Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá pessoal, continuando a série de cidades da Zona da Mata, agora é a vez de Matipó na região de Manhuaçu, acredito que pouca gente ouviu falar dessa cidade.

MATIPÓ

O município de Matipó está localizado na bacia do rio Doce próximo a Serra do Caparaó. Cortado pelo rio Matipó sua principal fonte de renda é a agropecuária com maior destaque para a cafeicultura. Matipó possui uma universidade privada atraindo estudantes de cidades próximas.

Área: 277,0 km²
Pop: 17.639 (IBGE 2010)
Altitude: 615 m
Distância de Manhuaçu: 40 KM
Distância de Caratinga: 85 KM
Distância de Ponte Nova: 90 KM
Distância de Juiz de Fora: 300 KM

01. Começando pela bela igreja matriz, na Pça Padre Fialho.

02. Do outro lado.

03. Praça Padre Fialho

04. Entorno da praça

05.

06.

07.

08. Av. São João

09.

10.

11. Paço Municipal

12. Outra rua importante do centro.

13.

14.

15. Av. Salvador Sabino, e seus predinhos de três pavimentos.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22. Rio Matipó, infelizmente a cidade sofre com as cheias alagando vária ruas do centro.

23. Rua N. Sra. da Conceição

24. Ladeiras de Matipó.

25. Casarões

26.

27. Outras ruas do centro.

28.

29.

30.

31. Faculdade Univértix, entre outros cursos o de medicina veterinária.

32. Paisagem rural na BR 262 entre Matipó e Abre Campo.

33.

Vejam também:

Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Registered
1,364 Posts
Bonita a cidade realmente não é, mas para o número de habitantes até que tem uma boa estrutura comercial, falta uma melhor estética urbanistica. Que o Driano continue nos mostrando essas cidades singulares de Minas Gerais!:cheers:

·
Registered
24,262 Posts
Mais uma típica cidadezinha pequena da zona da Mata: agro pastoril, cheia de morros, relativamente "bem arrumada" (como se diz por aqui), pena que o tempo estava chuvoso. Entorno vederjante. valeu conhecer mais uma da região!

·
Registered
1,618 Posts
Legal conhecer Matipó!
Não tive tão má impressão quanto alguns foristas tiveram. Talvez falte sim um maior cuidado e limpeza em algumas ruas, mas de maneira geral achei a cidade bem simpática. As ruas de paralelepípedo me agradam bastante e o conjunto da Igreja Matriz com a pracinha é bem bonito.
Valeu por compartilhar. Aguardando a sequência! :eek:kay:

·
Registered
453 Posts
Achei muito lindinha , principalmente por ter uma população de 17 mil habitantes, eu morava em uma cidade de 18 mil habitantes no interior da Bahia (colada em uma cidade de 30 mil) , e quando precisava de um dentista agente tinha que viajar mais de 100 km para fazer uma manutenção no aparelho,... e ver uma cidade menor que a minha com toda essa estrutura, Itaú , Eletrozema, Faculdade , Clínica Veterinária , Supermercado, coisas que infelizmente não chegaram nem perto da minha cidade natal ainda.

Minas ta de Parabéns com suas cidades!

·
Registered
1,380 Posts
Legal conhecer Matipó!
Não tive tão má impressão quanto alguns foristas tiveram. Talvez falte sim um maior cuidado e limpeza em algumas ruas, mas de maneira geral achei a cidade bem simpática. As ruas de paralelepípedo me agradam bastante e o conjunto da Igreja Matriz com a pracinha é bem bonito.
Não a cidade é feia, assim como muitas da zona da mata, infelizmente. Ele q selecionou bem as fotos p num ficar medonho.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Interessante a cidade...a faculdade para o tamanho da cidade é até legal!
Verdade Bruno, e a cúpula do prédio chama atenção de longe.

Nossa que cidade mais feia e mal cuidada, sinceramente.
O tempo não ajudou e a cidade tinha sofrido a poucos dias com enchentes. Mas de fato Matipó não é nenhum exemplo de beleza mas como todas outras tem partes bonitas.

Bonita a cidade realmente não é, mas para o número de habitantes até que tem uma boa estrutura comercial, falta uma melhor estética urbanistica. Que o Driano continue nos mostrando essas cidades singulares de Minas Gerais!:cheers:
Valeu, acho que ela precisa mesmo de uma melhora estética principalmente nas calçadas e canteiros.

Mais uma típica cidadezinha pequena da zona da Mata: agro pastoril, cheia de morros, relativamente "bem arrumada" (como se diz por aqui), pena que o tempo estava chuvoso. Entorno vederjante. valeu conhecer mais uma da região!
Verdade Gim, valeu pelo comentário!

A cidade não é muito bonita, mas é bem organizada para a pequena população que tem.
Sim sem dúvida, e tem um belo comércio tb.

Gostei de conhecer mais uma cidade da Zona da mata mineira.
Vc fez uma cobertura completa da cidade. Me chamou a atenção a igreja (realmente bonita) e as ruas revestidas de paralelepípedos (nostalgia).

Valeu por compartilhar Driano.
Valeu Urbano, realmente as ruas em paralelepípedos dão um ar nostálgico na cidade.

Essa eh feia!!! :(
mas a coletânea continua!
Obrigado por partilhar!
Valeu, vem mais por aí sim...:)

Legal conhecer Matipó!
Valeu pelo comentário, acho que o tempo fechado tb contribuiu para dar essa sensação, mas no geral Matipó não é tão diferente das outras cidades da região, só precisa realmente de uma repaginada estética, nas calçadas, canteiros e praças.

Achei muito lindinha , principalmente por ter uma população de 17 mil habitantes, eu morava em uma cidade de 18 mil habitantes no interior da Bahia (colada em uma cidade de 30 mil) , e quando precisava de um dentista agente tinha que viajar mais de 100 km para fazer uma manutenção no aparelho,... e ver uma cidade menor que a minha com toda essa estrutura, Itaú , Eletrozema, Faculdade , Clínica Veterinária , Supermercado, coisas que infelizmente não chegaram nem perto da minha cidade natal ainda.

Minas ta de Parabéns com suas cidades!
Sem dúvida, apesar de pequena Matipó tem uma estrutura até boa sim.

Não a cidade é feia, assim como muitas da zona da mata, infelizmente. Ele q selecionou bem as fotos p num ficar medonho.
Respeito sua opinião, mas como falei num comentário acima Matipó não é nenhum exemplo de beleza, mas tb não vi nada mto diferente de outras cidades, o que falta é um capricho no urbanismo. Aquele bairro mais pobre num morro próximo ao centro tão a mostra acaba prejudicando o visual da cidade.

Driano estas de Parabéns ... Poço te pedir uma coisa? :D

Quando tiver um tempinho faz um thread de Juiz de Fora, é uma cidade linda e encantadora.

Obg heim.
Valeu, final de maio é aniversário de Juiz de Fora, tradicionalmente todo ano faço um thread comemorativo, só esperar um pouco...:eek:kay:

·
:)
11,392 Posts
Realmente essa cidade não é muito bonita. Na foto 25, onde tem um lindo casarão, simplesmente não existe calçada! Essa cidade tem tudo para ser muito charmosa, pois pelo visto, tem muitas construções antigas, mas está bem mau cuidada.

Valeu por compartilhar, Driano.:)

·
Registered
89 Posts
Matipó, pelo seu tamanho é bem densa. Tem uma boa estrutura comercial se comparada a cidades de mesmo porte. Confeço que me supreende com as fotos. Acho que o tempo nublado não ajuda muito no visual das fotos, pois tira um pouco das cores, deixando muito sinsenta. Não gosto muito deste tipo de pavimentação com o uso de paralelepípedos. Parabéns Driano, por mostrar mais umas de nossa Cidades da Zona da Mata. Matipó é muito interessante, gostei da Cidade. Há. Breve lançarei novo Thread sobre Barbacena e Região, Aguardem...as fotos estão lindas, e a cidade teve uma melhora significativa desde o thread que fiz em 2009/2010, com novos prédios em contrução. Breve lancerei ele aqui no Fórum. abração.

·
Not Registered User
3,978 Posts
Acho que o tempo fechado e barro pelas ruas deu uma piorada no aspecto geral da cidade. A foto 6 também mostra uns barracos horrorosos no entorno do que deve ser o centro. Não é das mais lindas, mas também não é das mais feias. Dou uma nota 5,5 vai.

·
Registered
848 Posts
FLa Driano!

Cara, nostalgia e tristeza... era obrigado a passar ai quando estava na estrada Manhuaçu-BH... tudo p marcar presença c minha esposa aki em BH...

Sofri de mais..

A praça e antiga estação tem uma estrutura bacana, mas o povo de cidade pequena meio que não tem mt zelo com o próprio espaço publico.. (grama, pintura, reforma...)

1 - 20 of 25 Posts