SkyscraperCity banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Banned
3,705 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Published by admin under Mercado Imobiliário
09/05/2008

O crescimento do ramo imobiliário em Manaus, Amazonas, salta aos olhos de moradores e visitantes da cidade. A construção civil passou a ser uma das principais atividades econômicas em Manaus depois da indústria de transformação na Zona Franca. Em 2007, o município licenciou 4,4 milhões de metros quadrados de obras na construção civil, número 76% maior do que o registrado em 2005, de 2,5 milhões de metros quadrados.

O crescimento da construção civil se deve ao bom momento da economia, que aumentou o consumo dos bens produzidos pelo Pólo Industrial de Manaus, turbinado ainda pela perspectiva da Copa do Mundo de 2014 e o conseqüente aquecimento do ramo imobiliário, que viria a ganhar novos investimentos e atrativos para melhorar a qualidade habitacional da capital amazonense. Grandes construtoras nacionais, como Cyrela, Gafisa e Abyara, se instalaram em Manaus.

O grupo português Sonae Sierra Brasil constrói um shopping center em Manaus, o Manauara Shopping, com investimento de R$ 175 milhões. O início da operação do shopping, que terá 43 mil metros quadrados de área bruta locável e 262 lojas, está previsto para março de 2009.

Situada à margem dos maiores rios do mundo, Manaus enfrenta historicamente graves problemas de abastecimento de água. Dos cerca de 2 milhões de habitantes, 250 mil são abastecidos de forma precária. O Estado também desenvolve um programa de saneamento de igarapés. Mas uma das obras que mais chamam a atenção, no momento, em Manaus, é a construção de uma ponte com cerca 3,5 quilômetros de extensão sobre o rio Negro que ligará Manaus a Iranduba e de lá até Manacapuru.
A ponte integra o projeto de desenvolvimento econômico e social do Amazonas, que conta com financiamento do BNDES e contrapartidas do governo do Estado. O projeto de desenvolvimento, incluindo a ponte, prevê investimentos de R$ 576 milhões. A ponte permitirá levar o desenvolvimento de Manaus para o outro lado do rio Negro e facilitará o escoamento de produtos locais via transporte multimodal (fluvial e rodoviário).

Existem oficialmente em Manaus, 76 bairros. Recentemente novos bairros foram formados, como os bairros Nova Cidade, Amazonino Mendes, Parque Riachuelo e Comunidade São Pedro. Alguns bairros das Zonas Norte, Leste e Oeste formaram-se por invasões de pessoas, a maioria migrantes vindos de diversas áreas do país. De todos os bairros de Manaus, destaca-se a Cidade Nova, que além de ser o maior bairro da cidade, possui o maior colégio eleitoral de todos os bairros, com mais de 210 mil moradores, está colocado como o terceiro maior bairro do Brasil e a maioria de seus moradores são migrantes vindos do Sul e Sudeste.

Dados interessantes:

*Nona cidade brasileira em população, com 1.644.690 habitantes (estimativa 2005);

*Maior cidade brasileira em população, consideradas as Regiões Norte e Centro-Oeste;

*A maior cidade da Amazônia – representa sozinha 10,89% de toda a população da região Norte e 49,9% de toda a população do Estado do Amazonas;

*Manaus cresce 10% acima da média de crescimento das capitais brasileiras;
Manaus é responsável por 98% da economia do Estado do Amazonas, enquanto este responde por 55% da economia da Região Norte;

*Manaus detém 78,2% da economia e 63,6% de todos os tributos da Região Norte;

*Melhor cidade do norte brasileiro para fazer negócios (Revista Exame);
Na saúde, a mortalidade infantil é de 22,7 por mil habitantes, enquanto a média nacional é de 29,2 por mil habitantes.

http://www.riceara.com.br/?tag=amazon

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Muito boa a matéria, amigo Alexandre. :)

·
Banned
3,705 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Mal posso esperar pra ver os dados do PIB de 2006 e 2007. Manaus deu um salto em todas as áreas!!!

Indústria, serviços, construção civil...

E o Amazonas também está desenvolvento uma boa agricultura!!!:banana:

·
Banned
5,008 Posts
Mal posso esperar pra ver os dados do PIB de 2006 e 2007. Manaus deu um salto em todas as áreas!!!

Indústria, serviços, construção civil...

E o Amazonas também está desenvolvento uma boa agricultura!!!:banana:
E o próximo ano vai dar um salto bem maior, com a implantaçao do novo pólo moveleiro na nossa capital agora neste ano:cheers:.

·
Banned
3,705 Posts
Discussion Starter · #6 ·
O legal, é que com a RMM e com a ponte, o desenvolvimento agora vai se descentralizar um pouco, rumo a Iranduba, Itacoatiara e Manacapuru!!!:banana:

·
Norte do Brasil
58,951 Posts
Gostei da matéria, só que tem umas informações bem equívocadas...
Por exemplo: Brasília é o município mais populoso das regiões CO e N... e Manaus não detém 78,2% da economia do Norte

Mas é aceitável esses erros, me parece que não foi um jornalista que escreveu...

·
Registered
7,605 Posts
^^ Alem desses... queria perguntar pra pessoas do Amazonas... se não é muito dizer que Manaus tem 98% do PIB do AM(ainda acho que o interior não tem so 2% do PIB do estado mesmo), e que o AM tem 55% do PIB do norte?? O AM passou o PA em PIB??
Até onde eu lembro o PA tinha ~40% e o AM~33% do norte... uma coisa assim...

A informação de que Manaus tem 10% da população do norte está certa :yes:
Acho que em 2010, a cidade vai estar bem proxima, se não passar dos 1milhão e 700mil habitantes...
Outra coisa, acho que Manaus eh a oitava maior cidade do país, e não a nona...
Manaus fica uma posição atraz de Curitiba que é a setima maior cidade do Brasil...

*Manaus tem o mesmo numero de bairros de Curitiba :)
E por incrive que pareça, Pvh tem cerca de 100 (acho que 110 bairros) o_O ...pra quem tiver curiosidade!!

Alem disso... a reportagem diz basicamente oq eu imaginava... que a construção civil em Manaus esta crecendo e fazendo o fervo por la!!

·
Banned
3,705 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Dados interessantes:

*Nona cidade brasileira em população, com 1.644.690 habitantes (estimativa 2005);

*Maior cidade brasileira em população, consideradas as Regiões Norte e Centro-Oeste;

*A maior cidade da Amazônia – representa sozinha 10,89% de toda a população da região Norte e 49,9% de toda a população do Estado do Amazonas;

Manaus é responsável por 98% da economia do Estado do Amazonas, enquanto este responde por 55% da economia da Região Norte;

*Manaus detém 78,2% da economia e 63,6% de todos os tributos da Região Norte;

Na saúde, a mortalidade infantil é de 22,7 por mil habitantes, enquanto a média nacional é de 29,2 por mil habitantes.
Nem tinha percebido esses erros fatais!!!:D

Corrigindo:

*Oitava cidade brasileira em população, com 1.646.602 habitantes (Censo 2007);

*Segunda maior cidade brasileira em população (depois de Brasília), consideradas as Regiões Norte e Centro-Oeste;

*A maior cidade da Amazônia – em 2007 representa sozinha 11,26% de toda a população da região Norte, que era de 14.623.316 hb e 51,10% de toda a população do Estado do Amazonas, que era de 3.221.939 hb;

Manaus, com PIB de R$27,215 bi, é responsável por 81,57% da economia do Estado do Amazonas, que possui PIB de R$33,360; enquanto este responde por 31,31% da economia da Região Norte;

*Manaus detém 25,55% da economia e 63,6% (não tenho certeza) de todos os tributos da Região Norte;

Na saúde, a mortalidade infantil é de 22,7 por mil habitantes, enquanto a média nacional é de 29,2 por mil habitantes. -> Essa é verdadeira! :D

É isso aí!!!;)

·
Registered
1,049 Posts
"Situada à margem dos maiores rios do mundo, Manaus enfrenta historicamente graves problemas de abastecimento de água. Dos cerca de 2 milhões de habitantes"

"*Nona cidade brasileira em população, com 1.644.690 habitantes (estimativa 2005)"

na mesma noticia a essas 2 informações.

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
Uau... Manaus é mesmo uma potência nacional!!! Nem havia percebido isso...

·
Banned
3,705 Posts
Discussion Starter · #14 ·
"Situada à margem dos maiores rios do mundo, Manaus enfrenta historicamente graves problemas de abastecimento de água. Dos cerca de 2 milhões de habitantes"

"*Nona cidade brasileira em população, com 1.644.690 habitantes (estimativa 2005)"

na mesma noticia a essas 2 informações.
A notícia informava a estimativa para 2005, acreditava-se (ou acredita-se) que hoje, em 2008, Manaus já esteja bem próxima os 2 milhões de hb, mas isso não é mai um dado importante. Manaus poderia ter apenas 500k hb que continuaria sendo uma das mais importantes do Brasil.

Uau... Manaus é mesmo uma potência nacional!!! Nem havia percebido isso...
Pois é né? Pra vc ver como as informação a respeito de Manaus são (ou eram) bem equivocadas.

Mas o que eu acho melhor é que o Norte concentra duas potências nacionais.
Manaus é uma potência industrial e Belém e uma potência financeira, concentra a sede e diversos bancos e diversas empresas voltada aos serviços na região norte como a rede Record.

Sinceramente, não vejo mais motivos para ficarmos discutindo a supremância de cidades no norte. Lembremo-nos que Porto velho está vindo com tudo.

Eu só não deixar tentarem omitir o brilho, a importância de Manaus, no norte, no Brasil como um todo.

·
Banned
5,149 Posts
Pessoal, realmente Manaus é a maior economia da Amazônia, mas enfrenta graves problemas energéticos, de saneamento e abastecimento de água, etc, etc. Ou seja, muito há que se fazer até chegar nessa cidade que vocês "enxergam". Não confundam amor à cidade natal com bairrismo. Neste quesito tem uma turma que é imbatível, não dá pra competir.

·
Banned
3,705 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^
Quem ama não enxerga defeitos. É como a coruja, que "acha" que seus filhotinhos, quando nascem, são a coisa mais linda do mundo, apesar de TODO MUNDO saber que não é.
Toda e qualquer cidade média, grande e metrópole (principalmente) ou até mesmo várias cidades pequenas, enfrentam problemas sócio-econômicos.
São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Manaus, Campinas, Brasília, Goiânia e até mesmo Curitiba, que é exemplo mundial em urbanismo, enfrentam esse tipo de problemas.
Ou então cite apenas uma que não.

A diferença é que eu nunca vi ninguém dessas cidades, que são metrópoles mais importantes do País, ficar SEMPRE falando pro mundo toda ouvir que elas são problemáticas. Nunca vi.

Se fôssemos fazer um campeonato de pessimismo, ne precisaríamos montar uma equipe, VC soinho é IMBATÍVEL.

Se pessimismo mudasse esses problemas, Manaus já era uma cidade de outro mundo, literalmente.

Amo, sou apaixonado por Manaus. Se ainda ou bairrista, sei que vou aprender a me conter.

E não venha com o papinho de que "essa é a realidade, não podemos fugir dela". Não confunda a REALIDADE com PESSIMISMO. Até porque essa realidade não está restrita a Manaus ;)

·
Registered
7,605 Posts
^^

:lol: Até mesmo Curitiba foi ótimo!!

... interessante mesmo, como ainda tem muita gente que associa Curitiba a perfeição!!! ;p

*So a nivel de curiosidade, e para ajudar... Curitiba só é considerada uma cidade com soluções urbanisticas diferenciadas, inteligentes, ecologicas e etc. justamente pq ela tbm tem seus defeitos... e as suas soluções são diferenciadas, levando em consideração exatamente as particularidades da cidade... ou seja, são soluções para Curitiba e não para uma cidade qualquer... é o mesmo que toda cidade deveria fazer, e de certa forma vem fazendo, pelo menos entre as capitais e cidades mais importantes do país...
Acabei de ler sobre um planejamento a longo prazo da cidade... ainda existe MUITA coisa pra fazer... não mais nem mesmo do que a media das metropoles brasileiras... mas serão soluões de Curitiba para Curitiba :)

·
Banned
3,705 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^
Claro, Rafa, falando em Brasil, não existe exemplo melhor (falando-se em metrópoles)!!!;)

·
Registered
7,605 Posts
^^ Depende do exemplo!!

Tem muita coisa que so daria certo aqui e outras que nunca dariam certo, por exemplo... outras coisas daqui que precisam ser resolvidas urgentemente... tudo depende!! :yes:

Falando de metropole, Curitiba eh um pessimo exemplo, na divisão da sua, entre os municipios... tudo eh concentrado aqui, e as metropolitanas, na sua maioria, são citys dormitorios, sem economia, sem nada... São Jose é a unica que foge a regra, talvez Araucaria tbm... no maximo!!!! Por ex.

1 - 20 of 22 Posts