SkyscraperCity Forum banner

Matosinhos | Centro de Engenharia Aeronáutica do CEIIA

11294 Views 55 Replies 21 Participants Last post by  JoniP
Centro de Investigação Aeronáutica abre em Junho em Matosinhos
O Centro de Investigação Aeronáutica (CEA), em Matosinhos, deverá abrir no final de Junho, empregando já 200 pessoas de 11 nacionalidades diferentes, avançou esta terça-feira o presidente da Câmara, Guilherme Pinto.


Durante uma visita à fase final das obras, esta manhã, o autarca revelou que o investimento privado foi de 37 milhões de euros, tendo os terrenos sido cedidos pela autarquia por 50 anos, sem custos para o promotor.

“Esta obra marca o regresso a Matosinhos de actividades que não são exclusivamente comerciais ou habitacionais”, disse.

A presença do CEA é “extremamente importante” para Matosinhos porque capta novas empresas para o seu território, criando condições “ímpares” para a instalação de clusters empresarias e de investigação, frisou o autarca.

O centro de investigação, dividido em 2 edifícios, terá quatro áreas de actividade: engenharia e desenvolvimento, área de realidade virtual, unidade de testes e workshop/pilot plant.

O novo centro fará estudos aeronáuticos, nomeadamente na vertente de investigação, fabrico de protótipos, ensaios e experimentação.

Na opinião de Guilherme Pinto, este tipo de investimentos permite dinamizar a economia local, gerando emprego qualificado e promovendo o empreendedorismo.

“O Centro de Investigação Aeronáutica é uma bela conquista de Matosinhos”, garantiu.

O concelho, ao acolher 200 pessoas com qualificação superior, sofre uma transformação ao nível de padrões de consumo e procura, referiu o autarca.

Guilherme Pinto considerou que a instalação do centro capacita Matosinhos para ser o concelho mais dinâmico do país.

“Em nome das várias coisas que estão a acontecer, pretendemos candidatar Matosinhos a Capital do Design em 2015”, frisou.

Acrescentando que a comunidade fora de Matosinhos já percebeu que o investimento conjunto está a mudar radicalmente a sua face.

Além de ser conhecida pelo “bom peixe”, Guilherme Pinto realçou que Matosinhos passa agora a ser falada pelas empresas dedicadas às novas tecnologias e indústrias criativas.

O director do projecto, Paulo Sanches, adiantou que, além dos 200 postos de trabalho criados, a longo prazo, o número poderá subir para os 350.

O responsável explicou que o Centro de Investigação Aeronáutica envolve várias áreas da engenharia, nomeadamente aeronáutica, de materiais, mecânica e electrotécnica.

“Algumas áreas do espaço serão abertas ao público, mas outras terão acesso reservado porque trata-se de projectos que envolvem algum grau de confidencialidade”, salientou.
O nome inicial era Centro de Engenharia Aeronáutica quando foi anunciado em 2012, não sei se mudou entretanto, ou se este novo nome foi erro dos jornais.


Localização:



Portanto colado à Circunvalação.


Projecto:

See less See more
2
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 56 Posts
CEIIA abre até Junho Centro de Engenharia Aeronáutica, onde já se trabalha para a Embraer
ABEL COENTRÃO 22/04/2014 - 18:24
Nova unidade está quase pronta e ali trabalharão numa primeira fase 220 pessoas, a maioria engenheiros.




Investimento global no novo centro chegará aos 37 milhões de euros.

Com a poeira da obra ainda a irritar as narinas, ninguém diria que já se trabalha nas novas instalações do Centro de Engenharia Aeronáutica do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação da Índústria Automóvel. O edifício, em Matosinhos, abre em Junho, depois de instalado o equipamento, mas algures numa sala junto ao hangar já está instalada uma prensa, na qual se faz prototipagem de peças para um novo avião militar no âmbito de um contrato entre o CEIIA e os brasileiros da Embraer.

O edifício, um investimento de 17 milhões de euros – que chegará aos 37 milhões com todas as despesas necessárias para a capacitação técnológica do centro – está praticamente pronto. Dentro de duas semanas deve ser entregue ao CEIIA pelo construtor, a DST, dois meses depois do prazo anunciado há um ano, no início dos trabalhos, mas sem derrapagens nos custos, segundo o responsável pela obra e pelo projecto de arquitectura, Paulo Sanchez, que esta terça-feira guiou uma comitiva da Câmara de Matosinhos às instalações.

Totalmente brancas, e com grandes planos envidraçados, estas estão divididas em três áreas. No edifício principal, todo o rés-do-chão e uma parte do primeiro andar – onde está a ser montado um auditório de realidade virtual com capacidade para cem pessoas, para validação virtual de protótipos – poderão ter um uso público. São espaços amplos onde, para além de iniciativas do CEIIA, outras entidades poderão organizar eventos. Para lá destes espaços, o acesso será reservado às várias salas, quase todas com vista para o mar, onde mais de 220 pessoas, de várias áreas da engenharia, para além da aeronáutica, passarão a trabalhar já este ano.

A terceira componente da unidade situado a poucos metros da Estrada da Circunvalação, é o hangar, junto do qual há mais salas para desenvolvimento de projectos, uma das quais já em actividade desde Dezembro passado. O CEIIA já tem algumas dezenas de pessoas nesta área a trabalhar ainda nas sua sede na Maia, no TecMaia. Algumas unidades funcionais ali instaladas vão ser transferidas para Matosinhos, e outras serão colocadas na nova unidade ao longo dos próximos meses. Para lá das 220 pessoas a admitir numa primeira fase, a administração do CEIIA admite que, no limite, nos dez mil metros quadrados deste centro poderão trabalhar até 350 engenheiros.

O CEIIA está a fazer a prototipagem e os testes de três peças do no novo avião militar da Embraer, o KC-390, em cooperação com as OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), que as fabricará e a Empresa de Engenharia Aeronáutica, que gere esta parceria com o grupo brasileiro. No novo centro de Matosinhos continuarão a ser desenvolvidos o leme de profundidade, o sponson e o elevador do trem de aterragem e uma parte da fuselagem da aeronave.

http://www.publico.pt/economia/noti...ca-onde-ja-se-trabalha-para-a-embraer-1633190
See less See more
  • Like
Reactions: 1
Então é mesmo "Engenharia" e não "Investigação"? Convém sabermos o nome correto para o tópico em questão.
excelente!
Não sei quem é foi o arquitecto, mas que oportunidade perdida para fazer um grande edifício...

Pelo menos esta a andar a bom ritmo!
Não é nada de outro mundo, mas também não é mau.
Não sei quem é foi o arquitecto, mas que oportunidade perdida para fazer um grande edifício...

Pelo menos esta a andar a bom ritmo!
Ao vivo é melhor e muito melhor do que aquele armazém que construíram ali para os lados de Belém...
Tas a falar do museu dos coches?
:lol: obviamente
Sei lá, não estou por dentro de todos os projetos de Lisboa. Até nem desgosto desse edifício, mas a localização é atroz.
CEIIA inaugura polo de Matosinhos em outubro
O centro de aeronáutica do CEIIA está na fase de instalação de equipamentos e será inaugurado em outubro.


O novo polo de Matosinhos do CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel está concluído, mas será inaugurado só em outubro. O atraso justifica-se "para não interromper trabalhos em curso no centro da Maia e para dar tempo à instalação do equipamento pesado", diz José Rui Felizardo, presidente executivo do CEIIA. Mas, sobre mais detalhes do novo centro, Felizardo prefere que seja o representante do IAPMEI no CEIIA, Nogueira da Silva, a falar. Contactado pelo Expresso, Nogueira da Silva limitou-se a confirmar que o edifício está pronto e "decorre a fase de instalação de equipamento, como sucede em casos deste tipo". A data de inauguração "é o menos importante deste processo", concluiu.

A empreitada custou 8,5 milhões de euros, num investimento global de 17,6 milhões, financiado em 12,3 pelos fundos comunitários, no âmbito do apoio ao cluster das indústrias da Mobilidade. A construtora DST entregou o edifício no fim de junho, 14 meses depois do início da construção.

Centros especializados

A nova arrumação do CEIIA assentará na especialização dos centros de engenharia por áreas tecnológicas e não por ramos de negócio (aeronáutica e automóvel). A base de Matosinhos ficará vocacionada para ensaios e testes e cálculos estruturais, recebendo metade dos 240 técnicos que atualmente se encontram na unidade do TecMaia.

No futuro, o reforço de pessoal será feito em Matosinhos, admitindo o CEIIA que os dois centros possam atingir os 380 empregos especializados. A nova base acolhe um edifício central com dois corpos, que incluiu salas de engenharia e um auditório de realidade virtual e um hangar, com mais salas de projetos.

Os projetos de aeronáutica são os que adquirem maior relevo no admirável mundo novo com que o CEIIA lida. A lista de trabalhos inclui automóveis elétricos comandados por telemóvel, a construção virtual de helicópteros ou aviões não tripulados. Mas, a prototipagem e testes de peças para o cargueiro militar KC-390 (Embraer), o programa para o helicóptero militar da AgustaWestland ou a colaboração com a empresa Sokata, no programa do novo Falcon permanecem como os mais emblemáticos.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ceiia-inaugura-polo-de-matosinhos-em-outubro=f888354#ixzz3CYm3ztko
See less See more
Perspectiva desde a Avenida D.Afonso Henriques e da Circunvalação:








See less See more
8
  • Like
Reactions: 1
Belo edifício :)
Não é tão bonito quanto as fábricas da Embraer mas tá jeitoso :)
Ao vivo é bastante imponente, pena não dar para entrar lá dentro, com as grades fica dificil fotografar bem.
Funções do edificio explicadas pela CMM

...A comitiva seguiu depois para as novas instalações do CEIIA- Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel que, em breve, acolherá o Centro de Engenharia Aeronáutica. Dividido em dois edifícios, o CEIIA terá quatro grandes áreas de atividade: Engenharia e Desenvolvimento, Área de Realidade Virtual, Unidade de Testes, e Workshop/ Pilot Plant. O maior edifício albergará a produção de protótipos, a certificação e a zona de testes. O edifício de menor dimensão acolherá as funções administrativas.
See less See more
1 - 20 of 56 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top