p este topico...

e é para confirmar essa historia!! ate eu me envolvi numa troca de palavras no youtube com essa pessoa!! ela ate chegou a mandar-me uma mensagem pessoal pelo sistema do youtube a "descascar" em portugal..

curiosamente o discurso dessa pessoa era mt igual à user deste forum com o mm nick... coincidencias, coincidencias....:|
mandaram-m o link p este topico...

e é para confirmar essa historia!! ate eu me envolvi numa troca de palavras no youtube com essa pessoa!! ela ate chegou a mandar-me uma mensagem pessoal pelo sistema do youtube a "descascar" em portugal..

curiosamente o discurso dessa pessoa era mt igual à user deste forum com o mm nick... coincidencias, coincidencias....:|
Como eu disse estou me lixando se vcs acham que sou eu ou não :lol: , não tenho que provar nada para ninguém, e caso eu fosse ela não seria idiota ao ponto de colocar o mesmo nome e sobrenome :lol:
Eu até entendo o lado dela, apesar de não saber direito da história o que não falta são xenófobos portugueses atacando os brasileiros no youtube.
Vc e seu amiguinho deveriam é provar o que falam bando de covardes FDP. Eu já estou perdendo a paciência, e se eu perder a coisa não vai ficar muito boa por aqui, estou logo avisando.
1 - 20 of 28 Posts
Status
Not open for further replies.
Top