Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Registered
9,546 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Sao Vito is a gritty vertical favela having 28 floors and is attached to a 26-floor tower named Mercurio. Both buildings are an eyesore and need to be demolished to make way for a 30-story tower which will contain 15 units per floor with a gastronomy school for teenagers on the first two floors, but Emporis instead listed the building as "under reconstruction". Mercurio and Sao Vito were constructed in 1955 and 1958 respectively.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Tenho medo de falar isto, mas eu não acho eles tão feios... :runaway:

Mas é claro que no estado que eles tão eles são horríveis, merecem ou uma boa reforma ou o chão.

:)

·
**16º ano**
**17º ano**
25,849 Posts
Tenho medo de falar isto, mas eu não acho eles tão feios... :runaway:

A arquitetura do São Vito nao é ruim mesmo, é um predio mdoernista até que bem interessante na minha opinião. o que mata mesmo é o estado que ele chegou.

Na época da Mrta havia um projeto de reformar todo o predio e revender as unidades, foi quando o predio foi desocupado, mas depois avaliou-se que os custos da reforma seriam muito altos, tornando inviável o financiamento pela Caixa (os aptos ficariam muito caros), e o projeto ficou parado e o predio vazio.

No governo do Serra chegaram a falar em implosão, mas pra isso precisariam desocupar tb o vizinho Ed Mercurio (que não é e nunca foi favela vertical, diga-se de passagem), a ultima noticia que tive a respeito foi que a prefeituta pretendia desocupar tb o Mercurio, e ia começar a negociar, mas isso ia demorar devido às indenizações que teriam que ser pagas aos proprietários

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Eu achava que esse prédio já tava no chão, acho ambos feios, e deveriam ser implodidos.

·
Registered
24,544 Posts
A arquitetura do São Vito nao é ruim mesmo, é um predio mdoernista até que bem interessante na minha opinião. o que mata mesmo é o estado que ele chegou.

Na época da Mrta havia um projeto de reformar todo o predio e revender as unidades, foi quando o predio foi desocupado, mas depois avaliou-se que os custos da reforma seriam muito altos, tornando inviável o financiamento pela Caixa (os aptos ficariam muito caros), e o projeto ficou parado e o predio vazio.

No governo do Serra chegaram a falar em implosão, mas pra isso precisariam desocupar tb o vizinho Ed Mercurio (que não é e nunca foi favela vertical, diga-se de passagem), a ultima noticia que tive a respeito foi que a prefeituta pretendia desocupar tb o Mercurio, e ia começar a negociar, mas isso ia demorar devido às indenizações que teriam que ser pagas aos proprietários

A Marta me deu uma nova filosofia de vida para todos os problemas do país!! Gente, Relaxa e goza!!

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
^^ Tentando esconder o thread, hein guto... :|

hahaha brincadeira... :lol:

................

Mas não tem como reformar ele, passar para comercial?? Os prédios são enormes, e aparentemente a estrutura deles está boa.

Mas se não tiver solução o chão é o melhor destino. :devil:

·
4,575 Posts
^^ Então Rodrigo, é o que o RRC disse, eles pretendiam reformar o prédio, e revender as unidades para funcionários da prefeitura, e pessoas com renda "x", para manter o nível do prédio, pois com a revitalização da região do Pq.D.Pedro II, ele ganharia valor e tal.

Também não acho a arquitetura dele das mais horrorosas, mas ele fica na beira do Rio Tamanduateí (que é poluído e se transformou em um canaletão de concreto) e é o único prédio deste tamanho ali na redondeza.

Como a reforma de provou inviável, a Prefeitura tem a intenção de implodir o quarteirão inteiro, em que ele se localiza, e expandir o parque pra lá.

Eu acho que essa é a melhor solução, mas isso tá virando uma novela, e enquanto não melhorarem o sistema de carga e descarga do mercado e daquela zona em volta dele, não acredito muito no sucesso de tudo isso.

Enfim.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
^^ Sim, mas se ao invés de deixar ele residencial, se transformassem ele em comercial não seria mais viável?

Não conheço Sampa, mas a região em que ele está construído é central, portanto não seria mais fácil de vender unidades comerciais?

·
Registered
1,060 Posts
tem que ser chão mesmo!! ele atrapalha a visão do mercado e do palacio das industrias
concordo plenamente com você, se o parque dom pedro recebesse uma reforma, e se expandisse até essa parte, iria deixar essa região bem mais atraente.

·
4,575 Posts
^^ Sim, mas se ao invés de deixar ele residencial, se transformassem ele em comercial não seria mais viável?

Não conheço Sampa, mas a região em que ele está construído é central, portanto não seria mais fácil de vender unidades comerciais?

Mesmo assim ficaria caro demais, creio eu, pra região em que o prédio se localiza, que é Central, mas em uma área degradada. Ali na verdade, já pertence à região do Brás/Pari.

Fora que, um edifício comercial ali, demandaria uma estrutura que aquela região não é capaz de oferecer, como estacionamentos por exemplo.

Eu sou a favor que se ponha ele abaixo mesmo, entre um parque e aqueles blocos de edifícios daquela quadra (o Mercúrio é o São Vito são os únicos altos) eu prefiro o Pq.Dom Pedro II extendido, e aquele trecho da Avenida do Estado desviado.

Rodrigo, vou ver se consigo tirar umas fotos ali da região dele pra você ver o estrago que é aquilo, pra você ter idéia, meu pai parou o carro na rua de trás dele uma vez para ir à Rua do Gasômetro (comércio de madeiras) que fica ali perto, quando ele fechou a porta do carro, uma panela de arroz caiu em cima do capô :lol:

Tinha até bar dentro desse prédio, "casa de tolerância" era mato, e a maior estátua de Iemanjá de São Paulo ficava na cobertura dele. :lol:

·
4,575 Posts
E o Viaduto de onde foi tirada a terceira foto, também irá abaixo, o Viaduto Diário Popular, será substituído por uma passagem em nível, em outro ponto da avenida.

Pobre e encurralado Tamanduateí! :eek:hno:

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Eu gosto deles. Se estivessem em bom estado, seriam bonitos. Mas no estado em que estão, realmente são medonhos...

RRC: Eu achava que os dois eram favelas verticais. Que bom que pelo menos o Mercúrio não é. Se bem que o fato de estar colado ao São Vito deve desvalorizar muito os apartamentos.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,849 Posts

Teoricamente sim, mas além da região ser muito decadente, creio que a estrutura do prédio não comporta um ed comercial, quero dizer, um comercial moderno, pois o pé direito aparentemente é baixo, ele não tem garagem etc.

Pra essa região atrair interesse comercial ela teria que passar por uma intensa recuperação. O Pq Dom Pedro já foi um dos lugares mais bonitos da cidade, mas na década de 60 inventaram de construir uns horríveis viadutos que associado a outros fatores acabaram com a região, hoje é um dos piores lugares do centro.

O pior é que a região tem um ótimo potencial, ali fica o Mercado Municipal, o Palácio das Indústrias, a Casa das Retortas e alguns outros predios antigos muito bonitos, com o devido cuidado, como a troca de alguns viadutos por túneis, a recuperação do Parque e um incentivo fiscal, essa região poderia virar um lindo bairro.

1 - 20 of 30 Posts