Skyscraper City Forum banner
1 - 11 of 11 Posts

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/webnoticias/one_news.asp?IDNews=3027

Os motoristas que circulam pelas marginais Tietê e Pinheiros vão se surpreender com o comboio de 10 carretas que irá transportar o maior guindaste telescópico sobre pneus do mundo, na manhã desta segunda-feira [02/07]. O imenso equipamento auto-propulsor percorrerá mais de 20 km nas duas principais vias expressas da capital até chegar ao seu destino, em Jurubatuba, onde a CPTM realiza a ampliação da Linha C [Osasco-Jurubatuba].

O guindaste sairá da rodovia Fernão Dias, nº 1000, Parque Novo Mundo [a 500m da marginal Tietê], às 5h30 da manhã, e sua chegada ao canteiro de obra da CPTM está prevista para as 8 horas. Com capacidade para içar até 550 toneladas, desmontado ele pesa 96 ton e depois de pronto chega a 370 ton. Fabricado pela empresa alemã Liedherr, é top na Europa e na Ásia.

Este guindaste especial será utilizado na instalação da nova ponte ferroviária de Jurubatuba, localizada entre a estação de mesmo nome e a futura Estação Autódromo. A obra faz parte das intervenções que a CPTM realiza na região para extensão da operação comercial de Jurubatuba até o Grajaú.

Durante o dia, a equipe fará a montagem do guindaste e à noite, após às 23 horas, começará a suspender as partes metálicas que formarão a nova ponte ferroviária, ao lado da já existente, para que a via seja duplicada.

O horário de início da operação foi determinado em conjunto com a CET, pois exigirá intervenções no trânsito local. A passagem pela alça de acesso, no fim da ponte Vitorino Goulart da Silva, do complexo viário Jurubatuba, ficará interditada a partir das 23h da segunda-feira [02], até a madrugada da terça-feira [03].

A intervenção no trânsito será necessária somente para o lançamento do "encabeçamento" da nova ponte, que passa por cima dessa alça de acesso. A montagem do restante da estrutura passa por cima do rio Jurubatuba e de áreas desocupadas.

Arquitetura
A ponte ferroviária Jurubatuba foi construída na década de 1940, com uma via, para passagem dos trens de carga, em direção à baixada santista. Sua estrutura, que conta com arcos inferiores, está sendo totalmente recuperada.

Extensão da Linha C
As obras de extensão da Linha C [Jurubatuba até Grajaú], em andamento, estão promovendo melhorias gerais na zona Sul de São Paulo. Além de três novas estações ferroviárias [Autódromo, Interlagos e Grajaú], os moradores de bairros como Interlagos, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Grajaú terão o projeto viário modernizado e o embelezamento da região com a construção de novas pontes, como essa, de Jurubatuba, e recuperação das já existentes. Já foram construídos mais de 8 km de muros e calçadas.

A Linha C transporta, atualmente, média de 125 mil pessoas ao dia e a expectativa é de que a demanda aumente em 45 mil/dia, após a conclusão das obras, previsto para dezembro deste ano.
 

·
**16º ano**
**17º ano**
Joined
·
25,827 Posts
Puxa, queria ver fotos dessa operação, pelo jeito a ponte já está semi-pronta e só será içada e as partes encaixadas no lugar pelo mega guindaste, pelo menos foi o que entendi!

A noticia é boa pq pelo menos vemos que as obras da linha C estão andando

No panoramio tem essa foto que acho que é da ponte antiga:
 

·
Crucismogiensis
Joined
·
8,408 Posts
Alguém leu o livro A Linha D´água, do Amyr Klink?

Nele ele relata o esforço para levar o seu barco do estaleiro em Itapevi até a marina no Guarujá, atravessando a cidade de São Paulo.
 

·
Registered
Joined
·
4,347 Posts
O horário de início da operação foi determinado em conjunto com a CET, pois exigirá intervenções no trânsito local. A passagem pela alça de acesso, no fim da ponte Vitorino Goulart da Silva, do complexo viário Jurubatuba, ficará interditada a partir das 23h da segunda-feira [02], até a madrugada da terça-feira [03].


Essa empresa, Tatuapé, foi a mesma que forneceu os guindastes para o resgate do acidente em Pinheiros.
 

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Bom, na noticia não tinha foto alguma, mal ai gente...
qdo tem foto, eu costumo postar tb!

alguém poderia tirar fotos das obras da extensão da linha C e postar aqui pra gente ver, pois estou curioso pra saber tb como está a estação de jurubatuba....
 
1 - 11 of 11 Posts
Top