SkyscraperCity Forum banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
Joined
·
235 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal,

Vejam a notícia interessante que acabei de ler no portal Uai, do jornal Estado de Minas:

Belo Horizonte
Acordo abre caminho para metrô até a Savassi
Baptista Chagas de Almeida - Estado de Minas

"Surgiu, finalmente, uma luz no fim do túnel no imbróglio do metrô de Belo Horizonte, que se arrasta há quase três décadas sem conclusão. O presidente Lula deve vir a Minas em breve, para fimar com o governador Aécio Neves (PSDB) um acordo que permite dar esperança de que, agora, a obra vai andar. Haverá uma mudança na proposta. Em lugar de fazer as novas linhas com recursos orçamentários, União, estado e prefeituras envolvidas vão firmar uma Parceria Público-Privada (PPP), a exemplo do que já ocorre, com a MG-050, que é tocada por um grupo empresarial. O objetivo é fazer com que o número de passageiros transportados suba de 200 mil por dia para 1 milhão, em quatro anos. Parece um sonho, mas pode se tornar realidade.

O modelo elaborado pelo governo de Minas prevê que a União entre com 38% dos R$ 4 bilhões necessários para fazer as novas linhas. A iniciativa privada entraria com outros 38% e os 24% restantes ficariam a cargo do estado e das prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Betim, cidades beneficiadas. A prioridade seria para a linha Pampulha-Savassi, por causa da Copa do Mundo de 2014. O metrô nesse trecho faz parte do caderno de encargos do país para sediar a competição. Lula, fanático por futebol, ficou entusiasmado em poder anunciar a parceria. Tanto que fez questão de ele próprio fazer o anúncio e em solo mineiro. E ainda posou para fotos depois do encontro com o governador Aécio Neves com o projeto nas mãos.

Uma comissão com técnicos dos governos federal e estadual vai se debruçar sobre o assunto nos próximos dias. Já há grandes empresas privadas interessadas no projeto. O mais importante é que, fechada a PPP, as obras do metrô passam a andar, deixam de depender de recursos orçamentários, já que a União, o estado e as prefeituras seriam obrigadas a cumprir o contrato. É claro que não poderia deixar de ter, por trás de tudo, um tom político-eleitoral. Quem tocou o projeto foi o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda (PSB), o candidato para a dobradinha PT-PSDB".

Vamos ver se dessa vez não o governo federal não fica só na promessa!
 

·
Moderator
Joined
·
44,253 Posts
Legal! Adorei a notícia, e espero que o Metrô-BH tenha essa linha o quanto antes. Só achei a participação do Governo de Minas, menos de 24% (pois essa parte seria dividida entre Estado e prefeituras), meio baixa. Mas se o Governo Federal passar a investir nesse projeto, e ele sair, ótimo:banana:!
 

·
Registered
Joined
·
4,588 Posts
com um plano de investimentos de 4 bilhões acho que dá pra colocar BH num patamar aceitável. Tanto BH quanto Porto Alegre necessitam de investimentos em metrô e meio que urgente porque a malha nessas cidades é bem reduzida...

Isso sem contar Curitiba que nem Metrô ainda tem...
:eek:hno:
 

·
®½! ½Ø
Joined
·
5,112 Posts
uma PPP!!! não me passa pela cabeça uma outra empresa que não seja a companhia vale do rio doce!!!
creio que só ela acreditaria no metrô de Belo Horizonte por vários motivos:

*só ela teria verba para isso, para investir a médio e longo prazo!!!
*apesar de vias segregadas a faixa de domínio, o sistema de drenagem, pontes e pontilhões são de uso e responsabilidade das duas (vale e CBTU)!!
*a experiência da empresa no ramo ferroviário!!!!
 

·
Registered
Joined
·
5,414 Posts
Ouvi no jornal da Rádio Itatiaia da última sexta-feira. Neste dia, entrevistaram o prefeito Fernando Pimentel sobre a discriminação que BH teria sofrido, visto as verbas irrisórias destinadas pelo Ministério do Turismo para mobilidade urbana da Copa de 2014. Peguntado sobre o que ele achava de Belo Horizonte receber menos dinheiro que Porto Alegre e Brasília, o prefeito disse para a população ficar sossegada, que algo grande viria por aí e que o presidente Lula viria a BH ainda em junho para anunciar os investimentos no metrô da cidade. Seria um acordo assinado entre o Governo Federal, Estadual e a PBH, onde o primeiro entraria com aprox. R$ 2 bilhões e o restante seria custeado pelo estado e município através de PPP. Logo após entrevistaram um assessor especial da Marta Suplicy em Brasília e ele confirmou a notícia.
:)
 

·
Registered
Joined
·
2,834 Posts
A linha 3 seria a menor, porém a melhor de todas, porque passará por baixo de grande parte da área central de BH, indo até a Savassi, então, mesmo se o passageiro não tiver atendimento pela linha 3 perto de casa, chegando à Estação Lagoinha (linha 1), ou Estação Praça Sete (linha 2) poderá fazer a baldeação para ir a praticamente qualquer lugar da area central.
 
1 - 15 of 15 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top