SkyscraperCity Forum banner

Mato Grosso do sul 40 anos.

7852 Views 42 Replies 18 Participants Last post by  cassianoitu
A intenção do thread é ter uma pequena amostra de todo o estado, em que dia 11/10 completa 40 anos. O thread será dividido por regiões do estado, e será completado até o dia 11. Todas as fotos garimpadas, descupe a qualidade de umas, mas o que vale é a intenção, apreciem :)

1° região: Alto taquari ou região norte.
Região de pólo produtivo no Mato Grosso do Sul e com potencial turístico, a Rota Norte é formada pelos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

A Rota Norte oferece uma variedade de segmentos turísticos, como o turismo histórico cultural, o agrotecnológico, de aventura, observação de pássaros (birdwatching), pesca, negócios e eventos, ecoturismo, rural, ecotemático e safári fluvial.

A gastronomia da região é um dos destaques, como os pratos paçoca de carne seca, churrasco com mandioca, arroz carreteiro e diversos pratos a base de peixe.

Os artesanatos também são opções para os turistas, como as cerâmicas que expressam as riquezas da fauna e flora do homem pantaneiro e os acessórios femininos feitos à mão com o couro do peixe.

Parques, pousadas, fazendas, balneário, cachoeiras, Pantanal, sítio arqueológico, cerâmica, pesqueiros e barco hotel são alguns dos atrativos turísticos da região da Rota Norte. Pop/2017, IDH/2010 PIB/2014

Alcinópolis
Pop: 5.188
PIB: 142.887 milhões
IDH: 0.711

Camapuã
Pop: 13.694
PIB: 324.459 milhões
IDH: 0.703

Coxim
Pop: 33.323
PIB: 761.313 milhões
IDH: 0.703

Figueirão
Pop: 3.027
PIB: 73.489 milhões
IDH: 0.660

Pedro Gomes
Pop: 7.683
PIB: 174.150 milhões
IDH: 0.671

Rio Verde de Mato Grosso
Pop: 19.569
PIB: 368.806 milhões
IDH: 0.673

São Gabriel do Oeste
Pop: 25.898
PIB: 1.204.865 Bilhão
IDH: 0.729

Sonora
Pop: 18.393
PIB: 516.335 milhões
IDH: 0.681
1 - 20 of 43 Posts
2° Região Pantaneira; composta pelas microrregião de Aquidauana e Corumbá.
O Pantanal é hoje um dos destinos brasileiros mais procurados pelo turismo nacional e internacional. Nos municípios do Pantanal: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário, há uma grande infraestrutura para atender as mais diversas exigências.
De barco, a cavalo ou a pé pelas campinas pantaneiras, você vai apreciar o voo das garças, tuiuiús e colhereiros, ver as cores das araras e dos tucanos, encantar-se com o andar dos cervos do pantanal, capivaras e ariranhas, escutar o sons dos bugios, admirar as sucuris e os jacarés e quem sabe ver uma onça-pintada em meios aos capões.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na planície pantaneira são a pecuária, a pesca, o turismo, a extração de minérios e em menor escala mas crescendo, a agricultura.
-Microrregião de Aquidauana
Anastácio
Pop: 24.954
PIB: 330 869 milhões
IDH: 0.663

Aquidauana
Pop: 47.482
PIB: 764.850 milhões
IDH: 0.688

Dois Irmão do Buriti
Pop: 11.132
PIB: 161 749 milhões
IDH: 0.639

Miranda
Pop: 27.525
PIB: 399 366 milhões
IDH: 0.632

-Microrregião de Corumbá
Corumbá
Pop: 109.899
PIB: 3.101.210 Bilhões
IDH: 0.700

Ladário
Pop: 22.590
PIB: 317 933 milhões
IDH: 0.704

Porto Murtinho
Pop: 16.879
PIB: 287 038 milhões
IDH: 0.666
Olá. Ótima inciativa, Guims.
A forma como montou e expôs o Thread está muito boa, e a ideia é maravilhosa.
Porém, a qualidade de resolução das imagens está bem baixa, e quase não dá para analisar, do ponto de vista crítico e verdadeiramente curtir as paisagens urbanas e rurais do nosso estado. Além disso, ressalto que existem 2 erros:eek: primeiro é na foto de Sonora, na primeira foto,pois aquela avenida é a Marcelino Pires em Dourados. E o segundo erro é na foto de Porto Murtinho, pois aquela igreja é a Matriz de Santo Afonso, em Bela Vista-MS.
Olá. Ótima inciativa, Guims.
A forma como montou e expôs o Thread está muito boa, e a ideia é maravilhosa.
Porém, a qualidade de resolução das imagens está bem baixa, e quase não dá para analisar, do ponto de vista crítico e verdadeiramente curtir as paisagens urbanas e rurais do nosso estado. Além disso, ressalto que existem 2 erros:eek: primeiro é na foto de Sonora, na primeira foto,pois aquela avenida é a Marcelino Pires em Dourados. E o segundo erro é na foto de Porto Murtinho, pois aquela igreja é a Matriz de Santo Afonso, em Bela Vista-MS.
Obrigado, fais tempo que estava querendo montar esse Thread e expor o estado, porem é bem complicado selecionar uma foto, eu precisava de ajuda.. Irei corrigir os erros, as fotos acabou me confundindo rs.
  • Like
Reactions: kahuera
3° Região Serra da Bodoquena; composta pela microrregião de Bodoquena.
É considerada a região mais conservada de Mato Grosso do Sul, caracterizada por um maciço calcário de belas e frágeis formações e extensos sistemas de cavernas que abrigam, além de sítios arqueológicos importantes, animais com distribuição geográfica limitada, sensíveis a alterações na qualidade das águas e na vegetação. É a única área de Mato Grosso do Sul que integra o bioma Mata Atlântica.
As características geológicas fazem com que os rios da região apresentem águas extremamente claras, de grande beleza cênica, constituindo um dos principais atrativos turísticos que têm significativa relevância econômica para a região e o Estado. A serra da Bodoquena é também um importante divisor de águas e área de recarga para o Aquífero Guarani. Na região, as rochas afloram no solo, não sendo apropriada à agricultura e nem à pecuária.
Os atrativos turísticos, na maioria associados aos rios e cavernas da região, distribuem-se, na maior parte, em propriedades privadas na zona de amortecimento do parque. Daí, portanto, o fato de os passeios turísticos na região terem visitação rigidamente controlada, sendo obrigatório o acompanhamento de guias de turismo devidamente capacitados e a necessidade de compreensão por parte dos turistas que visitam a região, de que a Serra da Bodoquena é um dos maiores tesouros de Mato Grosso do Sul, que deve ser preservado por todos.
Bonito
Pop: 21.483
PIB: 537.107 milhões
IDH: 0.670

Bodoquena
Pop: 7.820
PIB: 190.865 milhões
IDH: 0.666

Bela vista
Pop: 24.331
PIB: 405.287 milhões
IDH: 0.698

Caracol
Pop: 5.972
PIB: 98.342 milhões
IDH: 0.647

Guia Lopes da Laguna
Pop: 9.991
PIB: 179. 010 milhões
IDH: 0.675

Jardim
Pop: 25.758
PIB: 441.200 milhões
IDH: 0.712

Nioaque
Pop: 14.092
PIB: 216.955 milhões
IDH: 0.639
Thread interessante, pena que as fotos são muito pequenas...
  • Like
Reactions: guims.
Parabéns ao Mato Grosso do Sul. Conheci pouco Campo Grande e achava bem parecida com Londrina (PR) em alguns aspectos.
  • Like
Meu querido estado do MS. Faz aniversário alguns dias antes do meu e apenas dois anos mais velho tb... Rsrs. Estado promissor. Só o acho pouco povoado. A esmagadora maioria é composta de pequenas cidades com até 50k. Espero que se desenvolva mais e se torne mais habitado.
  • Like
Parabéns, Mato Grosso do Sul!

O chão que escolhi como lar. Amo esta terra como se aqui tivesse nascido.

"Amante das tradições
De que me fiz aprendiz."

• Like
Meu querido estado do MS. Faz aniversário alguns dias antes do meu e apenas dois anos mais velho tb... Rsrs. Estado promissor. Só o acho pouco povoado. A esmagadora maioria é composta de pequenas cidades com até 50k. Espero que se desenvolva mais e se torne mais habitado.
Essas cidades pequenas é o segredo do sucesso de Santa Catarina.
Essas cidades pequenas é o segredo do sucesso de Santa Catarina.
Mas o contexto dos dois estados são diferentes. Sem falar q o MS e um estado muito maior em extensão. Deixando a população muito dispersa pelo território. Em SC a própria colonização do estado facilitou o seu desenvolvimento.
  • Like
Thread interessante, pena que as fotos são muito pequenas...
Obrigado, queria ter posto 2 imagens grandes por cidade, mais creio que iria ficar pesado o thread.
Parabéns ao Mato Grosso do Sul. Conheci pouco Campo Grande e achava bem parecida com Londrina (PR) em alguns aspectos.
... Alguns dizem mesmo, porém não vejo muita semelhança rs
  • Like
Parabéns adiantado rs.. Concordo, tenho esperanças que o agronegócio se desenvolva cada veis mais junto a esses municípios, e a chegada de novas indústrias
Parabéns, Mato Grosso do Sul!

O chão que escolhi como lar. Amo esta terra como se aqui tivesse nascido.

"Amante das tradições
De que me fiz aprendiz."

Nao nasci aqui, mas também amo esse lugar
  • Like
Reactions: Daniel Hume
Parabéns ao estado do MS, conheci Campo Grande no dia 12 de outubro de 2005, 1 dia após o aniversário do estado,única cidade que conhecia do MS foi Mundo Novo no começo dos anos 80! parabéns pelo thread! Ps não acho CG parecida com Londrina, acho mais com Uberlãndia!
  • Like
4° Região Caminho dos Ipês, o nome indica um pouco sobre o que o visitante encontra na região turística do Mato Grosso do Sul. Todavia, quem acha que os atrativos desta área do Estado são apenas as espécies de árvores consideradas uma das mais belas do Brasil, está enganado. Com alto potencial turístico, a região oferece turismo rural, cultural, ecoturismo, agrotecnológico, místico, negócios e eventos.
Obs: Apenas os municípios da microrregião de Campo Grande.
Bandeirantes
Pop: 6.795
PIB: 256.395 milhões
IDH: 0.681

Campo Grande
Pop: 874.210
PIB: 23.902.135 Bilhões
IDH: 0.784

Corguinho
Pop: 5.730
PIB: 89.875 milhões
IDH: 0.671

Jaraguari
Pop: 7.019
PIB: 131.905 milhões
IDH: 0.664

Rio Negro
Pop: 4.834
PIB: 78.215 Milhões
IDH: 0.709

Rochedo
Pop: 5.346
PIB: 140.673 milhões
IDH: 0.651

Sidrolândia
Pop: 54.575
PIB: 1.230.749 Bilhão
IDH: 0.686

Terenos
Pop: 20.855
PIB: 366.842 milhões
IDH: 0.658
Parabéns ao estado do MS, conheci Campo Grande no dia 12 de outubro de 2005, 1 dia após o aniversário do estado,única cidade que conhecia do MS foi Mundo Novo no começo dos anos 80! parabéns pelo thread! Ps não acho CG parecida com Londrina, acho mais com Uberlãndia!
Obrigado. Também acho bem semelhantes CG com Uberlândia..
Parabéns adiantado rs.. Concordo, tenho esperanças que o agronegócio se desenvolva cada veis mais junto a esses municípios, e a chegada de novas indústrias
Obrigado meu brother!! Acredito que no futuro o nosso querido estado do MS terá uma importância muito maior do que tem atualmente... E poderá assim, ser considerado realmente os "celeiros de fartura" do Brasil.
  • Like
Eu sou somente dois meses mais velho do que Mato Grosso do Sul, pensei que o estado fosse muito mais antigo, como era na época em que pertencia à Mato Grosso? Eu sempre quis conhecer o Mato Grosso do Sul, há lugares muito bonitos e interessantes por lá e Bonito visto por fotos e vídeos já é espetacular, ao vivo então, deve ser uma sensação maravilhosa estar por lá naquele cenário paradisíaco!
Um dia, talvez um dia e quero ter muita saúde para isso, irei àquele estado para curtir os seus lugares mais interessantes, mas e o Trem do Pantanal, continua funcionando ou já desistiram dele? Qual é a culinária típica do estado?
Eu só não iria à Ponta Porã, área fronteiriça bem barra pesada, assim como Corumbá, uma pena, nosso país não pode ter essa insegurança em suas fronteiras e espero que um dia tais localidades se tornem lugares mais sossegados!
1 - 20 of 43 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.