SkyscraperCity banner

1 - 20 of 37 Posts

·
Registered
Joined
·
40,749 Posts
Discussion Starter #1











O terreno sobre o qual se situará o edifício corresponde com a parcela localizada numa urbanização no interior de Luanda, delimitado pelas vias Avenida Deolinda Rodrigues, Rua 1º de Agosto e a Avenida Ho Chi Minh, numa zona próxima das imediações do actual aeroporto da capital do país.

O acesso principal ao edifício localiza-se na fachada Norte, em frente à praça criada a Sul do polidesportivo existente. Para além disso existirá um acesso secundário situado na fachada Sul destinada ao pessoal da mediateca e à entrada e saída de materiais. As zonas públicas e privadas (internas) encontram-se perfeitamente delimitadas e cotadas, realizando-se as ligações precisas sem provocar a interrupção ou interferência das diferentes circulações: pública, privada, mercadorias, acontecimentos “fora de horas” de abertura da mediateca, crianças, adultos… Desta forma, toda a parte pública do programa encontra-se voltada para a praça de acesso (na fachada Norte), relegando a zona mais privada para a fachada Sul, mais “escondida”.

O projecto foi concebido sob a ideia sempre presente de “protecção” e “sombra” tanto da água como do sol. Assim o edifício apresenta-se como um “Grande contentor do Conhecimento” composto por; um “Contentor” formado por uma fechadura permeable que protege e isola, e uma “Caixa do Conhecimento”, perfurada no seu interior por pátios que atravessam as distintas alturas do edifício e que contém e alberga as distintas partes do programa do projecto (no nosso caso, “o conhecimento”).


Informação Adicional


* Área (m2): 2917
* Número de Salas: 31
* Ligação à internet: Satélite
* Localização: Luanda

A apresentação das três mediatecas, projectadas pela Impulso Portugal e pela Impulso Angola, foi efectuada pelo Director de Engenharia e Arquitectura, arq. Jorge Suárez, no passado dia 30 de Setembro numa acção convocada pela Associação REMA (Rede de Mediatecas de Angola) sob a direcção do Vice-ministro Pedro S. Teta e perante mais de 70 pessoas, entre autoridades nacionais e regionais (Ministros, Vice-ministros, Governadores, Vice-governadores, Secretaria do Presidente da República para os Assuntos Sociais) e meios de comunicação social nacionais e internacionais, para além dos principais responsáveis da Impulso e Impulso Angola.



Na apresentação dos seus projectos, Jorge Suárez abordou o tema das mediatecas e o seu significado desde o ponto de vista tecnológico, social e cultural numa primeira aproximação de carácter filosófico e conceptual passando a descrever cada uma delas e suas características principais. Colocou especial ênfase na identidade das mediatecas como local no qual se inserem tendo em conta os condicionalismos ambientais, geográficos e culturais.



Posteriormente, em colóquio aberto, o Director de Engenharia e Arquitectura de Impulso teve a oportunidade de prestar esclarecimentos quanto a temas respeitantes a acessibilidades, fachadas, sustentabilidade, número de pontos de informação, capacidade e questões ambientais em geral.

Name: Mediateca de Luanda

Status: Approved

City/Country: Luanda/Angola

Location: delimitado Avenida Deolinda Rodrigues

Developer: Lusimpulso (Angola/Portugal)
 

·
Moderator
Joined
·
29,913 Posts
NO WAY, this is the FINAL design chosen...and it looks nice - personally, I like it. They are about to start construction.
Its nice, but I really expected something better and bigger for the Luanda one.
 

·
Garante da ordem publica
Joined
·
612 Posts
Matt good job, but note that Lunda Sul is a different province. It is not Luanda and not Luanda Sul
 

·
Registered
Joined
·
40,749 Posts
Discussion Starter #10
11-11-2010 11:30

Chefe de Estado lança pedra para contrução de edifício-sede da Mediateca de Luanda


Presidente José Eduardo dos Santos no lançamento da primeira pedra para construção da Mediateca de Luanda



Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, procedeu hoje, quinta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira pedra para construção do edifício-sede da Mediateca de Luanda, no âmbito dos 35 anos de Independência.




Ao chefe de Estado, acompanhado da primeira dama da República, Ana Paula dos Santos, foi apresentado, no local, a maquete do projecto, avaliado em nove milhões de dólares norte-americanos, incluindo o equipamento.




Localizado ao Largo das Escolas, entre as Avenidas Deolinda Rodrigues e Ho Chi Minh, e a rua 1º de Agosto, a Mediateca é definida como biblioteca informatizada e multimédia, que tem por objectivo fundamental proporcionar a consulta de vasta gama de serviços e suportes de informação de carácter técnico especializado e de cultural geral.




As obras do edifício, que ocupará uma dimensão de 2.900 metros quadrados está a cargo de uma empresa chinesa e terá a duração de 14 meses.




A Rede de Mediatecas de Angola, um projecto do governo angolano para construção de edifícios afins, será extensivo as provincias de Benguela, Huambo, Huíla Zaire e Lunda Sul.




As Mediatecas vão facilitar o acesso à informação e ao conhecimento necessários ao desenvolvimento socioeconómico, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento do capital humano, ao mesmo tempo que alarga o acesso à cultura e a ulitização de novas tecnologias de informação, geralmente gratuitamente.




Além dos espaços físicos em que se inserem, as Mediatecas englobam equipamentos diversos, onde são recolhidos, tratados e disponibilizados vários tipos de documentos e suportes de informação, constituindo recursos pedagógicos, para actividades quotidianas de ensino, curriculares não lectivas e a ocupação de tempos livres e de laser.




Estiveram presentes na cerimónia o presidente do Trinubal deContas, Julião António, ministros, deputados da Assembleia Nacional, e altos funcionários do ganibete da Presidência da República.
it was launched late last year...must be pretty advanced by now
 

·
Moderator
Joined
·
29,913 Posts
Mediateca de Luanda será inaugurada em Agosto de 2012

O vice-ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação fez uma visita de constatação às instalações da futura Mediateca de Luanda, esta quinta-feira. Pedro Sebastião Teta foi inteirar-se do andamento das obras.

A Mediateca de Luanda, localizada no largo das escolas, será inaugurada em Agosto de 2012, e está avaliada em 10 milhões de dólares norte americanos, já com o devido apetrechamento.

Durante a visita, o vice-ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pedro Sebastião Teta disse que a consulta de conteúdos será feita de forma gratuita.

“Este é um projecto público, o acesso para as consultas será puramente gratuito. Estamos preocupados com os conteúdos. A Mediateca de Luanda vai ter em média doze mil livros físicos”, disse.

Para a integrante da Comissão Executiva da Rede Mediateca de Angola (REMA), Alexandra Aparício, as mediatecas serão um ponto de absorção de conhecimento, onde os usuários de diferentes faixas etárias podetrão encontrar matérias em formato multimédia para pesquisas e lazer.
http://www.angoladigital.net/digitalnews/index.php?option=com_content&task=view&id=9454&Itemid=37
 

·
Registered
Joined
·
40,749 Posts
Discussion Starter #19
some updates

Mediateca photos from 14th July 2012



















Luanda 30th of July 2012




















it will surely be nice...for a public library upon completition
 
1 - 20 of 37 Posts
Top