SkyscraperCity banner

1 - 7 of 7 Posts

·
.
8,620 Posts
Discussion Starter #1
Olá, olá!

Achei que nunca mais criaria um thread aqui, mas em tempos de coronavírus, isolamento e um certo tédio, resolvi fazer esse. :laugh:

Em outubro, fiz uma viagem para a Austrália e passei por Melbourne, Hobart (Tasmânia), Cairns (Queensland/Grande Barreira de Corais) e Sydney. Fui a Singapura também. Antes de tudo, passei um final de semana em Santiago, no Chile, mas tirei pouquíssimas fotos, então nem farei thread. Fui pela primeira vez a Santiago em 2007 e tinha ficado já com uma impressão muito boa. Agora em 2019, a cidade me pareceu ainda melhor. Só que isso foi antes dos protestos...

Bom, sobre Melbourne, fiquei por mais ou menos uma semana e gostei bastante. As comparações com a "irmã mais famosa" são inevitáveis; não tem a beleza natural, o apelo turístico, o clima e a imponência de Sydney, mas achei mais charmosa e interessante, além de exalar qualidade de vida, o que a faz uma das melhores do mundo para viver, atraindo gente do mundo inteiro. A arquitetura de Melbourne me pareceu mais diversificada que a de Sydney, além de ter um patrimônio arquitetônico maior, mesmo Sydney sendo mais antiga. Apesar de muitas construções terem sido demolidas na área central de Melbourne, há diversos bairros ao redor que são super charmosos e quase que inteiramente compostos por edificações de valor histórico. Os bairros residenciais de Melbourne são, no geral, muito bonitos. Também achei o astral de Melbourne mais relaxado e o comportamento das pessoas mais heterogêneo.

Sobre a infraestrutura, tudo parece funcionar bem na cidade. Ainda que seja super espalhada e ter bastante trânsito em determinados horários, o transporte público é satisfatoriamente abrangente e eficiente. Gostei de ver também como os espaços públicos (ou público-privados) são aproveitados pela população. Como, no geral, as pessoas na Austrália começam a trabalhar muito cedo, acabam se liberando pelas 16:00, 17:00. Então, por volta desse horário, já tem muita gente em bares, cafeterias, parques, praças, praias... Enfim, aproveitando mais a vida. Isso não significa que as pessoas trabalhem menos. Trabalham e muito e parecem ser muito exigidas.

A verdade é que não faltam pontos positivos para Melbourne, como a criatividade da arquitetura contemporânea, a diversidade étnica e cultural da população (mas muitos chineses hehe), o ambiente criativo e estimulante (percebido não apenas pelas exibições de arte e pelos famosos graffitis, como também pelas intervenções urbanas), o charme dos bairros tradicionais ao redor do Centro (East Melbourne, Albert Park e Parkville são alguns exemplos), as ótimas cafeterias e os bons e "baratos" restaurantes asiáticos, a receptividade das pessoas e também a beleza dos homens australianos (apesar de que em Sydney os homens tenham me parecido ainda mais bonitos). Nunca vi tanto homem bonito como na Austrália...

Durante a minha estadia em Melbourne, fiz o passeio da Great Ocean Road, que tem como o maior destaque aquelas lindíssimas formações rochosas no oceano, os Doze Apóstolos. Pessoalmente são ainda mais impactantes. Para quem estiver em Melbourne, é algo muito recomendado e vale a pena mesmo, ainda que seja melhor fazer com mais calma e tempo, e não um passeio de ida e volta no mesmo dia, como fiz. Acaba sendo cansativo, além de não ter tempo hábil para ver todas as atrações.

Às fotos! Tirei muitas durante a minha estadia em Melbourne, então fiz um resumo daquilo que mais gostei na cidade. Qualquer dúvida que tiverem, é só perguntarem. Se for o caso, publico as fotos restantes nas páginas que venham a surgir. ;)

1. Vista da Princes Bridge e do Centro
IMG_3510(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

2. Melbourne Convention and Exhibition Centre
IMG_2780(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

3. Docklands é uma antiga área portuária de Melbourne, localizada às margens do rio Yaha, que vem sendo revitalizada. É um espaço que ainda está processo de consolidação, mas já é considerado um importante parque tecnológico e centro de negócios, sendo sede de diversas empresas. É também uma interessante opção de moradia, não só pela localização diferenciada, que é próxima ao Centro e possui um belo visual, como também pela qualidade da arquitetura, dos espaços públicos e das intervenções urbanísticas e artísticas.
IMG_2783(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

4
IMG_2785(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

5
IMG_2792(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

6
IMG_2803(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

7
IMG_2804(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

8
IMG_2805(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

9
IMG_2811(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

10
IMG_2813(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

11
IMG_2816(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

12
IMG_2822(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

13. ANZ Banking Museum, um dos exemplares mais interessantes da arquitetura gótica em Melbourne
IMG_2841 by Carlos S. R., on Flickr

14. Melbourne Town Hall e Manchester Unity Building
IMG_2850(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

15. Vista a partir da Federation Square
IMG_2859(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

16. Estação Flinders Street
IMG_2860(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

17. Margens do rio Yaha
IMG_2873(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

18
IMG_2877(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

19
IMG_2885(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

20. Melbourne é uma referência em termos de arte urbana e há diversos murais espalhados pela cidade. Alguns viraram verdadeiras atrações e são cheios de turistas.
IMG_2851(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

21
IMG_2889(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

22
IMG_2890(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

23
IMG_2893(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

24
IMG_2896(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

25. O contraste do Forum Melbourne em primeiro plano com o Ian Potter Centre ao fundo
IMG_2891(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

26
IMG_2909(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

27
IMG_2917(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

28. O Shrine of Remembrance é um memorial e museu dedicado aos combatentes mortos durante a Primeira Guerra Mundial que, além do interessante contexto histórico, tem uma vista linda de Melbourne.
IMG_2922(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

29
IMG_2927(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

30. De volta às margens do rio Yaha, um lugar muito procurado pela população, seja para relaxar, como também para curtir ou praticar uma atividade física
IMG_2940(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

31. O charme de Albert Park, um bairro próximo ao Centro de Melbourne e que possui diversas construções antigas
IMG_2955(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

32
IMG_2956(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

33
IMG_2957(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

34
IMG_2959(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

35
IMG_2960(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

36
IMG_2961(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

37
IMG_2962(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

38
IMG_2963(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

39
IMG_2964(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

40
IMG_2965(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

41
IMG_2966(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

42. Vista de Melbourne a partir do St Kilda Pier
IMG_2971(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

43. As altamente fotografadas Brighton Bathing Boxes, na Brighton Beach
IMG_2980 by Carlos S. R., on Flickr

44. A belíssima State Library Victoria
IMG_3023(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

45
IMG_3028(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

46. O lindíssimo visual do Twelve Apostles Marine National Park
IMG_3058(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

47
IMG_3063(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

48
IMG_3078(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

49
IMG_3094(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

50. Assim como Albert Park, East Melbourne é um charmoso bairro próximo ao Centro que possui diversas construções antigas
IMG_3103(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

51
IMG_3105(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

52
IMG_3106(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

53
IMG_3107(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

54
IMG_3108(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

55
IMG_3112(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

56
IMG_3114(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

57. O Royal Exhibition Building foi concluído em 1880 e foi a primeira construção da Austrália a ser listada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. É a única Great Hall preservada no mundo e é ainda utilizada para o fim inicial projetado, o de um grande espaço para exposições.
IMG_3126(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

58
IMG_3127(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

59. Melbourne Museum
IMG_3128(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

60. Medley Hall, pertencente à University of Melbourne e localizado no bairro de Carlton
IMG_3130(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

61. Chapel of the Holy Spirit, localizada no campus da University of Melbourne
IMG_3133(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

62. Melbourne School of Design, da University of Melbourne
IMG_3136(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

63. O Arts West, da Faculty of Arts, da University of Melbourne
IMG_3137(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

64. A Faculty of Music, da University of Melbourne, localizada num bairro chamado Parkville, super charmoso também
IMG_3144(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

65
IMG_3152(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

66. Old Treasury Building
IMG_3159(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

67. Tasma Terrace
IMG_3161(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

68. A German Lutheran Trinity Church com a St Patrick's Cathedral ao fundo
IMG_3162(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

69
IMG_3165(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

70. Interior da St Patrick's Cathedral
IMG_3171 by Carlos S. R., on Flickr

71
IMG_3177(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

72. A Gordon Fountain e o Hotel Windsor
IMG_3178(Edited) by Carlos S. R., on Flickr

:cheers:

·
Old is new
3,764 Posts
Wow!

Thread fantástico de uma cidade fantástica!

Que saudades eu tenho de morar aí! Melbourne é uma cidade quase perfeita, e tendo vivido também em Sydney eu prefiro mil vezes a primeira.

Melbourne tem alma, um centro delicioso e é uma cidade onde é muito fácil se locomover, por causa dos inúmeros bondes e do sistema de trem e metrô.

Eu adoro as casas vitorianas e a arquitetura histórica tão bem mantida que contrasta com os arranha-céus e a modernidade que a cidade exala.

Além disso, bairros à beira mar como Saint Kilda são super gostosos e parecem te transportar para outra cidade.

Soma-se a isso um povo simpático e aberto, além de bonito hehe.

O maior defeito de Melbourne é o clima, muito frio, ventoso e nublado por nove meses do ano e infernal de quente e seco no verão.

Enfim, parabéns pelas fotos Farrapo, até me emocionei relembrando!

·
Registered
meow
5,945 Posts
Estive na cidade no começo do ano passado e tive uma impressão bem diferente, mais 'seca'. Porém eu não explorei tanto, estava com amigos que moram aí e passamos mais tempo juntos e tal.
Lindas as fotos, te conhecendo, eu imagino que tenhas explorado bastante a cidade, batido pé horrores né hahaha. Parabéns!

·
Registered
158 Posts
Tuas fotos ficaram PERFEITAS!!!
Melbourne é a minha cidade dos sonhos, espero poder morar ou ao menos conhecer essa cidade algum dia. Tudo nessa cidade me agrada, seja pela diversidade arquitetônica (com muitas construções vitorianas e contemporâneas, lado a lado), pelos vários becos com graffiti, cafés e restaurante, por toda a mistura étnica européia/asiática, e também pelo clima, que apesar de muito quente no verão, é uma das cidades mais frias da Austrália no restante do ano.
E claro, não podemos nos esquecer dos australianos, que além de ser um povo bem "laid-back", também possuem um senso de comunidade e respeito absurdo, isso sem falar naqueles loiros maravilhosos hahaha (btw, apesar da "invasão asiática", ainda tem bastante pessoas naquele esteriótipo surfista loiro australiano em Sydney e Melbourne?).
Enfim, obrigado por compartilhar essas fotos maravilhosas, esse thread com certeza está entre um dos meus favoritos de Melburne.

·
Australo-brasileiro
5,181 Posts
Cidade fantástica...fui algumas vezes na cidade... Assim como o Great Ocean Road é uma delícia de se fazer...

Melbourne é sem dúvida única na Austrália... Foge do estilo praiano das demais....

Minha segunda cidade preferida no mundo... Perde para Brisbane pois adoro o fato de Brisbane ser a capital mais ensolarada da Austrália e o mar ser menos gelado... Além de que Brisbane progrediu e muito nós últimos anos!!!!!

Mas Melbourne é sem dúvida, para muitos, o melhor lugar do mundo e isso é totalmente compreensível

·
Registered
92,023 Posts
Austrália que não me sai do pensamento... iria conhecer esta maravilha de cidade em fevereiro, o covid-19 postergou meu sonho!

1 - 7 of 7 Posts