SkyscraperCity Forum banner

Marvão

76238 Views 859 Replies 56 Participants Last post by  Bosquedasfaias

A Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão localiza-se no Distrito de Portalegre, região Alentejo e subregião do Alto Alentejo, com cerca de 645 habitantes.

Situa-se no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros.

É sede de um município com 154,85 km² de área e 4.029 habitantes (2001), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sul e oeste pelo município de Portalegre e a noroeste por Castelo de Vide.

Situado no cimo de uma vertente rochosa da serra de São Mamede a altitude de 832 metros encontramos a vila de Marvão, toda a zona em redor foi povoada desde o alvorecer da espécie humana conforme se depreende pela existência de antas e menires que povoam a região.

com a Romanização e a instalação dos povoados na planície abaixo dos montes apareceram cidades como Ammaia que depois desapareceram vitimas de catástrofes naturais e do roubo de pedra para a construção de castelos nas redondezas (castelo de Marvão, Aramenha, Portalegre, Castelo de vide e outros), ainda hoje o que resta das ruínas de Ammaia observam a vila de Marvão do fundo do vale como que lembrando a passagem do tempo.

Marvão terá sido fundado por Ibn Maruan, de quem se diz ter herdado o nome, no séc. IX, foi conquistada aos mouros no ano de 1166 tendo o seu castelo sido reconstruído no séc. XIII após ter passado da mão da ordem de Malta para a posse da coroa, no séc. XVII foi de novo alterado o castelo que se tornou numa fortaleza a Vauban de forma a fazer face aos constantes ataques resultantes da recém conquistada independência de Portugal, assim se manteve ate os dias de hoje, com recuperações do património recentes e que revelam respeito pela historia e pelo património arquitectónico, aqui vão fotos da zona militar (castelo e fortaleza) e da zona habitacional.

Marvão - Julho de 2009

Entrada das muralhas

A vila

O castelo

As vistas para o jardim e para a vila

As vistas

Santo António das Areias

Portagem

See less See more
1 - 20 of 860 Posts
TeKnO_Lx said:
Espetacular!
Tiraste-me a palavra da boca! :cheers:

Adoro Marvão, fica situado num sitio espectacular e tem um castelo lindo, como já tinha referido no tópico dos castelos.

Excelentes fotos! :)
eu tinha umas fotos do Marvão tiradas sete ano com neve, sumiram :cry:
Monsanto ( alentejo ) também é parecida com Marvão
para passar umas férias isolado da cidade é excelente, muito tranquilo
Não me lembro de ja ter ido á serra do marvão,mas depois de ver estas imagens vou tratar disto.A vila que existe la no topo é fantastica!
outro bom exemplo é Monsaraz...Marvão é espectacular, lindíssimo e as vistas são de matar!!!! Ganda thread Arpelius...tavas inspirado hum?:eek:kay:

Acho que devido à sua localização, Marvão é apelidada de "Ninho da Águia"
Phobos said:
Não me lembro de ja ter ido á serra do marvão,mas depois de ver estas imagens vou tratar disto.A vila que existe la no topo é fantastica!
Phobos, a vila é que se chama Marvão...a serra é a de S. Mamede o ponto mais alto de portugal a sul do tejo.
Já lá fui e achei espetacular..... :) Obrigado arpels pelo thread... já estava a precisar :applause:

Tekno não é monsánto é Monsaraz...
See less See more
LOL Jhonny, estava sim :) o Phobos tem razão, naquela zona o pessoal costuma chamar serra de Marvão e não Marão :), porque faz uma crista montanhosa la!!
JohnnyMass said:
Phobos, a vila é que se chama Marvão...a serra é a de S. Mamede o ponto mais alto de portugal a sul do tejo.
Tens razão,eu confundi o nome com a serra do MARÃO!
que confusão que aqui vai....:D
Ainnn que confusão que vai para aqui.....
Telepatiiiiaaaaaa.....bem johnny :eek:kay:
LOL alguns geografos modernos chamam a estes monte Herminios Menor e a serra da Estrela Herminios Maior, coisas relacionadas com a lenda dos monte Herminios, ultimo refugio das tribos Lusitanas livres do jugo Romano, o que de facto é verdade é que desta serra se ve a serra da Estrela conforme podem ver na nona fotografia, akela silhueta escura ao fundo é a montanha mais alta de Portugal continental!!
Não é nada ... poe a foto que posso me estar a equivocar
também já tinha lido isso e quando lá fui tentei ver a serra da estrela mas não vi nada. naquela foto a serra está tão próxima, são cerca de 80 km de distância...não pode ser a serra da estrela e onde está castelo branco?
CAstelo Branco não se ve a Serra que se vê é a perto do Fratel...
JohnnyMass said:
também já tinha lido isso e quando lá fui tentei ver a serra da estrela mas não vi nada. naquela foto a serra está tão próxima, são cerca de 80 km de distância...não pode ser a serra da estrela e onde está castelo branco?
mas ve-se mesmo a essa distancia, claro k tem de estar 1 dia limpo e cristalino!!
1 - 20 of 860 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.