SkyscraperCity banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Banned
1,232 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Retirada de 2.300 metros de profundidade é feita por 70 poços na selva.
Supergasoduto de R$ 4,5 bilhões está em fase de acabamento.

De um campo de exploração no centro do Amazonas é retirado o petroleo de melhor qualidade do Brasil, além de gás natural. Uma atividade como essa em um ambiente tão sensível como a selva amazônica exige muitos cuidados.

Por esse motivo, o Campo de Urucu só é acessível por avião ou barco.

Ainda de longe já é possível ver uma chama onde menos se espera - no centro de uma floresta virgem. Em volta, uma pista de pouso, um polo de controle e 70 poços ligados por pequenas estradas. A boa quantidade de gás e a alta qualidade do petróleo que foram o que levou o Brasil a assumir o risco de iniciar a exploração em um ambiente tão delicado.

O petróleo de Urucu, que sai de uma profundidade de 2.300 metros é um tipo especial, leve, rico em produtos nobres e muito valorizado. É o melhor petróleo produzido no país.

Mais do que petróleo, Urucu produz gás. Dali sai todo o gás de cozinha consumido no Norte do país e em parte do Nordeste.

Dos poços também sai um outro tipo de gás, o natural. Para aproveitá-lo, está em fase de acabamento um supergasoduto, que começa em Urucu, passa por Coari e chega a Manaus. O gás vai substituir o óleo que hoje é queimado em termoelétricas, pois polui menos e é mais barato.

"Você pode colocar energia em toda essa região a partir do gás que é transportado de forma mais limpa, porque volatiliza, não suja o ambiente", diz o gerente-executivo de Exploração da Região Norte e Nordeste da Petrobrás, Christóvan Sanches.

O gasoduto vai custar R$ 4,5 bilhões, quase o dobro do previsto. A obra enfrentou chuvas, pântanos e inundações. Alguns tubos tiveram de ser transportados por helicópteros. Um levantamento das doenças que poderiam atacar os operários teve resultado assustador. “Quarenta e sete doenças tropicais: malária, leishmaniose e até febre do oeste do Nilo. A gente estaria sujeito porque tem uma ave migratória, que pousa na região, e poderia nos contaminar", explica Mauro de Oliveira Loureiro, gerente-geral da obra do gasoduto.

O controle das doenças, no entanto, foi bem-sucedido. "Não tivemos nenhum caso de contaminação de malária durante a obra, mesmo tendo períodos em que quase temos nove mil pessoas trabalhando", diz Loureiro.

Fonte: http://g1.globo.com/Amazonia/0,,MUL...L+E+EXTRAIDO+DAS+PROFUNDEZAS+DA+AMAZONIA.html

·
SSC Brasil
3,774 Posts
^^

Muito interessante mesmo a notícia. Ontem passou uma reportagem sobre isso no Jornal da Globo. Agora, fico aqui a pensar o por quê do gasoduto Urucu-Porto Velho não sair. Quais seriam os motivos? Seria o caso de uma possível devastação sem precedentes?

·
Registered
7,129 Posts
Existem grandes indícios da existência de petróleo e gás, também, no Acre, na região do Vale do Juruá. Na verdade, ainda que não tenha sido divulgado oficialmente, parece que já foi descoberta a existência. A Petrobrás deve fazer uma divulgação oficial assim que tiver cumprido todas as etapas da prospecção. A exploração feita no Amazonas é tida como modelo para a exploração no Acre.

·
Banned
420 Posts
^^

Muito interessante mesmo a notícia. Ontem passou uma reportagem sobre isso no Jornal da Globo. Agora, fico aqui a pensar o por quê do gasoduto Urucu-Porto Velho não sair. Quais seriam os motivos? Seria o caso de uma possível devastação sem precedentes?
Acho que esse não é o motivo Sr. Jirau. Acho que com a construção das duas hidroeletricas em Porto Velho, perdeu o sentido de ter mais essa fonte de energia para o Estado de Rondônia.
Além do custo, que até agora só no Amazonas já consumiu mais de 4bilhões, conforme noticiou o jornal da Globo.

·
Registered
13 Posts
Riqueza X Pobreza

^^
Inegavelmente a exploração de petróleo no Amazonas é mais uma fonte de riqueza para o país, assim como para o estado :banana: . Contudo, quero crer, que a riqueza gerada possa ser utilizada nas melhorias da condição de vida da população local.
Durante essa semana no Jornal da Globo, o repórter Tonico Ferreira demonstrou que apesar de tanto dinheiro proveniente dos royaltys, a pobreza ainda grassa :eek:hno: por conta da corrupção e da ausência de decoro por parte dos políticos :bash:, assim como da população que continua a entregar seu destino nas mãos de pessoas alienadas quanto ao bem estar social geral.

·
Registered
7,592 Posts
Acho que esse não é o motivo Sr. Jirau. Acho que com a construção das duas hidroeletricas em Porto Velho, perdeu o sentido de ter mais essa fonte de energia para o Estado de Rondônia.
Pq?? Não vejo sentido nenhum ...

·
Banned
420 Posts
Pq?? Não vejo sentido nenhum ...
Entendo que com a construção de duas usinas hidrelétricas, Rondônia deverá exportar energia. Qual seria a necessidade de receber energia de um outro Estado se há abundância de energia no seu?
Acho que seria melhor ter um linhão de Porto Velho para Manaus, a fim de conectar Manaus com a rede nacional. Pois sabemos que o gás de Urucu só durará por poucas décadas. Enquanto a energia geradas pelas usinas hidrelétrica de Rondônia é renovável. Isso já justifica a necessidade de ligar Manaus ao resto do país. Ouvi falar que haverá um linhão de Tucuruí para Manaus, mas isso não tô bem certo...

·
Registered
7,592 Posts
Entendo que com a construção de duas usinas hidrelétricas, Rondônia deverá exportar energia. Qual seria a necessidade de receber energia de um outro Estado se há abundância de energia no seu?
Acho que seria melhor ter um linhão de Porto Velho para Manaus, a fim de conectar Manaus com a rede nacional. Pois sabemos que o gás de Urucu só durará por poucas décadas. Enquanto a energia geradas pelas usinas hidrelétrica de Rondônia é renovável. Isso já justifica a necessidade de ligar Manaus ao resto do país. Ouvi falar que haverá um linhão de Tucuruí para Manaus, mas isso não tô bem certo...
Rondônia ja produz mais energia do que consome ...

A diferença eh que a energia das hidreletricas do madeira vão para o centro-sul do país ... o principal objetivo das hidreletricas eh livrar o Brasil de um possivel "apagão"

O gasoduto traria beneficios diretos para RO ... dentre eles a ultilização de gas encanado em larga escala nas residencias ... na industria (inclusive a desejada instalção do polo petroquimico), nos automoveis e etc.

Alem de baratear o custo da produção de energia nas termoeletricas que JA EXISTEM em Rondônia ...

Energia por energia, o estado ja tem ... mas os beneficios do gasoduto vão alem da oferta da mesma :yes:

O maior impacto das hidreletricas em RO, são da dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos ... e por tabela a atração das grandes industrias que estão chegando no estado ...

Pra finalizar ... o gasoduto de Pvh não foi descartado... ele esta nos planos e nos investimentos do governo federal (pac) para a região!!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^ Rafael, pelo que eu li e ouvi até hoje, a energia das usinas atenderá prioritariamente RO e AC e o excedente será destinado ao restante do país. Vale lembrar que esse "excedente" é na verdade mais de 90% da energia gerada pelas usinas, uma vez que o consumo de RO e AC é irrisório se comparado ao restante do país. Mas enfim, até onde eu sei RO e AC serão atendidos pelas usinas. A menos que tenha ocorrido alguma mudança...

·
XIMA
93 Posts
^^ Rafael, pelo que eu li e ouvi até hoje, a energia das usinas atenderá prioritariamente RO e AC e o excedente será destinado ao restante do país. Vale lembrar que esse "excedente" é na verdade mais de 90% da energia gerada pelas usinas, uma vez que o consumo de RO e AC é irrisório se comparado ao restante do país. Mas enfim, até onde eu sei RO e AC serão atendidos pelas usinas. A menos que tenha ocorrido alguma mudança...
O BR pelo que eu sei o Rafael tem razão, inclusive as linhas de transmissão foram licitadas para corrente continua o que impossibilita a sua utilização aqui no estado. Mas houve uma pressão politica, se não me engano por parte do Cassol para que a licitação fosse para corrente auternada, assim seria possível a sua utilização aqui em RO, mas parece que não mudaram, também não tenho muita certeza.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^ Mas será que não há a possibilidade de se usar as linhas de transmissão da UHE de Samuel para distribuir a energia das usinas do Madeira?

Eu acho tudo isso uma tremenda sacanagem. Primeiro, o fato do ICMS da geração de energia ir para os estados consumidores e não para os estados produtores, com o claro propósito de beneficiar os estados do centro-sul. E depois, o fato de o estado produtor não poder consumir sua própria energia produzida.

E ainda tem gente que não entende porque o Brasil é subdesenvolvido... :bash:

·
Norte do Brasil
58,915 Posts
^^ Rondônia e Acre vão usar uma parte da energia das UHEs do Madeira sim, o excedente é que vai ser pela corrente contínua, que evita menos perdas.
Além do linhão de corrente contínua, as UHEs terão um linhão para PVH, para o abastecimento da região.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^ Ah, então vai ser do jeito que eu estava pensando mesmo. :)

Mas fica pendente essa questão do ICMS. Eu acho que deveria ser, na pior das hipóteses, dividido entre o estado produtor e o estado consumidor.

·
Norte do Brasil
58,915 Posts
^^ O que está pesando no momento do ICMS de Rondônia é a desativação das UTEs com a entrada de RO no sistema nacional, que vai ocorrer este mês. Isso pq RO recebe impostos com a compra de combustíveis e isso é abatido na conta com a CCC (que subsidia os sistemas isolados).

Mas parece que vai ser editada uma medida provisória evitando maiores perdas do Estado com a entrada no SIN.

·
XIMA
93 Posts
^^ Ah, então vai ser do jeito que eu estava pensando mesmo. :)

Mas fica pendente essa questão do ICMS. Eu acho que deveria ser, na pior das hipóteses, dividido entre o estado produtor e o estado consumidor.
Também penso assim.
Pra nós só ONUS pra eles (centro-sul) só BONUS.

·
Registered
7,592 Posts
O que eh o excedente para RO que ja produz a energia que consome??

Talvez RO possa consumir essa energia (na minha opinião) daqui a alguns anos, com o crescimento do numero de industrias no estado ... mas a principio acredito que a energia irá 100% para o centro-sul do país ...

Independente ... a energia das hidrletricas não anulam a nescessidade do gasoduto a Pvh ...

Foi como eu falei, a ultilização do gas nos automoveis, nas residencias e indutrias tbm deve ser lembrada ...

Perguntinhas ... existe UMA concessionaria em RO que vende carro movido a energia eletrica??

Por acaso alguem tbm ja comparou a conta de luz com a substituição de chuveiros eletricos para chuveiros a gas??

Quantas residencias que vcs conhecem não ultilizam fogões eletricos no lugar do gas??

Será que o rondoniano/ense (da no no mesmo ;p ) vai mesmo ter que ficar eternamente dependente dos botijões de gas?? ¬¬

Mesmo o Paraná com sua grandes hidreletricas (pricipalmente Itaipu), possui o seu acesso ao gas natural atravez de gasodutos ... e faz muito bem o uso deste gas :yes:

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^
^^ É, não tinha visto por esse lado.

Bom, mas sempre que se avalia o "custo ambiental" de uma obra na Amazônia e o custo social de ficarmos sem a obra, nós sabemos o que sempre prevalece, né... :|

·
Representante do Amazonas
14,191 Posts
^^
Inegavelmente a exploração de petróleo no Amazonas é mais uma fonte de riqueza para o país, assim como para o estado :banana: . Contudo, quero crer, que a riqueza gerada possa ser utilizada nas melhorias da condição de vida da população local.
Durante essa semana no Jornal da Globo, o repórter Tonico Ferreira demonstrou que apesar de tanto dinheiro proveniente dos royaltys, a pobreza ainda grassa :eek:hno: por conta da corrupção e da ausência de decoro por parte dos políticos :bash:, assim como da população que continua a entregar seu destino nas mãos de pessoas alienadas quanto ao bem estar social geral.
Corrupção essa desencadeada por uma grande esquema comandada pelo Ex-prefeito da Cidade de Coari (AM) e vários cupinchas ....

1 - 20 of 20 Posts