SkyscraperCity Forum banner

Mega Regiões

4478 Views 46 Replies 18 Participants Last post by  Daniel_Portugal
Baseada no estudo de Richard Florida, Tim Guldem e Charlotta Mellande, que vem hoje referido no Público Economia, aqui está a lista das 40 maiores mega regiões do mundo.

Lista:

As Mega Regiões na Europa:

Podem consultar o resto do estudo no seguinte endereço: http://www.rotman.utoronto.ca/userfiles/prosperity/File/Rise.of. the.Mega-Regions.w.cover.pdf

Tomei a liberdade de um colocar num servidor para o caso de ser apagado: http://rapidshare.com/files/112038829/Rise.of._the.Mega-Regions.w.cover.pdf.html
See less See more
2
1 - 20 of 47 Posts
LOLLLLLLLLLLLLLL :lol:

isso era o que tu querias :lol:

mas nahhh... no noroeste quem manda é o Porto, e nenhum portuense deixaria que esta zona se chamasse "Lisboa" :D era guerra civil pela certa :p

e se um dia se criar uma megalopolis com toda a faixa atlantica densa... não se chamará certamente "Lisboa" simplesmente. o nome Porto irá lá constar :D (e nao me parece que se crie tal megalopolis)
See less See more
isto deve ser pra rir:rofl:
Isso é a piada do ano... o 1 de Abril já foi pá... esses gajos devem ser os mesmos do famoso mapa do Finantial Times com o Algarve independente e o resto a pertencer a Espanha... :|
claro que sim.

olha pra italia :lol: quem vir aquilo até parece que italia eh uma metropole por si só :nuts:

a faixa atlântica a ser considerada uma so metropole administrativa irá chamar-se faixa atlântica. eh demasiado policentrica para ter so um nome, ou conter um nome de uma das suas cidades. e a verdade eh que nenhuma cidade dessa faixa eh realmente mais importante em toda a sua área. corunha tem mais influencia no norte galego. o porto tem mais influencia no noroeste portugues. lisboa tem mais influencia na zona do vale do tejo, e de certa forma santarem. a zona centro divide um certo policentrismo entre coimbra e viseu. (no noroeste ainda ha braga, com um cariz central, ainda que bastante reduzido devido à centralidade do porto). alem de que a coisa das densidades está mal feita nesse mapa.

se analizarmos o mapa da densidade populacional portuguesa feita pelo INE, vê-mos que de facto existe uma litoralizaçao, mas com POLOS bem definidos, e nao apenas uma faixa 100% continua e densa.

See less See more
ps: e temos de ter noçao que esse vermelho vivo, é de 129 a 350, logo não é DENSO.

se contarmos apenas com o vermelho sangue seco, que ainda assim conta a partir dos 351, e nao dos 750 como deveria ser, constatamos que realmente de metropolitano esta faixa tem muito pouco. eh apenas uma faixa densamente povoada, mas CLARAMENTE policentrica e completamente despegada.

por coincidencia, o polo mais povoado dessa faixa é precisamente o porto/noroeste... que coincidentemente está no CENTRO da faixa. a haver uma cidade central da faixa seria portanto o Porto (dentro do cariz policentrico), nunca uma cidade no extremo sul de uma area tao extensa, que ainda por cima nao representa o centro da area mais populosa. (apesar de como cidade ser a maior, com 1.7M contra os 1.3M do porto).
See less See more
Eu não fiz o estudo. Apenas o coloquei para discussão. No entanto, acho interessantes a suas conclusões e o mais engraçado é ver pessoas sem formação na área de Geografia e Economia a atacarem-no só porque vai contra os seus dogmas.
eu nao preciso de ser licenciado na area de geografia para saber melhor a geografia de uma determinada zona. :eek:kay:

e eu sei PERFEITAMENTE a geografia da peninsula iberica, principalmente a faixa atlantica, na qual estou inserido :eek:kay:

e digo mais: eles nao erraram ao colocar uma "mega-regiao" faixa atlantica. ate nós ja falamos disso, e nao precisamos de nenhuma formaçao académica (formaçoes academicas sao treta!)... a questao foi o nome dado à regiao. e ja sei que nao foste tu k fizeste o estudo... nem te critikei a ti pois nao? ;)

so tou a dizer QUE a fazer-se realmente esta faixa atlantica como uma megalopole oficial, será policentrica (alias como eles defendem no estudo), e o seu nome ou adoptará 3 ou 4 nomes de cidades, ou terá um nome completamente diferente.

a criaçao politica desta área, a fazer-se, NUNCA terá o nome "Lisboa". (nem "Porto", nem "Galiza")...

será algo como:
Lisboa-Porto-Galiza
Faixa Atlântica
Eixo Setúbal-Coruña

etc. e a verdade eh que mesmo essa area eh mt vaga. eh simplesmente uma faixa de elevada densidade. mas a verdade eh que ha areas urbanas BEM distanciadas e definidas dentro dessa propria faixa. areas urbanas essas que naturalmente deterão a sua propria centralidade :)

bem.. quem discordar disto só pode estar muito ao lado. ha que ser racional.
See less See more
Lisboa :nocrook:

Grande área !! :pepper:
claro. com o porto/noroeste lá incluido... pequena não haveria de ser concerteza ehehe
Então Vigo já faz parte de Portugal?:pepper: :rofl:
E a Coruña... :lol: E além de Fátima ficamos com Santiago... :D
Muito gosta este pessoal de se sentir no meio da multidão. O que é fixe é pertencer a mega-metropoles, tudo muito denso. E com o nome da nossa cidade.

Em vez de "Lisboa" chamem-lhe "Costa Ibérica Atlântica" e acabasse logo a discusão.
Lisboa começa em Setúbal e acaba em Ferrol.. :rock:

O Porto é um mero subúrbio da soberana e imperial Lisboa.. :master:
See less See more
eu nao preciso de ser licenciado na area de geografia para saber melhor a geografia de uma determinada zona. :eek:kay:...

..., e nao precisamos de nenhuma formaçao académica (formaçoes academicas sao treta!)...
:nuts::hilarious:hilarious

Costa ou Faixa Atlântica parece ser o melhor.:yes:
See less See more
Baseada no estudo de Richard Florida, Tim Guldem e Charlotta Mellande, que vem hoje referido no Público Economia, aqui está a lista das 40 maiores mega regiões do mundo.

Lista:

Podem consultar o resto do estudo no seguinte endereço: http://www.rotman.utoronto.ca/userfiles/prosperity/File/Rise.of. the.Mega-Regions.w.cover.pdf

Tomei a liberdade de um colocar num servidor para o caso de ser apagado: http://rapidshare.com/files/112038829/Rise.of._the.Mega-Regions.w.cover.pdf.html
Eu no mapa não vejo representada Istambul só a sua AM mete bem mais de 10M , que tristeza...

Não vejo cidades na zona Leste da Europa, nem vejo toda a Europa... Para um estudo que se quer credível... apresentação de uma suposta Europa, onde não aparecem grandes cidades como Moscovo, São Petersburgo, Kiev ... não parece ter grande credibilidade...

Se na Europa juntam àreas tão vastas, certamente que a Ilha de Java na indonesia era uma só AM (tem 124milhões numa Area de 126,700 km², pouco maior que Portugal) e na India teriamos AM bem maiores que as que aparecem nesse estudo...

O Bangladesh juntamente com a zona de Calcuta na India formariam uma Mega zona Metropolitana...
Que já se encontra estudada e unida como a zona Bengal
http://en.wikipedia.org/wiki/Bengal
Area 232,752 km²
Population (2001) 209,468,404[2][3]
Density 951.3/km²[

Parece-me muito pouco credível. Este estudo que elimina grande áreas urbanas...
See less See more
2

Sempre tive a impressão que a Margem Sul era toda urbanizada, de Sesimbra a Canha, afinal era verdade :banana:

:rofl: :hilarious
See less See more
Ambrustwerp é brutal :lol:

E a Viennapest é enorme e extende-se além dos cárpatos :nuts:
pois, não duvido mto k daqui a duas ou tres decadas Lisboa e Porto se fundam numa mega região totalmente urbanizaada ao longo do litoral centro e norte, uma tragédia ambiantal cada vez mais visivel e previsivel...
Eu no mapa não vejo representada Istambul só a sua AM mete bem mais de 10M , que tristeza...

Não vejo cidades na zona Leste da Europa, nem vejo toda a Europa... Para um estudo que se quer credível... apresentação de uma suposta Europa, onde não aparecem grandes cidades como Moscovo, São Petersburgo, Kiev ... não parece ter grande credibilidade...

Se na Europa juntam àreas tão vastas, certamente que a Ilha de Java na indonesia era uma só AM (tem 124milhões numa Area de 126,700 km², pouco maior que Portugal) e na India teriamos AM bem maiores que as que aparecem nesse estudo...

O Bangladesh juntamente com a zona de Calcuta na India formariam uma Mega zona Metropolitana...
Que já se encontra estudada e unida como a zona Bengal
http://en.wikipedia.org/wiki/Bengal
Area 232,752 km²
Population (2001) 209,468,404[2][3]
Density 951.3/km²[

Parece-me muito pouco credível. Este estudo que elimina grande áreas urbanas...
O estudo não se baseia apenas na população mas também em dados económicos, mapas de luz, etc... Basta leres a metodologia. De qualquer forma, os autores deste estudo são pessoas credíveis formadas nas melhores universidades do mundo. Acho que eles sabem perfeitamente o que fazem.

http://creativeclass.com/richard_florida/

But not all metropolitan areas function successfully as mega-regions. Large but poor “mega-cities” like Calcutta or Delhi are “immense human aggregations,” Ohmae writes that “either do not or cannot look to the global economy for solutions to their problems or for the resources to make those solutions work. They look instead to the central governments of the nation states in which they reside.” Ohmae’s point is important. Population is not tantamount to economic output. Unlike mega-cities, which are termed as such simply for the size of their populations, mega-regions are by definition places that claim large populations, large markets, significant economic capacity, substantial innovative activity, and highly skilled talent. Examining mega-regions in terms of population can be highly misleading. Mega-cities are generally conceived in terms of population (often as metropolitan areas of 10 million or more). In many cases these mega-cities seem to have arisen with a price, especially in the underdeveloped parts of the world. Retsinas (2007) describes the problems stemming from developing world mega-cities in terms of poverty, diseases and despair in many of the fastest growing regions in the world, comparing those with the problems related to the urbanization process during the industrial revolution as experienced by Dickens and Marx.
See less See more
1 - 20 of 47 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.