SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1029 Posts

·
Registered
9,554 Posts
Discussion Starter #1
Edifício desenhado por Alcino Soutinho conta também com uma galeria de arte e uma área de arquivo documental

No próximo dia 23, como é hábito, comemorar-se-á o Dia Internacional do Livro, recordando a data em que faleceram William Shakespeare e Miguel Cervantes. Em Barcelona, os namorados trocarão livros e rosas e, se tudo correr conforme o previsto, a Câmara Municipal de Matosinhos assinalará a efeméride com a inauguração oficial da nova Biblioteca Florbela Espanca, que tem estado a ser construída nas traseiras dos paços do concelho seguindo o desenho do arquitecto Alcino Soutinho. Orçado em cerca de 7,5 milhões de euros, o edifício está praticamente pronto para começar a receber os livros até aqui depositados no velho palacete do visconde de Trevões, onde a biblioteca municipal matosinhense está instalada desde 1988.
Segundo o vereador da Cultura da autarquia matosinhense, Fernando Rocha, a transferência dos cerca de dez mil volumes deverá prolongar-se por uma semana, período durante o qual os habituais utentes da biblioteca ficarão privados deste serviço. No fim do processo, porém, os utilizadores não deixarão de notar uma melhoria substancial: o novo edifício é amplo e francamente iluminado, rodeado por espelhos de água, disporá de novas valências e muito maior comodidade e promete mesmo transformar-se em local de romagem para os amantes da Arquitectura. "Já quase que não há dia em que não venham cá italianos e japoneses para visitá-lo", conta Rocha.
Dividido em dois grandes corpos, o imóvel conta, para além da biblioteca propriamente dita, com uma galeria de arte com paredes amovíveis e que será gerida em colaboração com o Museu de Serralves. Sob este espaço, em áreas autónomas, existirá uma cafetaria, já concessionada, e uma livraria cujo concurso público ficou, para já, deserto. Ao nível subterrâneo, ocupando toda a área do edifício, haverá um parque de estacionamento com lugar para cerca de 280 automóveis, um espaço para armazenamento de fundos bibliotecários e para catalogação e um arquivo documental que estará integrado na Rede Nacional de Arquivos, coordenada pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
No que respeita à biblioteca propriamente dita, o edifício conta com três pisos. No mais baixo, haverá uma área de recepção e estadia informal, com um pequeno bar anexo, e ainda um mini-auditório com capacidade para cerca de 80 pessoas e dotado com equipamento de projecção. No patamar intermédio, existirá uma zona dedicada às publicações periódicas e áreas dedicadas à literatura infantil e juvenil, com espaços lúdicos anexos. O piso superior será dedicado aos leitores adultos, ficando ainda apetrechado com um gabinete de apoio ao trabalho de investigadores.
Até ao dia 23 deste mês, há ainda um vasto conjunto de pequenos acabamentos para efectuar, tendo já começado, porém, a operação de instalação das mobílias, uma parte das quais foi desenhada expressamente para o efeito pelo arquitecto Alcino Soutinho. O edifício será, refira-se, rodeado por um recinto ajardinado, cuja conclusão está igualmente em curso, dispondo de acessos a partir dos três arruamentos adjacentes. As entradas convergem, em termos práticos, para um único patamar elevado, a partir do qual se faz a separação entre os utentes da biblioteca e os visitantes da galeria de exposições. No interior da biblioteca, também acessível por um elevador panorâmico, a circulação é orientada por uma grande escadaria, que atravessa os três pisos e que, no extremo norte, conta com um grande janelão envidraçado.

fonte:Publico

alguém sabe de mais alguma coisa sobre isto?Parece ser interessante!

·
Uma dúzia de anos disto..
30,726 Posts
Seguindo o exemplo do nosso Johnny, lembrei-me agora que podiamos criar 1 thread onde colocassemos fotos de edificios das diversas bibliotecas (municipais e não só...) por esse país fora, que costumam igualmente ser edificios bem interessantes...(pelo menos daquilo que conheço...);)
Que dizem? :)

·
Whatever
45,867 Posts
concordo Reflex, mas acho que isso ainda vai ser um desafio maior que as câmaras!!!:)

Encontrei aqui uns alçados e cortes da biblioteca.

·
Whatever
45,867 Posts
preciso dum cigarro pa celebrar...mas tu também tás quase nos 600 man!!!posta lá mais dois e vamos celebrar juntos!!!!:eek:kay:

·
Whatever
45,867 Posts
acho que lá vais chegar primeiro ma man!:) isto a partir deste fim de semana vai abrandar um coche aqui pos lados do johnny!!!:(

·
Whatever
45,867 Posts
ya, a minha tese tem andado um bocado pó parada e o meu advisor já anda a fazer cara feia!! Para a minha tese vou elaborar algumas propostas para salvar algumas árvores históricas no campus, que é um arboreto, ie, um jardim botânico só com árvores, bem como fazer algumas propostas para espaços publicos em redor de um dos novos edificios a ser construido brevemente.

depois faço um thread com as minhas propostas aqui no forum...
alias...ate posso faze-lo já com outros projectos e vcs dizem-me o que acham!!!!:D

1 - 20 of 1029 Posts