Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 82 Posts

·
Banned
463 Posts
Discussion Starter · #1 ·

O sonho de ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico, via Manaus, está prestes a se realizar. Na quinta-feira, 10, o governador em exercício, Omar Aziz, tratou do assunto com uma missão do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e deixou claro que o Governo do Amazonas não vai medir esforços para implementar o projeto, que ligará o porto equatoriano de Manta, no Pacífico, a Manaus.:banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

Durante a reunião de trabalho realizada na sede do governo, Omar assegurou que o Amazonas tem interesse em viabilizar a construção do Eixo Multimodal Manta-Manaus, porque a iniciativa fortalecerá o pólo industrial de Manaus e a economia do Estado.

Segundo Omar Aziz, além de representar uma economia significativa para o Estado, a Zona Franca de Manaus também em muito a ganhar com a viabilização do novo eixo, uma vez que a iniciativa fortalecerá as exportações do modelo.

“Qualidade nós já temos, mas precisamos reduzir despesas e dispormos de melhores preços para podermos competir com outros países que produzem produtos similares aos nossos com qualidade, mas com preços menores, porque o acesso deles ao mercado é mais fácil”, disse ele.

Omar lembrou, ainda, que o Amazonas está engajado na conquista desse objetivo, que é um dos sonhos do empresariado amazonense, apresentado pelo próprio governador Eduardo Braga ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a sua visita ao Equador há três anos.

Na opinião do Chefe de Gabinete do Secretário-Geral das Relações Exteriores do Itamaraty, Flávio Macieira, a população do Amazonas pode esperar a consolidação do empreendimento, porque ele também é um sonho dos equatorianos.:banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

Manaus seria o centro irradiador dessa via, que está sendo chamada de Eixo Multimodal Manta-Manaus”, adiantou, destacando que a idéia é combinar transporte por hidrovia com o transporte por estradas no território do Equador. “A meta é ligar o Porto de Águas Profundas de Manta, que é capaz de receber os maiores navios do mundo, com a vantagem na redução de custos e uma alternativa interessante para o Canal do Panamá”, explicou.:applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

De acordo com Omar Aziz, no fim de maio o Governo do Estado vai receber uma delegação do Equador para a segunda reunião da Comissão Bilateral para o Eixo Multimodal Manta-Manaus.

Levantamento produzido pelo Ministério dos Transportes informa que o trajeto de Manaus a Francisco de Orellana seria percorrido pelo Rio Solimões, em território brasileiro, seguindo pelo Rio Napo (margem esquerda do Amazonas), numa extensão de 690 km em território peruano, até a fronteira com o Equador. O trecho em território equatoriano, até Francisco Orellana, será de aproximadamente 300 quilômetros.

A comissão do Itamaraty estava formada pelo Chefe de Escritório de Representação do Itamaraty, Joaquim Augusto Sales; Chefe de Gabinete do Secretário-Geral das Relações Exteriores do Itamaraty, Flávio Macieira; Secretário da Divisão Econômica da América do Sul, André Jafet Bezilacqua; Secretario Nacional de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Edson Lupatini Junior e o Chefe do Setor Econômico e de Investimento da Embaixada do Brasil no Equador, Roberto Goidanich.

ESTE É O PORTO DE MANTA NO EQUADOR:

ASSIM FICARÁ O PORTO DE MANTA:

MANTA-EQUADOR p/ MANAUS-BRASIL

CIDADE DE MANTA NO EQUADOR:

·
Registered
1,159 Posts
só sou a favor se não houver um desmatamento se quer na amazonia, tanto brasileira quanto equatoriana.. se for utilizar barcas tudo bem...
Olha eu acho que de Manta pra o Porto Francisco de Orellana na amazónia equatoriana, o trajecto seria em camião ou avião porque não tem outro jeito. Esse caminho corta o litoral equatoriano, sobe e desce os Andes, e chega na amazónia equatoriana +/- 500 kms. Logo depois o trajecto seria em barcas pelo rio Napo - passa por Peru - e chega no rio Amazonas e continua ate Manaus. Então, a maior parte do trajecto vai ser em barcas - so em território equatoriano tem que se-usar camião.

A linha vermelha e pela terra e a linha azul e pelo agua.

·
Registered
4,657 Posts
Que loucura...vão rasgar a floresta mais uma vez??? E onde ela ainda está plenamente preservada???
No meu ponto de vista isso não é bom, seria muito interessante mesmo fortalecer a via esquecida Manaus-Porto Velho e assim fazer uma conexão ao Pacifico via Peru, onde já existe uma rede logística muito bem estruturada, ou então reforçar a via Manaus-Venezuela.
Eu já até sei qual vai ser o resultado se esse projeto acima for pra frente...

·
R.I.P. Niki
15,221 Posts
Que loucura...vão rasgar a floresta mais uma vez??? E onde ela ainda está plenamente preservada???
No meu ponto de vista isso não é bom, seria muito interessante mesmo fortalecer a via esquecida Manaus-Porto Velho e assim fazer uma conexão ao Pacifico via Peru, onde já existe uma rede logística muito bem estruturada, ou então reforçar a via Manaus-Venezuela.
Eu já até sei qual vai ser o resultado se esse projeto acima for pra frente...
Pois é, também não entendi essa...

Seria muito mais fácil recuperar a BR-319 (Manaus-Porto Velho) já que a ligação de Porto Velho com o pacífico já existe, faltando apenas ser asfaltado um trecho de 700 km no Peru, o qual inclusive já está sendo pavimentado pelo governo peruano.

Acho que o mérito do projeto seria o de encurtar a distância entre Manaus e o Pacífico e não o de interligar Manaus ao Pacífico, já que isso já será uma realidade muito em breve, só que através de outro caminho.

·
Banned
463 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Quantos km entre Manaus e Manta?

sdçs..
Bem por via fluvial, levando em consideração que TABATINGA/AM (cidade da tríplice fronteira BRASIL/PERU/COLOMBIA) está a 1.646 Km de distância de MANAUS,e, ainda, 690km pelo rio NAPO até chegar no EQUADOR, temos o total de 2336 km de via fluvial.
PARA O PORTO VIA TERRESTRE EU ACHO Q SERIA UNS 300KM.

1 - 20 of 82 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.