SkyscraperCity banner
1 - 7 of 7 Posts

·
...
44,066 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Com manchas de terra roxa que ocupam cerca de 7% de seu território, Medicilândia, na Região de Integração Xingu, no oeste paraense é o maior produtor isolado de cacau do Brasil e o de maior produtividade do mundo. De acordo com dados da Secretaria da Agricultura (Sagri), o Pará produz anualmente cerca de 40 toneladas de sementes de cacau/ano; Medicilândia sozinha responde por 16 mil toneladas/ano. O Pará é o segundo maior produtor de cacau do Brasil, atrás apenas da Bahia, tradicional pólo cacaueiro.
A maior parte da produção de cacau de Medicilândia é vendida in natura para a Bahia, o grande mercado comprador do Brasil. O governo estadual quer reverter esse quadro e criou o Programa de Aceleração da Cacauecultura, que estabelece o estímulo à produção cacaueira, fortalecendo o potencial econômico do Estado. Dentro desse programa foi criado um fundo de fomento, o Funcacau, aprovado recentemente pela Assembléia Legislativa (Alepa), que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) do cacau e a criação de uma taxa, a ser recolhida no ato da comercialização, que vai formar o fundo. A estimativa é de que o aporte atinja R$ 2,5 milhões a cada ano.
O fundo, que é fruto de demandas dos produtores vai financiar o fortalecimento da atividade prevendo sua expansão e verticalização, explica o secretário Cássio Alves Pereira. Pela importância econômica e seu potencial produtivo a meta do Pará é tornar-se o primeiro produtor da cultura no Brasil. A produtividade média em Medicilândia varia de 800 a 1.200 quilos de sementes por hectares, enquanto que a média do Brasil é de apenas 250 quilos.
Em Medicilândia a atividade é desenvolvida por pequenos e médios produtores e surge na região a produção do cacau orgânico. A região também se caracteriza pela pecuária leiteira e a produção de grãos, hortaliças, frutos e pequenos animais, dentro do programa de segurança alimentar destinada á população de baixa renda e a comercialização do excedente.
A Sagri prepara para o próximo mês de agosto, em Medicilândia, a Festa do Cacau, ocasião em que serão realizadas palestras, seminários, visitas técnicas, vitrine tecnológica e outros.
Com o apoio da prefeitura, pequenos produtores já beneficiam o cacau em forma de chocolate, geléia, licor e compotas comercializados na própria região. A idéia da prefeita Lenir Trevisan é ampliar a escala dessa produção, a fim de que mais benefícios, como a geração de emprego e renda e mais impostos fiquem no município.
Do cacau se aproveita até as folhas, que desidratadas tornam-se delicadas películas utilizadas para acondicionar o chocolate em barras e ornamentar embalagens. De grão em grão o cacau se destaca no Pará.

Fonte: Portal ORM

·
Norte do Brasil
58,876 Posts
^^ Da onde saíram os nomes Cacaulândia e Cacoal? :D:D:D:D:D

---------------------------

Medicilândia é muito forte na produção, responde por uma quantia muito expressiva...

·
Registered
7,582 Posts
^^ Nossa... será que misturei as coisas??

Fui pesquisar pra saber... as noticias dizem que RO é o segundo produtor de Café e o terceiro de Cacau...
Pensava que fosse o segundo de cacau e quarto de café ¬¬ (acho que estou desatualizado :yes:)

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
Eu preciso fazer uma trip pelo Pará!

1 - 7 of 7 Posts