Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Mossoroense
1,536 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Mossoró é conhecida como a única cidade do Nordeste a expulsar Lampião com o seu bando sem a ajuda das forças militares e unicamente com a coragem e a participação do povo da cidade que se armaram e abateram um dos mais importantes membros do bando de Lampião o cangaceiro chamado de Jararaca na qual toda história está relatada nesse memorial, e a partir dai a cidade ficou conhecida como a terra da resistência, vejam algumas fotos do memorial.

espero que gostem de história regional!

·
Registered
460 Posts
Gostei muito das fotos. E gosto muito de Mossoró. Parabéns!!!
Mas eu tenho uma crítica a fazer contra todos esses governos de cidades que usam marcas pessoais para se promoverem, como o caso de Mossoró - com esse mossoró da gente; Fortaleza - com tal de fortaleza bela; Iguatu - tabalhando para crescer e várias outras cidades por aí que a gente nem sabe. Esses políticos deveriam ser banidos da política do país. Chega a ser ridículo colocar essas marcas em obras públicas...

·
Mossoroense
1,536 Posts
Discussion Starter · #4 ·
tudo indica que está história da invasão de Lampião a Mossoró irá para as telas do cinema!

·
Nothing left to fear
2,057 Posts
Se a cidade expulsou Lampião e matou um cabra do grupo, por que hoje faz um memorial pra eles?
E é interessante como a figura de Lampião tem se tornado popular de novo no Nordeste :)

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Bem interessante o memorial e mais interessante ainda é, como disse Leoxjs, o fato da memória do cangaço estar novamente ganhando espaço na mídia nordestina. Lampião está tomando ares de Robin Wood tupiniquim e já existe até estátuas em sua homenagem e a Maria Bonita em várias cidades.

·
Registered
1,508 Posts
Se a cidade expulsou Lampião e matou um cabra do grupo, por que hoje faz um memorial pra eles?
E é interessante como a figura de Lampião tem se tornado popular de novo no Nordeste :)
Não é um memorial pra ele. É uma homenagem à cidade de Mossoró, que resistiu ao ataque dos bandidos. Na verdade, como o próprio nome diz, é um memorial da resistência dos mossoroenses.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
^^ Aqui Lampião é meio que um "herói"... :lol:

·
Registered
1,508 Posts
Gostei muito das fotos. E gosto muito de Mossoró. Parabéns!!!
Mas eu tenho uma crítica a fazer contra todos esses governos de cidades que usam marcas pessoais para se promoverem, como o caso de Mossoró - com esse mossoró da gente; Fortaleza - com tal de fortaleza bela; Iguatu - tabalhando para crescer e várias outras cidades por aí que a gente nem sabe. Esses políticos deveriam ser banidos da política do país. Chega a ser ridículo colocar essas marcas em obras públicas...
Tem toda razão. Essas marcas não deveriam ser colocadas. Um absurdo isso. Espero que as pessoas não se enganem na hora de votar.

·
Capital do Forró
16,129 Posts
muito bonito esse memorial
gostei muito

·
Registered
29,196 Posts
Tem toda razão. Essas marcas não deveriam ser colocadas. Um absurdo isso. Espero que as pessoas não se enganem na hora de votar.
Não ví isso, será que é aquilo vermelho abaixo do MRM?

"Impessoalidade" é um dos princípios da Administração pública, mas numa época em que até o uso pessoal de dinheiro público escancarado vira coisa banal, não há como impedir abusos assim.

---------

Bem interessante o memorial e mais interessante ainda é, como disse Leoxjs, o fato da memória do cangaço estar novamente ganhando espaço na mídia nordestina. Lampião está tomando ares de Robin Wood tupiniquim e já existe até estátuas em sua homenagem e a Maria Bonita em várias cidades.
Bom, até os bandidos famosos do faroeste americano que nada tinham de bonzinhos também ganharam ares assim. Acho que nesse caso pelo menos é perfeitamente válida a máxima:

"Bandido Bom é Bandido Morto." (E vice-versa)

:lol:

·
Mossoroense
1,536 Posts
Discussion Starter · #13 ·
acho que o que faz até hoje Lampião ter a imagem de Robin Wood do sertão, é a máxima de que em geral ele aterrorizava os coroneis que por sua vez amedrontavam seus subordinados com mão de ferro!

·
Paraense com orgulho!
702 Posts
Muito bacana preservar essa história, gostaria muito de conhecer, a história do Lampião e seu bando sempre me despertou muita curiosidade, quem sabe não irei qualquer dia a Mossoró!

·
Registered
115 Posts
olhando essas fotos da ate um orgulho em ser mossoroense. deveria ser massa viver em uma epoca onde todos se uniam para combater os invasores. minha vizinha que faleceu com uns 105 anos disse que viu quando o bando entrou na cidade. existe uma caixa de agua na descida da ponte do lado direito proximo ao rio, chama-se caixa do canta galo e reza a lenda que um resistente la de cima avistou o bando chegando na cidade e cantou feito um galo pra avisar da invasão de lampiao.

a cidade é muito rica historicamente.

·
Mossoroense
1,536 Posts
Discussion Starter · #16 ·
o interessante nessa história é valor que o Virgulino pediu para não invadir Mossoró na época que era de 400 contos de réis que era altissimo pois na época equivalia a 15 carros e só quem tinha carro na época eram os coroneis muito ricos, e Mossoró já tinha uma agencia do BB que é uma das mais antigas do Brasil a agencia 0036, mostrando que Mossoró já era uma cidade de grande movimento finânceiro!

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Muito interessante ver Mossoró orgulhando-se de sua história. Lembro que certa vez uma foto de alguns homens, todos de terno, armados para resistir à tentativa de invasão. Que foi em 1927 ou 1928, não me lembro...

·
:)
18,427 Posts
Bom, ao que parece, o memorial não serve apenas como forma de homenagem àqueles que protegeram a cidade contra a invasão cangaceira, ele também homenageia os cangaceiros. Eles fizeram um memorial meio-termo. :)

·
--- x ----
1,038 Posts
Bom, ao que parece, o memorial não serve apenas como forma de homenagem àqueles que protegeram a cidade contra a invasão cangaceira, ele também homenageia os cangaceiros. Eles fizeram um memorial meio-termo. :)
^^^^

Não é exatamente "meio-termo"...

Mas existe sim um modulo que trata exclusivamente do movimento cangaço que aterrorizou uns e beneficiaram outros na década de 20 em todo o Nordeste. Esse movimento é mais amplo e complexo do que simples bandido e mocinho.

O Memorial é bem legal, inclusive, tive a oportunidade de conhecer e tomar um café lá, além desse modulo sobre o cangaço, tem mais outros dois módulos, um que relata a cidade de Mossoró no ano do ocorrido feito com grandes painéis e um modulo que mostra como se deu a tentativa de invasão e as barricadas montadas pelo Prefeito e a população da cidade.

·
:)
18,427 Posts
^ Eu ainda acho que é meio-termo. Eu acho que o objetivo principal foi mostrar e homenagiar os combatentes, mas também tratam um pouco do movimento, então, por mínimo que seja, não deixa de ser uma homenagem aos cangaceiros. Enfim, não é só Mossoró que possui memoriais e coisas do tipo em homenagem a esta época (seja para combatentes ou principalmente aos cangaceiros), por aqui também é fácil encontrar estátuas e lugares para visitação que no fim são uma forma de homenagem a esses "ilustres". É muito comum encontrar aquelas placas para tirar fotografias onde a pessoa coloca o rosto num desenho que retrata Lampião e Maria Bonita como se ambos fossem verdadeiros heróis. :)

1 - 20 of 30 Posts